Boa noite, tenho mania de quebrar meu cabelo, minha franja no momento está só os "tocos" de tanto

9 respostas
Boa noite, tenho mania de quebrar meu cabelo, minha franja no momento está só os "tocos" de tanto que eu quebrei, já tentei parar, e não consigo. Isso também é tricotilomania, ou pelo fato de eu só quebrar e não arrancar, não se caracteriza como tal distúrbio? O q posso fazer para conseguir parar?
Ola,
o critério diagnóstico para Tricotilomania, de acordo com o DSM-V, envolve, sim, o fato de arrancar pêlos ou cabelo, com várias tentativas frustradas de parar esse comportamento, resultando em muito sofrimento em função disso.
Assim, pelo que você descreve, não classificaríamos como Tricotilomania. Mas isso não quer dizer que não haja um quadro que gere muito sofrimento e que necessite de abordagem adequada.
Pode ser que esteja ocorrendo um quadro ansioso e/ou um transtorno de impulso que precisa ser avaliado por um médico especialista, no caso um psiquiatra.
Uma vez realizado o diagnóstico, existem várias possibilidades de tratamento que incluem psicoterapia, técnicas de Mindfulness e uso de medicamentos específicos.
Um forte abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Clayton dos Santos Silva
Psicanalista, Psicólogo
Limeira
A tricotilomania é caracterizada pela perda capilar perceptível com sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional. Mas independe dessa classificação pelo seu relato é perceptível que essa situação está lhe causando sofrimento. Para conseguir mudar esse hábito recomendo que procure ajuda profissional. O tratamento será multiprofissional, com a participação de psicólogo e psiquiatra.
Seria interessante procurar um psicólogo para entender o porque deste comportamento e analisar o que mantém a quebra de cabelos, para então poder entender o que pode ser feito para parar.
Me parece que pode ser um tipo de Transtorno Obsessivo Compulsivo, podendo ser interessante também a procura de um psiquiatra.
Espero ter ajudado!
 Gissela Risnic
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
O que pode ser afirmado neste momento é que vc está sofrendo de um transtorno de ansiedade, e "quebrar o cabelo"´um sintoma. Procure ajuda, inicialmente de um psicólogo, e se necessário também será indicado um psiquiatra para um tratamento concomitante.
 Maria Clementina Menghini
Psicólogo
Curitiba
Com o advento da internet casa vez mais as pessoas buscam se diagnosticar como se conhecendo sobre determinada patologia vai minimizar o sofrimento.
Então vc está apresentando um comportamento atípico...a maioria das pessoas não passam por essa situação ...provavelmente pode ser um distúrbio psíquico ou psicológico.Procure um psicologo e relate com detalhes tudo que está acontecendo ... melhoras
Dra. Vera Pelizzari
Psicólogo
São Paulo
A quebra de cabelos especificamente a franja, não se caracteriza como tricotilomania, de qualquer forma trás prejuízo, gera sofrimento, é compulsivo já que não consegue parar, não deixa de ser uma violência contra si própria.
Sugiro que busque um Psicologo para que possa juntos analisar e verificar o melhor tratamento, não descartando o tratamento Psiquiátrico medicamentoso.
Espero tenha ajudado
Abraço
Vera Pelizzari
 Laura Vargas Medina
Psicólogo
Barueri
Olá.. Então, penso que se é ou não tricotilomania, é irrelevante para você, apesar de ter sido este seu questionamento. Vejo que você esta diante de comportamentos que te incomodam e geram desconforto, talvez sofrimento bem como resultados estéticos indesejados. Pois bem, esta é uma situação clásica, onde é indicado procurar com um profissional da psicologia. Olhar para suas questões, refletir sobre o sentido de comportamentos disfuncionais... Exite uma modalidade de atendimento psicológico, denominado - Plantão Psicológico, ocorre em uma sessão um pouco mais extensa onde são abordadas quatões emergenciais, o que poderá em sequência transcorrer para psicoterapia ou não.
Estou ao seu dispor.
 Jack Leite
Psicólogo
São Paulo
Olá.
A tricotilomania se caracteriza por arrancar os fios de cabelo ou pelos e sequencialmente sentir uma sensação de frustração. O relato apresentado não se caracteriza como tricotilomania.
Sugiro procurar um psicologo para que esta ansiedade seja analisada, iniciar um processo psicoterapêutico e assim verificar a necessidade de intervenção medicamentosa.
Um abraço e até mais.
 Mayara Souza
Psicanalista, Psicólogo
Curitiba
Olá! A preocupação com um diagnóstico, faz o efeito de perguntar-se, "como faço para conseguir parar", isso por que tem-se a ideia de que há algo de errado acontecendo e que isso precisa ser "parado", ser retirado. Talvez as perguntas mais importantes e que então mudariam totalmente a forma de lidar com este sintoma, seriam, o porque você não consegue parar, desde quando isso vem acontecendo, porque "quebrar", como isso começou... enfim, investigando o porquê isso se mantém e porque é desta forma que seu sintoma se apresenta e não de outra, entendendo que é algo seu, construído a partir de experiências suas, e não algo externo que precisa ser retirado. Sem essas perguntas, há algo que lhe impulsiona a continuar fazendo à nível inconsciente, dificultando qualquer possibilidade de mudança.

Especialistas

Luciene Silva Faria Ferreira

Luciene Silva Faria Ferreira

Psicólogo, Psicopedagogo

Guarulhos

Patrícia Fernanda Neves

Patrícia Fernanda Neves

Psicólogo

Resende

Juliano Franco Pereira Da Silva

Juliano Franco Pereira Da Silva

Psiquiatra

Teixeira de Freitas

Paloma Santos Lemos

Paloma Santos Lemos

Psicólogo

Belo Horizonte

Ionice Neves

Ionice Neves

Psicólogo

Belo Horizonte

Giovanna Prates

Giovanna Prates

Psicólogo

Cuiabá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 37 perguntas sobre Tricotilomania
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.