Boa noite. Fui diagnosticado com refluxogastroesofágico/gastrite, ainda tenho dúvidas no que eu poss

5 respostas
Boa noite. Fui diagnosticado com refluxogastroesofágico/gastrite, ainda tenho dúvidas no que eu posso ou não posso consumir. Por exemplo;
- Posso consumir mingau de Aveia feita com leite desnatado ?
- Posso consumir mingau de Cremogema feita com leite desnatado ?
- Posso consumir mingau de Maizena feita com leite desnatado ?
- Posso consumir Manga e Abacate ?
- Tenho utilizado temperos como sachês de ervas finas e salsa hidratada para elaborar os alimentos. Está correto ? Quais outros temperos posso utilizar ?
A dieta para gastrite / refluxo é bem detalhada e merece orientação detalhada, feita em conjunto com um bom planejamento alimentar e comportamental. Você pode consumir qualquer mingau feito com leite desnatado. Com relação às frutas, não há nenhuma restrição. Apenas verifique a sua tolerância com as quantidades e tipos de frutas ácidas, embora não sejam restringidas na gastrite. Temperos, valorize as ervas, cúrcuma, colorau, alho e cebola e desvalorize os temperos picantes como pimentas, páprica, noz moscada, gengibre, raiz forte, temperos industrializados. Em suma, peça ajuda de um nutricionista, para a prescrição de alimentos e suplementos que tratam a inflamação, em conjunto com uma orientação alimentar correta.

Pode consumir estes mingaus sim, só ficar atenta a sua tolerância ao leite, pois ele pode causar um efeito rebote (alívio em seguida de aumento na acidez). Manga e abacate são ótimas frutas, as frutas no geral vão regular a sua acidez estomacal, sendo boas opções para lanches, considerando também que no caso da gastrite é conveniente se alimentar de tempos em tempos devido à acidez estomacal.
A gastrite ou refluxo realmente é algo que deixa o organismo em uma situação deveras delicada, sendo necessário uma observação cuidadosa para que haja melhora. Você pode consumir certos tipos de alimentos e mingaus, desde que sejam encaixados de forma metódica e estratégica, mas isso vai depender após o Nutricionista fazer uma análise apurada sobre sua situação em particular.
Olá. Primeiro precisamos esclarecer qual tipo de refluxo você tem, se é do tipo hipocloridrico (por falta de ácido clorídrico), ou do tipo hiperclorídrico (por excesso de ácido clorídrico), para aí trabalharmos com uma estratégia alimentar.
O leite de vaca não é um bom alimento, ainda mais o desnatado onde se retira toda a gordura, e se acrescenta muito mais lactose para conferir sabor, pois, a gordura foi retirada. Contrate um bom nutricionista funcional e espero que fique bem.

Oi, Tudo bem?
A alimentação para refluxo e gastrite deve levar em consideração a sua tolerância, e principalmente tratar a mucosa gástrica (camada que reveste o estômago) e modular o intestino. O leite, mesmo sendo desnatado, deve ser evitado pois ele leite "coalha" no estômago, formando uma teia que retém o ácido clorídrico - o que pode aliviar momentaneamente os sintomas, mas por ser um alimento proteico vai estimular ainda mais a secreção de ácido. Por isso, prefira uma alimentação natural (mais comida da terra e menos industrializados), evite vinagre, mostarda, pimenta-do-reino,
noz-moscada, cravo, páprica); alimentos muito gordurosos;
bebidas alcoólicas, gasosas, refrigerantes, sucos concentrados;
chá mate e preto, café, chocolate. Caso queira ter uma alimentação planejada para você, eu posso te ajudar.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 300