Olá! Sinto muito nojo e raiva de qualquer tipo de barulho de boca, mastigação com a boca aberta,

22 respostas
Olá!

Sinto muito nojo e raiva de qualquer tipo de barulho de boca, mastigação com a boca aberta, chupando dedo com alguma comida, pessoa limpando dentes com fio dental, tomando bebidas "chupando", me dá muita raiva e acaba até me afastando de pessoas da minha família, porque eu evito de comer junto, evito de ficar em lugares onde eu sei que a pessoa possa chegar a qualquer momento com alguma comida. Isso é normal? Tem como fazer algo para parar de ligar para isso?
Talvez isso esteja relacionado a algum trauma. Podemos investigar e tratar.

Chama-se misofonia a condição onde reações intensas a alguns sons específicos, e entre os mais comumente relatados, está o som da mastigação. Algumas pesquisas apontam pra uma alteração no cortex cerebral, que produz uma resposta emocional excessiva a alguns sons.

Não há tratamento desenvolvido ainda, mas pode ajudar você ler mais sobre o assunto e desenvolver suas próprias estratégias pra lidar com sua condição, entender sobre alguns alimentos que você deve evitar pra que essa resposta seja evitada (ex cafeína, álcool..)

O diagnóstico deve se dar por pesquisa e comparação do cérebro, então se você precisa de um diagnóstico preciso, deve buscar um neurologista. Se você se identificar com o que ler sobre isso e quiser efetivamente fazer algo a respeito, busque um psicólogo(a) e inicie sua terapia, pra desenvolver junto com ele(a), estratégias pra viver melhor, e pra desenvolver suas próprias técnicas pra lidar com tudo que te angustia.

Olá. Pelo pouco que você descreveu parece se tratar de uma fobia. A TCC (terapia cognitivo comportamental) trabalha com a dessensibilização sistemática nesses casos. Procure um psicólogo dessa abordagem. Atenciosamente
Olá, isso pode estar ligado sim a condição de uma possível misofonia, porém é necessário investigar mais detalhadamente. Busque atendimento com um neurologista para ver essa parte fisiológica e orgânica, porém seria importante no que tange a questão da socialização e quesitos psicológicos, buscar um psicólogo especializado em traumas psicológicos. Esses barulhos, que acabam incomodando, podem possivelmente serem ligados a traumas infantis, já atendi uma pessoa que tinha um trauma da época quando era bebê ligado a um som específico. A boca é um ponto essencial na formação do sujeito, esses barulhos esmiuçados podem estar sendo interpretados de outra forma. Busque mais especificamente um Psicanalista. Cuide-se ! Abraço!
Como alguns colegas já bem colocaram..o que você apresenta são sintomas de misofonia....Com A Psicoterapia na linha Cognitiva comportamental (Tcc) Você poderá desenvolver uma maneira de lidar com esses problemas trazendo melhor qualidade nas relações e com os seus conflitos. Boa sorte!!!
Que significado você dá pra esses sons? Isso pode ajudar a entender melhor o problema e sim, vc pode tratar.
Olá, nada que nós cause sofrimento pode ser considerado normal, não é mesmo?
A raiva é uma de nossas emoções básicas e sempre que a sentimos podemos perceber que algumas de nossas regras internas são quebradas, o psicólogo pode te ajudar a lidar com essas situações, procure ajuda e diminua esse sofrimento que com certeza esta impactando nas suas relações. Melhoras.
Olá, isso parece ser Misofonia. uma condição na qual a pessoa reage de forma intensa e negativa a pequenos sons que a maior parte das pessoas não repara, como mastigar ou limpar a garganta por exemplo.
A terapia é essencial, para trazer um alívio emocional para essa audição supersensível. Inclusive dependendo do grau, existe até a possibilidade em um primeiro momento do uso de proteção auditiva ou a criação de zonas "livres de ruído" dentro de espaços de convivência. Ninguém precisa permanecre no sofrimento emocional! Cuide-se
Boa noite. É preciso investigar às razões que está te levando a ter esses sentimentos e quanto tempo isso já está acontecendo . Procure um terapeuta! Abçs!
Olá, o processo terapêutico é fundamental para situações iguais a estas. Conforme você relatou apresenta muitas características de misofonia, no entanto, é importante tratar, a terapia cognitivo comportamental apresenta ferramentas adequadas para tal situação.
Olá, como os colegas mencionaram parece ser um caso de misofonia. A terapia comportamental utiliza uma técnica chamada de dessensibilização sistemática que pode te ajudar.
Att.
Olá! Algo que me chama a atenção é a consequência que acompanha essa situação mencionada. Veja, para considerarmos que algo está funcional ou disfuncional é preciso verificar o impacto dessas consequências na vida do indivíduo, o quanto isso interfere na rotina e acarreta em sofrimento. Pela situação descrita me parece que tudo isso tem causado prejuízos significativos, entre eles o afastamento de pessoas da família devido a emoção de raiva e a evitação de realizar refeições conjuntas. Isso precisa ser trabalhado, preferencialmente com Terapia Cognitivo-Comportamental, que é hoje a abordagem com mais evidências científicas comprovando a eficácia. Espero ter ajudado e desejo melhoras.
Sim, como qualquer sintoma pode ser tratado. É importante uma investigação parte saber a origem, ou seja, o que desencadeou o sintoma. E nada melhor do que fazer isso com acompanhamento psicólogico. Inclusive durante o tratamento provavelmente perceberá que em outras áreas e de formas diversas, você também tem irritabilidade, ainda que não seja tão perceptível. Os sintomas comunicam que tem algo que precisa ser cuidado. Cuide de você! E para isso, nada melhor do que um processo de autoconhecimento na psicoterapia. Pode ser libertador. Pense: existem outras situações de te causam tanta irritabilidade?
Sim, tem como trabalhar para voce tentar descobrir porque sente isso, e aí sim, no devido tempo e acompanhada, entender os motivos desse desconforto, e se livrar deles. O comportamento é resultado de internalizações, saber o que vc associa seria um belo começo!
Boa sorte! Abraço!
Olá, boa noite. Ao longo da vida, ou em eventos específicos, associações negativas podem ter sido criadas com essas situações que você descreveu, mesmo que tenha sido uma associação inconsciente. Aí isso te leva a se sentir muito incomodada com elas. Na psicoterapia, com os recursos tradicionais de reflexões e outros como a imaginação ativa para investigar conteúdos mais inconscientes, é possível de investigar essas associações e desfazer elas, para que isso não te incomode mais. Fico a disposição para conversar mais a respeito. Abs!
Olá! A repulsa/nojo é uma emoção fundamental para nossa sobrevivência, sem ela é possível que nossa espécie não tivesse chegado até aqui. Bem como a raiva que você disse que acompanha essas situações. Me parece interessante você aprofundar, via psicoterapia, o contato com essa experiência de nojo. Por meio dela é possível que descubra coisas sobre você que vão te ajudar a lidar melhor com essa exacerbação de repulsa.
Busque ajuda profissional. Se conhecer é caminhar por estradas alegradoras.
Olá! Sugiro que procure por ajuda psicológica. Você pergunta é normal? Não, não é normal. Sentir algo até certo ponto tolerável é normal, mas não com a densidade que você coloca.. Tem uma famosa frase de um teórico muito importante que diz assim: "o que me incomoda no outro é meu". Portanto procure ajuda para descobrir o que te faz sentir tudo isso!
Boa noite!
Toda e qualquer situação numa proporção maior onde você sinta necessidade de se afastar das pessoas, já demonstra estar num nível mais acentuado na medida em que está te trazendo consequências negativas.
O ideal é procurar um psicólogo para iniciar um tratamento e descobrir qual a causa de todo esse comportamento.
Olá, possivelmente indica um quadro de Misofonia, geralmente, indivíduos com esta condição sentem aversão a específicos sons, como mastigação, tosse, clique de uma caneta, espirro, e outros semelhantes. É preciso investigar as razões que estão te levando a ter esses sentimentos e quanto tempo isso já está acontecendo, é importante tratar, a terapia cognitiva comportamental apresenta ferramentas adequadas para tal situação. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Isso pode estar ligado a vários fatores. O recomendável é fazer um tratamento de psicoterapia.
Busque um profissional inscrito no CRP.
Abs
Olá! Isso pode ser um quadro de Misofonia, uma hipótese, ou vários outros fatores. Sugiro que procure ajuda de um Psicólogo para investigar e trabalhar suas questões. Fica posto meu convite. Abraço!
Não é normal, penso que você pode iniciar com consulta com psicólogo para uma avaliação mais detalhada. Abraço