Boa tarde. A minha vitamina B 12 esta: 1058.0 pg/ml O que devo fazer para baixar?

8 respostas
Boa tarde.
A minha vitamina B 12 esta: 1058.0 pg/ml
O que devo fazer para baixar?
 Lara de Souza Medeiros Rodrigues
Nutricionista
São Paulo
Olá, tudo bem?
É importante avaliar em consulta o motivo de estar alto. Procure o profissional que solicitou o exame para que ele avalie.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde.
A elevação da vitamina B12 pode acorrer por vários motivos mas é importante destacar que pode ocorrer também uma deficiência funcional, ou seja, o paciente pode apresentar a B12 sérica elevada e ainda sim estar com deficiência dessa vitamina. Isso pode ocorrer quando o organismo não consegue usar a vitamina de maneira eficaz, por isso, também é importante analisar outras substâncias como B6, ácido fólico, ácido metilmalônico e homocisteína em conjunto com a avaliação de sinais e sintomas para observar se realmente é um caso de B12 elevada.
Mas, uma das principais causas da B12 elevada pode ser excesso de inflamação, portanto, recomendo que procure um nutricionista para que ele possa passar uma alimentação anti-inflamatória e antioxidante com mais frutas, verduras (principalmente verde-escuras), legumes, menos carnes vermelhas, hidratação adequada, menos gorduras saturadas, menos carboidratos refinados (biscoitos prontos, excesso de açúcar e de farinhas brancas...), mais oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes...), azeite extravirgem, sementes (chia, linhaça, girassol...), chás de acordo com seu quadro geral e, se for necessário, suplementações anti-inflamatórias. Resumindo, mais comida de verdade e menos embalagens.
O importante primeiro é repetir o exame pois erros podem acontecer de laboratório para laboratório. Se ele continua alto, é importante fazer uma investigação do motivo de estar alto, se é fisiológico ou se é alguma coisa que você está comendo.
Dr. Matteo Sonati
Nutricionista
Campinas
É preciso investigar mais e entender se o problema está na sua produção ou consumo ou utilização da vitamina....investigação é o que precisa ser feito!
Olá!
Existem algumas possibilidades. Você pode estar com este excesso pois a forma ativa de vitamina b12 não está sendo metabolizada corretamente. Isso também pode acontecer caso você esteja com carência em vitamina b6. Para avaliarmos melhor, deveríamos ver seus níveis séricos de piridoxina, ácido metilmalônico e ácido fólico.
Outra possibilidade é a realização de exercícios físicos de endurance com impacto, como corridas/maratonas. Se este for o caso, a vitamina b12 pode estar alta por conta da hemólise dada pelo esporte e, neste caso, tende a normalizar após alguns dias.
E, por último, doenças como cirrose, hepatite e/ou inflamações crônicas podem elevar o nível de b12 no sangue. Há de se dosar marcadores como: Proteína C reativa, homocisteína, Gama GT, ferritina, ALT/AST para verificarmos esta possibilidade.
Dra. Luciana Branco
Nutricionista
Rio de Janeiro
Você chegou a fazer alguma suplementação de alguma vitamina 72h antes do exame??

Algum suplemento ( exemplo: whey protein) ou manipulados contendo vitamina B12? A suplementação 3 dias antes do exame, pode alterar nos resultados.

Não me preocuparia com esse valor. Só acima de 1200, pois aí sim, alguns estudos atuais, já nos mostra uma sobrecarga hepática.

Despreocupe com o valor atual.
 Rachel Franco
Nutricionista
Rio de Janeiro
Procure um atendimento nutricional adequado. Me encontro disponível para atendimento. Favor chamar no chat.
O valor de vitamina B12 em 1058 pg/mL está acima da faixa de referência (geralmente entre 200–900 pg/mL). Mas nem sempre isso é motivo de preocupação — depende muito do contexto.

Valores elevados podem acontecer por:

Suplementação recente de B12 (comprimidos, injetáveis ou multivitamínicos);

Consumo excessivo de alimentos fortificados ou ricos em B12 (como carnes e laticínios);

Problemas de metabolismo, fígado ou rins (mais raros, mas possíveis).

Importante: A vitamina B12 é uma vitamina hidrossolúvel — o excesso geralmente é eliminado pela urina. Então, na maioria dos casos, não traz riscos à saúde.

Quando investigar melhor:

Se o valor alto apareceu sem suplementação ou alimentação rica em B12;

Se estiver associado a sintomas (como fadiga, alterações neurológicas, confusão mental);

Se houver alteração em outros exames (como TGO, TGP, creatinina, homocisteína, ácido metilmalônico)

Especialistas

Danielle Malard

Danielle Malard

Pediatra

Catalão

Christiane Jordão Mesquita

Christiane Jordão Mesquita

Nutricionista

São Paulo

Mary Lane Almeida

Mary Lane Almeida

Nutrólogo

Florianópolis

Jéssica Chaves

Jéssica Chaves

Nutricionista

Rio de Janeiro

Meirevania Hortêncio

Meirevania Hortêncio

Nutricionista

Águas Claras

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 168 perguntas sobre Deficiência De Vitamina B 12
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.