Boa noite! Tenho um filho de 8 anos que é muito seletivo. Come sempre as mesmas coisas e com o passa

23 respostas
Boa noite! Tenho um filho de 8 anos que é muito seletivo. Come sempre as mesmas coisas e com o passar do tempo ele restringe ainda mais. Acredito que seja o caso de transtorno alimentar seletivo. Devo procurar ajuda por qual profissional?
Obrigada
Olá sugiro procurar um Nutricionista

Olá! Procure orientação psicológica para lidar com esse caso da forma adequada, um atendimento com os pais e com o seu filho daria um norte para o tratamento.
Oi boa noite, sugiro ate mesmo um acompanhamento multidisciplinar para que possa ajudá lo de maneira conjunto, como um nutricionista, psicologo, e um atendimento familiar afim de obter uma ajuda conjunta e um entendimento mais global de que pode esta sendo esta seletividade alimentar.
Importante procurar um profissional de confiança e que possa ouvi los.
Espero ter ajudado, a disposição.
O acompanhamento nutricional + psicológico é ideal. As crianças em geral na segunda infância tem por hábito recusar alimentos novos. Uma dica é buscar introduzir os alimentos recusados em receitas para que ela coma e depois possa ser dito que continha tal alimento. Na próxima vez que fizer, convidá-la pra participar do preparo é bastante interessante. Com o psicólogo provavelmente será investigado possíveis traumas associados a tais alimantos, além da análise do que este comportamento pode dizer. Talvez a criança queira atenção se tiver um irmão caçula, queira pedir ajuda para comer e não queira parecer um bebê, são muitas as possibilidades.
Bom dia, sugiro que busque um atendimento multidisciplinar, com nutricionista e psicólogo, para investigar o motivo dessa seleção e poder trabalhar a introdução de novos alimentos.
Nesta fase é normal a criança não querer alguns tipos de alimentos, porém a questão de restringir ainda mais é um ponto que merece atenção. É preciso avaliar para entender o que está se passando com o seu filho. Muitas vezes por algum acontecimento, até mesmo simples, pode levar ao aumento das recusas. Procure um psicólogo que ele vai te ajudar.
Acredito que o ideal seria iniciar um atendimento psicológico, para em um primeiro momento entender essa questão de seleção de alimentos e caso necessário ele encaminhará para o profissional de nutrição e fazer uma parceria afim de melhorar a qualidade de vida.
Procure um nutricionista.
Olá! Não necessariamente se trata de um transtorno. Acredito que é fundamental buscar auxilio psicológico para que essa questão possa ser investigada e trabalhada. Vale lembrar que por trás de toda ação/comportamento há significações psíquicas.
Seria bom buscar ajuda multidisciplinar, com psicólogo, nutricionista e endócrino, assim esses profissionais poderão avaliar se há ou não um transtorno alimentar, mesmo que não seja o caso, esses profissionais poderiam ajudar seu filho a ter uma relação melhor com a comida.
Converse com a pediatra , ela deve te orientar em busca de profissionais que podem auxiliar como nutricionista, psicologo e neuropediatra caso exista outras questões junto a seletividade alimentar !
Olá , procure uma equipe multidisciplinar para avaliar esses comportamentos, uma vez que pode aparecer outros comportamentos ou outras comorbidades, pode ser transtorno alimentar ou não.
É importante consultar um pediatra e fazer um hemograma para verificar carência ou excesso de nutrientes. Indico um psicólogo para auxiliar na identificação das possíveis causas. Muitas vezes esse transtorno gera dificuldades de concentração e afeta o cognitivo, por isso, a criança deve ser encaminhada ao psicopedagogo. Ele poderá avaliar e dar o melhor encaminhamento sobre a equipe multidisciplinar, pois, verificará quais áreas são afetadas. Se houver dificuldades na deglutição, por exemplo, ao paciente poderá ser recomendado um fono ou um terapeuta ocupacional. O psicopedagogo vai trabalhar a autoestima e orientar a família, o que pode ser suficiente para startar uma reação positiva na criança.
5 dicas para ajudar seu filho a comer melhor
youtu.be/_B4V7cts-E8
Olá! Normalmente as crianças que apresentam alimentação restritiva apresentam outros comportamentos associados (interesse restritos e outros) que merecem ser investigados através de uma avaliação neuropsicológica. Qualquer dúvida, procure uma psicopedagoga para te ajudar a avaliar o caso. Abraços
Sugiro consulta com psicologo e tbm com a pediatra.
Sugiro uma avaliação do Neuropediatra para avaliar a seletividade alimentar .
Primeiramente tem que procurar um psicólogo, em seguida um nutricionista e uma TO, terapeuta ocupacional, porque o tratamento é multidisciplinar, a criança precisa de terapias que o apresente alimentos novos, que os insira na sua rotina alimentar.
Olá, sugiro procurar uma pediatra e uma nutricionista para fazer uma avaliação da restrição alimentar. A indicação da psicologa será de acordo com a avaliação da pediatra ou nutricionista.
Olá existem algumas possibilidades. Mas inicie procurando um nutricionista e um psicólogo para que trabalhem em conjunto.
Precisa observar também a rotina. Crianças se desenvolvem mais intensamente e com mais alegria e satisfação seguindo rotina. Horário para comer, para brincar, dormir e estudar.
Se caso nenhum desses acompanhamentos não a tiver resultados procure um neuropediatra.
As respostas dos colegas foram dadas com bastante propriedade. É preciso investigar.
Mas indicaria também deixá-lo participar da construção dos alimentos, explorando seus sabores, cheiros, formatos, cores, transformações. Permita que te ajude a cozinhar, preparar lanches, fazer listas de mercado, quem sabe até fazer os pedidos de delivery. Toda ação leva a uma reação. Nesse caso, com certeza, também a diversão.
Qualquer dúvida, só entrar em contato. Tudo de bom.
Sugiro que procure um editará que fará as devidas orientações de tratamento e encaminhamento e para você um psicólogo ou psicopedagogo psra orientação familiar.
Boa noite!
Pois então! Você talvez não conheceu o desenho animado “Popeye” nos anos 80 até 90... como aquele desenho nos motivava a comer Espinafre rsrsrsrs... é o que falta hoje nas mídias. Mas acrescento que o “Transtorno Alimentar Restritivo” tem influência social. Uma terapia cognitivo comportamental ajuda, no entanto deve-se procurar um psiquiatra para orientar numa medicação à base de ansiolítico para que a terapia tenha sucesso. É bom antes, por uma semana, observar e anotar o comportamento alimentar do seu filho e anotar para levar no dia da primeira consulta ao psiquiatra e psicopedagogo. Fico à disposição para maiores informações! Abraços virtual.
Olá, pediatra para fazer um acompanhamento e perceber se essa seletividade está atrapalhando algo em seu desenvolvimento.
Um nutricionista infantil para ajudar construir uma dieta com os nutrientes que seu filho precisa dentro do que é possível para ele comer.
Esses profissionais encaminharam a outras especialidades caso seja necessário.
Também sugiro a leitura de um livro chamado "Quando seu filho não quer comer ou come demais" - Irene Chatoor.