Boa noite, me chamo Maria Eugênia, ja fiz 4 cirurgia cardíaca, prótese valvar aórtica por causa do t

8 respostas
Boa noite, me chamo Maria Eugênia, ja fiz 4 cirurgia cardíaca, prótese valvar aórtica por causa do trombos causado pela SAF tenho que tomar marevan pro resto da vida. De manhã como 5 tipos de fruta todos os dias: Laranja, Mamão, banana, melão, Maçã, manga. Isso ta correto pra mim. Antes eu comia abacate também, mas agora deixei de comer. Meu TAP está em 2,085 INR , pra mim não está normal pois deve ficar em 3,0 a 3,5 fiquei na dúvida se é a manga ou alface que estou comendo; faço uso também de banha de porco e azeite de oliva todos os dias.
Dr. Walter Moraes Souza
Nutricionista
Salvador
O consumo de alimentos contendo vitamina K, interfere no efeito anticoagulante da varfarina (MAREVAN).
São fontes alimentares de vitamina K em grande ou moderada quantidade: vegetais verde-escuros e folhosos (espinafre, couve, alface, salsa, agrião e mostarda), brócolis, nabo, couve-de-bruxelas, repolho, pepino com casca, cebolinha verde, nabo, aspargo, abacate, ervilhas, quiabo, fígado (boi, frango e porco), margarina, óleos (soja, canola, milho, algodão, oliva e azeite), maionese, chá preto, chá verde. O consumo excessivo de álcool, também pode interferir no controle da anticoagulação.
Minha orientação é para que esses alimentos não sejam abolidos da dieta, pois fazem parte de uma alimentação saudável, mas para que mantenha consumo regular de alimentos fontes de vitamina K, evitando grandes variações de um dia para o outro.
O valor de referência do TAP, no caso de se estar utilizando anticoagulantes deve estar entre 2 e 3.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Liliane Rodrigues
Nutricionista
Rio de Janeiro
Olá tudo bem?
Sugiro que procure auxílio de um nutricionista para avaliar seus hábitos alimentares. Excesso de frutas numa única refeição, uso de banha de porco, enfim, só o profissional poderá prescrever um plano alimentar e tirar todas as suas dúvidas de acordo com sua história clínica e nutricional.
Se cuide! Me coloco à disposição para realizar atendimento online.
Uma abraço,
Liliane Rodrigues
Olá
Primeiramente, indico muito procurar um nutricionista pois o uso de banha de porco nem sempre é bem vindo no cozimento, pelo oposto, pois por conter muita gordura saturada em sua composição não é o ideal. O ideal para cozimento é o azeite virgem, sendo o extra-virgem o melhor para colocar na salada ou por cima da comida.
Quanto à SAF, o tratamento consiste na anticoagulação oral e dieta pobre em gordura, além da ingestão moderada de alimentos com vitamina K, como os vegetais verdes escuros. isso não quer dizer que não é para comer pois eles nos traz enormes benefícios, apenas evite excesso.
O recomendado é que seu consumo seja diário e restrito para não interferir com o tratamento medicamentoso (evitando tanto as hemorragias quanto a hipercoagulabilidade).
Abraço
Dra. Priscila Bezerra
Nutricionista
Natal
Bom dia amada! aconselho que você procure um nutricionista(a) para uma avaliação mais criteriosa, para que se verifique de forma eficiente, de acordo com suas necessidades individuais, o padrão dietético, metabolismo e necessidades nutricionais. Só assim você terá um consumo dietético de fontes de vitamina k seguro e sem afetar os outros nutrientes essenciais. Provavelmente o azeite está alterando o TAP pois ele é uma boa fonte de vitamina k.

Espero ter ajudado!
Olá, Maria Eugênia! Boa tarde!

Primeiramente: Indico um acompanhamento nutricional para que você possa minimizar a ingesta de alimentos fontes de vitamina K, bem como analisar, de forma mais ampla, o estado de saúde geral e as possíveis relações entre o coração e o estado metabólico geral.

Segundo: O uso de banha de porco não é recomendado no seu caso, assim como manteiga ou outras gorduras animais. Elas contém uma quantidade alta de gordura saturada e, em excesso, a mesma pode provocar alterações lipídicas e, consequentemente, cardíacas.

É difícil responder de maneira mais completa por apenas uma mensagem. Mas indico fortemente um acompanhamento pois, juntamente ao tratamento medicamentoso, o tratamento nutricional é imprescindível.
Te convidamos para uma consulta: Consulta de nutrição - R$ 180
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Alana Oliveira
Nutricionista
São Paulo
Olá, Maria Eugênia! O uso de Marevan (anticoagulante) requer cuidados especiais com a alimentação, já que alimentos ricos em vitamina K podem interferir com a ação do medicamento. A vitamina K é essencial para a coagulação sanguínea, e o Marevan atua impedindo sua ação para evitar a formação de coágulos. Quando você consome alimentos ricos em vitamina K (como alface, couve, brócolis, espinafre), isso pode reduzir a eficácia do medicamento, fazendo com que o seu INR (índice de coagulação) não atinja os níveis desejados.

A fruta que você mencionou, como a manga, não tem um impacto significativo sobre o INR, mas o consumo excessivo de alimentos ricos em vitamina K deve ser controlado. Seu TAP e INR devem ser monitorados de perto, principalmente ao incluir alimentos que possam alterar o equilíbrio da coagulação. A banha de porco também é rica em gorduras saturadas, o que não tem efeito direto sobre o Marevan, mas pode afetar a saúde cardiovascular de forma geral.

O abacate, que você deixou de consumir, tem um alto teor de gordura saudável, mas não interfere diretamente com o medicamento. Vale ressaltar que o controle de consumo de alimentos ricos em vitamina K deve ser orientado por um profissional para garantir que a sua terapia com Marevan seja eficaz.

Se precisar de mais informações ou ajustes na sua dieta, estou à disposição para ajudar!
 Rosana Takachi
Nutricionista
Curitiba
Olá, tudo bem? São muitas frutas numa refeição só, é necessário avaliar toda a tua alimentação. Banha de porco também pode não ser ideal para você. Sugiro marcar consulta com nutricionista. Se quiser me procurar estou com a agenda aberta.
 Aline Lima
Nutricionista
Rio de Janeiro
Boa noite, Maria Eugênia
Pelo seu histórico — quatro cirurgias cardíacas, prótese valvar e uso contínuo de Marevan (varfarina) — é realmente essencial cuidar da ingestão de alimentos ricos em vitamina K, pois ela interfere diretamente no INR. A vitamina K está presente em verduras verde-escuras (como alface, couve, espinafre, brócolis), e não tanto nas frutas como a manga. Então, o mais provável é que o ajuste do INR esteja mais relacionado ao consumo de folhas do que às frutas. O ideal é manter uma quantidade estável desses vegetais, sem grandes variações diárias, para facilitar o controle da dose do anticoagulante.
Quanto às gorduras, o azeite de oliva é ótimo, mas a banha de porco deve ser usada com muita moderação, por conta da saúde cardiovascular. Suas frutas estão bem escolhidas, mas cinco tipos por dia podem ser excessivos em açúcares naturais — vale distribuir melhor ao longo do dia e ajustar as porções.
Se quiser entender melhor como aplicar isso na sua rotina, posso te ajudar em consulta.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 854 perguntas sobre Marevan
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.