Bom dia... Tenho um filho de 4 anos com assimetria facial congênita. Procurei um Buco e ele me informou

12 respostas
Bom dia... Tenho um filho de 4 anos com assimetria facial congênita. Procurei um Buco e ele me informou q teria q usar um distrator. Seria uma cirurgia ortográfica? Nesta idade já daria resultado? Pois seu rostinho ainda tem a a desenvolver.
Procure um dentista especialista em ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES. Muitas chances de corrigir essa assimetria.

Seria interessante fazer uma avaliação do seu filho com objetivo de avaliar essa assimetria e quantificar, para elaborar um tratamento mais adequado e individualizado e levando em consideração a idade dele.
O distrator é utilizado para corrigir algumas assimetria mais não se trata de uma cirurgia ortognática, ele geralmente tem ótimos resultados em crianças. Mais volto a dizer que devemos realizar antes avaliação do seu filho.
Consulte um cirurgião buco-maxilo-facial.
A ortopedia funcional dos maxilares pode auxiliar muito nessa faixa etaria!
A avaliação da criança é fundamental para analise do grau de comprometimento.

Consulte um especialista em ortopedia functional dos maxilares!
Casos de assimetria congênita são, geralmente, mais complexos e exigem, por isso, intervenção cirúrgica.
A técnica de distração osteogência é um dos recursos mais modernos que dispomos para correção de sequelas ósseas na face e deve ser instituído precocemente, ainda na infância, para alcançar melhores resultados.
Recomendo que dê continuidade a avaliação com o cirurgião que teve oportunidade de avaliar seu filho.
É preciso avaliar o caso detalhadamente. Existem diferentes tipos de distratores osteogênicos, que podem ser instalados no momento da cirurgia ortognática ou não.

Entretanto as assimetrias faciais devem ser tratadas, em geral, quando o crescimento dos ossos já cessaram ou quando esta assimetria gera problemas psicológicos.

Seu filho também pode ser tratado com auxilio das ortopedia dos maxilares realizando estímulos e compensando a assimetria. Este tratamento é feito por um Ortodontista que tenha experiência em ortopedia.

O diagnóstico e tratamento em conjunto com o cirurgião bucomaxilofacial e a ortodontia é a melhor opção para este caso.

Atenciosamente,

Gustavo Campos
Bom dia! Já tive pacientes com assimetria facial congênita e estes tiveram que passar por cirurgia devido ao grau de complexidade. Sou Ortodontista e juntamente com o Bucomaxilo, avaliamos e planejamos os casos. Somente a partir de uma boa avaliação clínica que posso dizer ao certo qual conduta seguir.
Não . A gengivite é causada por deficiência na higienização . Com o aparelho ortodôntico acumula-se mais placa , logo a higienização deverá ser mais criteriosa . Não há necessidade de remoção do aparelho e sim instrução de higiene oral do profissional ao paciente e raspagem supra-gengival . Vale lembrar para uma higienização boa em pacientes ortodônticos há necessidade tb de escovinhas interdentais ,q são especiais para quem usa aparelho . Outro acessório é o passa-fio para ajudar na utilização do fio dental . Abraço
O tratamento com distrator não é uma cirurgia ortognática, mas está muito bem indicada nos casos de assimetria facial principalmente em paciente em desenvolvimento, estimulando assim a finalização do crescimento após a distração de uma forma harmônica e equilibrada. Resalvo que no caso de seu filho é necessario uma avaliação para definir um tratamento correto.
Deve-se fazer uma avaliação com um ortodontista com experiência em ortopedia funcional dos maxilares pois a intervenção nessa idade pode ser feita através da utilização do crescimento da criança de acordo com o grau de assimetria facial.
No entanto, a cirurgia não esta descartada.
O cirurgião buco maxilo facial deve ser consultado para avaliar em conjunto a evolução da assimetria.
É importante fazer um diagnóstico adequado para poder orientar o crescimento facial de seu filho, pois se for feito por um profissional capacitado poderá obter bons resultados estéticos e funcionais.
A ortopedia funcional dos maxilares pode auxiliar muito nessa faixa etária! A avaliação da criança é fundamental para analise do grau de comprometimento.