Boa tarde. A minha vitamina B 12 esta: 1058.0 pg/ml O que devo fazer para baixar?

5 respostas
Boa tarde.
A minha vitamina B 12 esta: 1058.0 pg/ml
O que devo fazer para baixar?
Olá, tudo bem?
É importante avaliar em consulta o motivo de estar alto. Procure o profissional que solicitou o exame para que ele avalie.

Boa tarde.
A elevação da vitamina B12 pode acorrer por vários motivos mas é importante destacar que pode ocorrer também uma deficiência funcional, ou seja, o paciente pode apresentar a B12 sérica elevada e ainda sim estar com deficiência dessa vitamina. Isso pode ocorrer quando o organismo não consegue usar a vitamina de maneira eficaz, por isso, também é importante analisar outras substâncias como B6, ácido fólico, ácido metilmalônico e homocisteína em conjunto com a avaliação de sinais e sintomas para observar se realmente é um caso de B12 elevada.
Mas, uma das principais causas da B12 elevada pode ser excesso de inflamação, portanto, recomendo que procure um nutricionista para que ele possa passar uma alimentação anti-inflamatória e antioxidante com mais frutas, verduras (principalmente verde-escuras), legumes, menos carnes vermelhas, hidratação adequada, menos gorduras saturadas, menos carboidratos refinados (biscoitos prontos, excesso de açúcar e de farinhas brancas...), mais oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes...), azeite extravirgem, sementes (chia, linhaça, girassol...), chás de acordo com seu quadro geral e, se for necessário, suplementações anti-inflamatórias. Resumindo, mais comida de verdade e menos embalagens.
O importante primeiro é repetir o exame pois erros podem acontecer de laboratório para laboratório. Se ele continua alto, é importante fazer uma investigação do motivo de estar alto, se é fisiológico ou se é alguma coisa que você está comendo.
É preciso investigar mais e entender se o problema está na sua produção ou consumo ou utilização da vitamina....investigação é o que precisa ser feito!
Olá!
Existem algumas possibilidades. Você pode estar com este excesso pois a forma ativa de vitamina b12 não está sendo metabolizada corretamente. Isso também pode acontecer caso você esteja com carência em vitamina b6. Para avaliarmos melhor, deveríamos ver seus níveis séricos de piridoxina, ácido metilmalônico e ácido fólico.
Outra possibilidade é a realização de exercícios físicos de endurance com impacto, como corridas/maratonas. Se este for o caso, a vitamina b12 pode estar alta por conta da hemólise dada pelo esporte e, neste caso, tende a normalizar após alguns dias.
E, por último, doenças como cirrose, hepatite e/ou inflamações crônicas podem elevar o nível de b12 no sangue. Há de se dosar marcadores como: Proteína C reativa, homocisteína, Gama GT, ferritina, ALT/AST para verificarmos esta possibilidade.