Bom dia... Tenho um filho de 4 anos com assimetria facial congênita. Procurei um Buco e ele me informou

12 respostas
Bom dia... Tenho um filho de 4 anos com assimetria facial congênita. Procurei um Buco e ele me informou q teria q usar um distrator. Seria uma cirurgia ortográfica? Nesta idade já daria resultado? Pois seu rostinho ainda tem a a desenvolver.
Procure um dentista especialista em ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES. Muitas chances de corrigir essa assimetria.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Seria interessante fazer uma avaliação do seu filho com objetivo de avaliar essa assimetria e quantificar, para elaborar um tratamento mais adequado e individualizado e levando em consideração a idade dele.
O distrator é utilizado para corrigir algumas assimetria mais não se trata de uma cirurgia ortognática, ele geralmente tem ótimos resultados em crianças. Mais volto a dizer que devemos realizar antes avaliação do seu filho.
Consulte um cirurgião buco-maxilo-facial.
A ortopedia funcional dos maxilares pode auxiliar muito nessa faixa etaria!
A avaliação da criança é fundamental para analise do grau de comprometimento.

Consulte um especialista em ortopedia functional dos maxilares!
Casos de assimetria congênita são, geralmente, mais complexos e exigem, por isso, intervenção cirúrgica.
A técnica de distração osteogência é um dos recursos mais modernos que dispomos para correção de sequelas ósseas na face e deve ser instituído precocemente, ainda na infância, para alcançar melhores resultados.
Recomendo que dê continuidade a avaliação com o cirurgião que teve oportunidade de avaliar seu filho.
É preciso avaliar o caso detalhadamente. Existem diferentes tipos de distratores osteogênicos, que podem ser instalados no momento da cirurgia ortognática ou não.

Entretanto as assimetrias faciais devem ser tratadas, em geral, quando o crescimento dos ossos já cessaram ou quando esta assimetria gera problemas psicológicos.

Seu filho também pode ser tratado com auxilio das ortopedia dos maxilares realizando estímulos e compensando a assimetria. Este tratamento é feito por um Ortodontista que tenha experiência em ortopedia.

O diagnóstico e tratamento em conjunto com o cirurgião bucomaxilofacial e a ortodontia é a melhor opção para este caso.

Atenciosamente,

Gustavo Campos
Bom dia! Já tive pacientes com assimetria facial congênita e estes tiveram que passar por cirurgia devido ao grau de complexidade. Sou Ortodontista e juntamente com o Bucomaxilo, avaliamos e planejamos os casos. Somente a partir de uma boa avaliação clínica que posso dizer ao certo qual conduta seguir.
Não . A gengivite é causada por deficiência na higienização . Com o aparelho ortodôntico acumula-se mais placa , logo a higienização deverá ser mais criteriosa . Não há necessidade de remoção do aparelho e sim instrução de higiene oral do profissional ao paciente e raspagem supra-gengival . Vale lembrar para uma higienização boa em pacientes ortodônticos há necessidade tb de escovinhas interdentais ,q são especiais para quem usa aparelho . Outro acessório é o passa-fio para ajudar na utilização do fio dental . Abraço
O tratamento com distrator não é uma cirurgia ortognática, mas está muito bem indicada nos casos de assimetria facial principalmente em paciente em desenvolvimento, estimulando assim a finalização do crescimento após a distração de uma forma harmônica e equilibrada. Resalvo que no caso de seu filho é necessario uma avaliação para definir um tratamento correto.
Deve-se fazer uma avaliação com um ortodontista com experiência em ortopedia funcional dos maxilares pois a intervenção nessa idade pode ser feita através da utilização do crescimento da criança de acordo com o grau de assimetria facial.
No entanto, a cirurgia não esta descartada.
O cirurgião buco maxilo facial deve ser consultado para avaliar em conjunto a evolução da assimetria.
É importante fazer um diagnóstico adequado para poder orientar o crescimento facial de seu filho, pois se for feito por um profissional capacitado poderá obter bons resultados estéticos e funcionais.
A ortopedia funcional dos maxilares pode auxiliar muito nessa faixa etária! A avaliação da criança é fundamental para analise do grau de comprometimento.

Especialistas

Carlos Augusto Villegas Chirinos

Carlos Augusto Villegas Chirinos

Cirurgião plástico

Curitiba

Kayo Costa Alves

Kayo Costa Alves

Cirurgião buco-maxilo-facial

Maceió

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Andrea Vieira Laercio Pontes

Andrea Vieira Laercio Pontes

Dentista

Fortaleza

Silvania Barcelos

Silvania Barcelos

Dentista

Belo Horizonte

Ana Cristina Barbosa Castelo Branco

Ana Cristina Barbosa Castelo Branco

Dentista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 93 perguntas sobre Assimetria Facial
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.