Bom dia! Tenho um bebê de 1 ano e 6 meses, inteligente, carinhoso e esperto, porém ainda não fala

20 respostas
Bom dia!
Tenho um bebê de 1 ano e 6 meses, inteligente, carinhoso e esperto, porém ainda não fala só balbucia mamã, baba, papa e outras.
Isso é normal? Procurei um fonoaudiólogo e ele pediu para estimular ele mais!
O que posso fazer?

Obrigada!
O significado da linguagem da criança , no caso de seu bebê, se restringe à compreensão ainda limitada de um mundo que ela tem . Portanto, é de extrema necessidade a interação adulto/bebê, pois a linguagem depende desta interação para constituir-se. Assim, espera-se que um bebê com 1 ano e 6 meses vocalize na presença da musica, repete palavras familiares , como está fazendo seu bebê. Contudo, é preciso avaliar como está sendo essa fala, se tem significado e interação com o outro , assim como outros pontos importantes.
Procure um psicólogo especialista e realize uma avaliação psicológica , seria importante o profissional ter experiencia de trabalho com bebês.

Espero ter ajudado!
Estou à disposição !

Olá! Para estimular mais o bebê, você deve conversar bastante com ele, mesmo que ele não entenda. Você pode ir narrando tudo o que está fazendo, falando o nome das coisas e perguntando para o bebê, cantar musiquinhas e deixar lacunas para o bebê completar a canção, e tudo o mais que surgir na sua imaginação. Essa interação deve ser divertida e não uma cobrança. Fique tranquila e divirta-se também com o bebê, algumas crianças são mais falantes que outras e isso não é um problema, tendo em vista que seu bebê já foi avaliado por um profissional.
Olá! Cada criança possui sua própria fase de desenvolvimento físico, motor, psíquico, entre outros. Se possível, procure focar no envolvimento com seu bebê, observando as informações tradicionais de uma criança da mesma faixa etária. Caso o que ocorre no seu seio familiar, com seu filho, te incomode, acesse pessoalmente os profissionais de saúde que se encontram à sua disposição.
Saudações!
Cada criança tem seu tempo para expressar a fala. Pode ser estimulada através da conversa com familiares incluindo a criança, contando estorinhas, cantando e principalmente repetindo palavras com boa dicção para que ela possa perceber a diferença dos sons. Quando a interação/resposta da fala demora muito acontecer, vale a pela buscar uma avalição específica como Neurologista e Fonoaudióloga.
Procure estimulalo, sei que é dificil nao ficar ansiosa, mas tente.
Os bebes por mais novos que sejam tendem a perceber e sentir o ambiente a volta.
Att
Eduardo
Outro fator importante é permitir o tempo da criança sentir necessidade de pedir algo. Algumas mães conhecem tão bem as diferentes formas de pedir da criança que não esperam elas fazerem isso por meio da linguagem. Quer um exemplo? A criança pode pedir algo apontando, olhando para essa coisa ou mesmo balbuciando. Algumas mães dão imediatamente o que a criança solicitou desses modos e assim o bebê não precisa da linguagem para conseguir o que quer. Nesses casos, você pode dizer que não entendeu o que a criança quer, pode falar o nome do objeto, perguntar se é esse objeto que se chama "X" que ela deseja. Veja que ao mesmo tempo você mostra a palavra correspondente e também faz com que a criança entenda que vai ser mais fácil obter o que ela quer se utilizar a linguagem verbal.
Olá! Assim como os colegas colocaram, cada criança tem seu ritmo de desenvolvimento. No entanto, você pode contribuir estimulando a fala, conversando com ele, demonstrando alegria e fornecendo atenção sempre que ele se comunicar verbalmente com você, estimulando ele a dizer o nome dos objetos, cante junto com ele, leia histórias... ou seja, existem várias formas de estimular a aprendizagem da fala. Espero ter ajudado. Boa sorte!
Olá...
Cada criança tem o seu tempo, e o ambiente também influencia diretamente na aquisição da fala, é importante estimular, interagir bastante com o bebê.
Fique muito tranquila, sobre tudo, se perceber que está prolongando, procure um fonoaudiologo, este é o profissional que tem competencia para ajudar.
Abraços!
Cada criança tem o seu tempo de desenvolvimento, portanto é perfeitamente normal que nessa fase ele apenas balbucie, você precisa se preocupar se aos 3 anos ele não verbalizar frases. O importante nesse momento é estimula-lo, sempre que ele apontar para algo querendo fale o nome do objeto e estimule ele a repeti.
Importante também a socialização, principalmente com outras crianças e evitar passar muito tempo em aparelhos eletrônicos. Lembre-se que cada criança tem o seu tempo de desenvolvimento e com certeza logo, logo seu bebe estará falando tudo. Abraços!
Olá!
É importante entender que cada bebê tem seu tempo e o processo de desenvolvimento nem sempre acompanha a média e isso não necessariamente é um problema.
Como forma de cuidado, você levou o bebê a um especialista e isso é muito importante, pois o acompanhamento com o pediatra e outros profissionais é necessário para o desenvolvimento saudável de todos os bebês.
Para seguir a orientação do fonoaudiólogo você pode conversar com o seu bebê, contar historinhas, cantar, nomear o que ele está fazendo e os objetos ao seu redor, incentivar e aguardar as tentativas de fala e, o mais importante: curtir esses momentos, divertir-se com o seu bebê. Uma interação prazerosa e divertida fará bem para ambos. E todas essas dicas servem para você e os demais familiares/ pessoas que fazem parte do cotidiano da criança, portanto, TODOS devem participar.

Cada indivíduo tem seu tempo. Pelo seu relato você já procurou a profissional adequada para responder sua questão. Se não sentiu confiança, procure saber com o médico pediatra de sua confiança.
É importante que você esteja tranquila até para respeitar o tempo do seu bebê e assim fluir de maneira mais leve o desenvolvimento dele.
Boa noite a senhora precisa ter um pouco de paciencia, o que é recomendavel que fale com ele as palavra certinha não diminutivo ou da forma de como ele balbucia é importante que ele aprenda a ouvir os sons das letras de forma certas não diminutivos. Nesta idade precisa ter paciencia cada criança tem seu tempo de falar. é bom eliminar os vezegiativos.
Super normal
Olá. O desenvolvimento da criança vem da absorção e assimilação. Logo, quanto mais pessoas estiverem falando perto dela, mas ela se sentirá estimulada a falar. Como com uma "imitação dos adultos" mesmo. Acho que foi isso que a fono quis dizer. Também é importante aceitar o tempo dela, e não forçar. O balbuciar já é indício de que o desenvolvimento está acontecendo. Fique tranquila.
O mais importante é que você converse bastante com ele! Converse enquanto brinca, fale o nome das cores, dos brinquedos, invente histórias... converse enquanto o alimenta, fale dos alimentos, do cheiro, do sabor, da temperatura... converse enquanto dá banho, fale o nome das partes do corpo, da água, da espuma, itens que utiliza... converse enquanto passeia, fale o nome das árvores, flores, céu, sol... Enfim, sempre que possível converse, nomeie as emoções que ele sente e tente sempre ajudá-lo a entender o que acontece, descrevendo as cenas que ele vive. Mas, entenda que cada criança tem seu próprio ritmo. Talvez seja importante você trabalhar sua ansiedade em relação ao desenvolvimento do seu filho. A psicoterapia pode te ajudar a lidar melhor com suas expectativas e com a realidade do seu bebê. Existem crianças que não falam nada até os dois anos, mas depois que começam se desenvolvem normalmente... Então, cada caso é um caso e deve ser analisado em suas particularidades. Busque ajuda de profissionais!
Olá, realmente nessa faixa etária é importantíssimo a estimulação dos adultos. Através de atividades lúdicas, músicas e leituras, você cria o repertório de linguagem do seu filho. Outra coisa importante é deixar a criança se comunicar quando deseja algo, pois muitos pais são ansiosos e só de perceber o que é desejado, já atende a vontade sem esperar a expressão verbal do filho. Cada criança tem seu tempo e precisamos proporcionar um ambiente de acolhimento, de estímulo e de rotina. Caso perceba que estes estímulos não contribuíram para seu desenvolvimento, aconselho procurar um pediatra para fazer uma avaliação e devidos encaminhamentos.
Siga as orientações do fonoaudiólogo. Se ainda tem dúvidas, sugiro em pediatra
Super importante observar a criança em todos os aspectos, porém há necessidade de se esperar até os 3 anos de idade para maiores preocupações. Enquanto isso, não se canse de fazer as estimulações necessárias.
"Procurei um fonoaudiólogo e ele pediu para estimular ele mais!" O próprio fonoaudiólogo pode exemplificar melhor essas orientações, volte a ele ou busque outro caso queira se sentir mais seguro e excelente ver pais buscando especialistas, parabéns deveriam ser todos assim. Todas as orientações acima estão corretas, mas lembrando que elas não descartam a necessidade de você buscar um profissional.
Olá! É normal que o seu bebê ainda não esteja falando aos 1 ano e 6 meses. A fala é um processo que acontece de forma gradual, e cada criança tem seu próprio ritmo.

O que você pode fazer para estimular a fala do seu bebê é conversar com ele, usando palavras simples e repetindo-as. Você também pode ler livros para ele, cantar músicas e brincar com jogos que estimulem a fala. Além disso, é importante que você responda às tentativas de comunicação do seu bebê, mesmo que elas sejam balbucios.

É importante que você siga as orientações do fonoaudiólogo para estimular a fala do seu bebê. Se você tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato com ele.