Boa noite. Tenho talassemia minor e tenho o baço aumentado, nada que me comprometa, apenas acompanho

1 respostas
Boa noite. Tenho talassemia minor e tenho o baço aumentado, nada que me comprometa, apenas acompanho desde criança. Também tomo ácido fólico todos os dias devido a essa condição. O ultimo check-up que fiz foi em 2018, com exames de sangue e imagem (ultra abdomen total + tireoide) então tudo normal. Há algum tempo sinto uma "sensação" estranha no flanco superior esquerdo do abdomen, na região do estomago e as vezes essa sensação também na parte de trás, mas não chega a ser uma dor, pontada nem algo do tipo, apenas uma sensação. Antes da quarentena eu praticava atividade física 6x por semana, então a minha região abdominal é bastante desenvolvida. Mas devido a isso que mencionei anteriormente comecei a reparar mais na minha barriga e percebi que o flanco superior esquerdo, na parte do estomago está mais algo que o direito. E, apenas as vezes quando faço alguma atividade física eu sinto um incomodo nessa parte, como se fosse dor de "desviado". Hehehe.. Também tento apalpar mas com minhas mãos leigas não sinto nada de "anormal" na região. Minha dúvida é: Eu devo me preocupar e procurar um especialista para uma avaliação e refazer os exames ou poderia esperar esse vírus e todo esse caos que está tendo na saúde pública acalmar para poder procurar um especialista? Visto que tenho trabalho home-office e não saio de casa para nada.
Olá.
Sua história parece sugestiva de algo que chamamos de esplenomegalia sintomática. Traduzindo = baço aumentado que produz sintomas, apesar de leves. Caso não surjam sintomas mais importantes, tais como febre, dor intensa, sintomas de piora da anemia, sangramentos e sendo uma esplenomegalia que você já sabe ter, não há urgência no momento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Virginia Nobrega

Virginia Nobrega

Pediatra

Porto Alegre

Vanessa E. C. B. Dantas

Vanessa E. C. B. Dantas

Hematologista

Recife

Mayara Cardoso

Mayara Cardoso

Hematologista

São Paulo

Ariadne Godinho

Ariadne Godinho

Hematologista

Barreiras

Mariana Guerra

Mariana Guerra

Hematologista

Colatina

Nadia Galassi

Nadia Galassi

Hematologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 38 perguntas sobre Talassemia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.