Gostaria de saber se a gagueira tem cura?

23 respostas
Gostaria de saber se a gagueira tem cura?
Se não for de ordem neurológica ou física, sim. É necessário primeiro uma avaliação médica e fonoaudiológica, para daí trabalhar os aspectos sociais e emocionais que cercam a gagueira através da psicoterapia. Muito da gagueira tem a ver com tensão, medos irracionais, ansiedade e fobia social, esses temas são trabalhados pelo psicólogo junto do paciente, com ajuda da fonoaudiologia.

Gagueira não tem cura, mas sim tratamento! Durante a avaliação e intervenção fonoaudiológica é possivel traçar algumas estratégias que minimizam os efeitos da disfluencia , sendo a coordenação fonorrespiratória um dos focos na terapia. Há também dicas como diminuir a velocidade de fala, uso de sobrearticulação em sequencias automáticas e leitura de textos que facilitam a compreensão do interlocutor / ouvinte pois , tais recursos melhoram a inteligibilidade de fala.
Por alto, a gagueira pode revelar dois desejos conflitantes; falar e calar. Nesse sentido, a análise se faz necessária. No processo psicoterápico, procuramos combinar técnicas comportamentais e a análise dos conflitos inconscientes implícitos na gagueira. O fonoaudiólogo, certamente, precisa fazer parte desse tratamento.
A gagueira deve ser tratada por uma equipe multidisciplinar (neurologista, fonoaudiólogo e psicólogo) pois pode estar relacionada com aspectos orgânicos, funcionais ou psicológicos.
Olá. Boa tarde.A tartamudez ou gagueira pode ser tratada com especialistas num trabalho conjunto.
Gagueira não tem cura, mas há tratamento, uma boa terapia fonoaudiológica pode ajudar muito. O acompanhamento psicológico também se faz necessário, pois alguns fatores emocionais podem ser agravantes.
A gagueira não tem cura, tem tratamento. Quando uma criança apresenta gagueira precoce, uma boa terapia pode melhorar em muito os padrões de fala, mas cura não existe. ... A maior parte das pessoas pensam que o gago é nervoso, sendo que ele tem, na realidade, problemas em relação à fluência da fala.
Depende do caso. É necessária a realização de uma avaliação para investigar a causa. A partir dessa avaliação é possível delinear o tratamento a partir da causa, que muitas vezes envolve o psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista e etc.
Se não for de ordem neurológica sim!è necessário uma avaliação médica,fonoaudiológica e após,a exclusão neurológica, um tratamento com fonoaudiólogo e psicólogo concomitante ,para que o tratamento seja direcionado para redução e/ou controle da causa da disfemia e obtenha eficácia no tratamento.
Depende, se não for de ordem neurológica sim! É necessária uma avaliação para investigar a causa. E então a partir dessa avaliação é possível direcionar o tratamento, que muitas vezes envolve, pelo menos, um psicólogo e um fonoaudiólogo.
Espero ter ajudado. Estou a disposição!
A gagueira tem tratamento.
O ideal é uma terapia com fonoaudiologo.
Alguns casos por conta da violência sofrida é preciso também um acompanhamento com psicólogo.
Abraços!
Olá! Primeiramente precisa ser analisado as particularidades do caso, se existe alguma questão anatômica ou neurológica envolvida, ou então algum fatos afetivo-sentimental. Certamente a psicoterapia e a Fono, juntas no tratamento, trará bons resultados.
Existem bons tratamentos para a gagueira, porém é preciso identificar sua origem, pois existem isto ajudar e na forma de tratar. Sendo de origem emocional e psicológica você poderá contar com uma boa ajuda profissional, possivelmente de uma equipe multidisciplinar como psicólogo e fonoaudiólogo. Certamente consiguirá bons resultados.
Bom ter o seu contato.

Geralmente surge dos três aos cinco anos, na maioria em meninos, muitas vezes acompanhada por diversos movimentos motores.

Cada caso é um caso e precisa ser avaliado de forma criteriosa por um profissional da saúde habilitado a fim de que possa realizar o tratamento mais adequado para o retorno a uma qualidade de vida desejável.

O componente emocional é o principal disparador, enfatizando que a muitas pessoas sem este diagnóstico, quando sobre forte pressão começam a gaguejar.

Também está relacionada com partes específicas dos hemisférios cerebrais relacionadas a fala e linguagem, quando solicitada outra região do cérebro, por exemplo: cantar ou falar cantando a tartamudez não é identificada.

Atenciosamente,
Olá , após avaliar o tipo de gagueira , a origem , fatores desencadeantes onde convive , fica mais fácil traçar a linha de tratamento , mas é importante o psicólogo junto com a fono para o sucesso . Boa sorte
Olá, depende do que está causando sua gagueira, caso sejam fatores psicológicos sim, com ajuda de um psicólogo e a depender da situação outros profissionais trabalhando em conjunto.
Pacientes com gagueira conseguirão ter uma fala normal se o tratamento for iniciado assim que percebida a alteração. O tratamento deve ser iniciado assim que percebidas as manifestações. Quanto maior a espera, menores são as chances de cura. O tratamento deve ser realizado com equipe multidisciplinar.
Gagueira ou tartamudez não tem cura, mas tem tratamento que auxilia na redução e controle que na grande maioria ameniza o efeito indesejado da socialização.
Pode ser tratado por um fonoaudiólogo que por sua vez, pode sugerir o auxílio de um psicólogo para acompanhar o paciente durante e após o tratamento.
Gagueira infantil entre 4 e 5 anos pode ser passageira. Gagueira no adulto tem controle emocional e comportamental. Atenciosamente, Leidiane Rosa
Olá, a gagueira não tem cura e o tratamento pode ser realizado com Psicólogo, Fonoaudiólogo e neurologista. Para ser considerado os aspectos emocionais, orgânicos e neurológicos.
Olá! Tem tratamento. Quanto antes for iniciado, melhores serão os resultados. Os profissionais mais indicados para o acompanhamento nesse caso é o Fonoaudiólogo e o Psicólogo. O Fono atuará nas questões de fala e o Psicólogo nas questões emocionais, decorrentes desses problemas. A gagueira surge a partir da combinação entre os fatores genéticos e ambientais e o sofrimento psicológico como a insegurança, o medo e os sentimentos de vergonha, só agravam o problema. O acompanhamento precoce ensinará a pessoa gaga a responder melhor aos desafios do contato interpessoal. Por isso é importante também o treino com o Psicólogo. O treino com o terapeuta aumentará suas chances de sucesso e reduzirá de maneira significativa o seu sofrimento, evitando assim prejuízos na participação social, desempenho acadêmico e profissional. Os tratamentos comportamentais tem produzido resultados extremamente benéficos. Técnicas como treino de relaxamento com foco no controle da respiração, ensaios comportamentais e exposição ao vivo a situações que causam medo (com cautela e auxílio do profissional, é claro) podem aliviar a ansiedade e a vergonha diante das situações temidas e te auxiliar na construção de um repertório comportamental mais adaptativo. A literatura afirma que existem indivíduos gagos capazes de controlar a sua sintomatologia, a ponto de não apresentarem alterações evidentes de fala. Cuide-se bem!
Tem cura sim, porém cada caso é especifico e unico, por isso é importante a avaliação de um profissional, como neuro, fono e psicologo
A gagueira é um distúrbio de fluência da fala que pode ter diversas causas, como ansiedade, estresse, problemas de linguagem, entre outros. Por isso, não existe uma cura única para a gagueira. No entanto, a psicanálise e a fonoaudiologia podem ajudar a tratar o problema, pois ambas as áreas trabalham para identificar as causas da gagueira e ajudar o paciente a desenvolver estratégias para controlar ou reduzir os sintomas.