Assimetria facial - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em assimetria facial

Encontre um especialista em Assimetria Facial na sua cidade:
Ailton de Oliveira Neto

Ailton de Oliveira Neto

Dentista

Brasília

Greice Lopes

Greice Lopes

Dentista

Curitiba

uziel silva de almeida

uziel silva de almeida

Dentista

Jacobina

Francisco Coutinho

Francisco Coutinho

Dentista, Especialista em dor, Cirurgião buco-maxilo-facial

Macaé

Gleyciane Santos

Gleyciane Santos

Dentista

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas sobre Assimetria facial

Nossos especialistas responderam a 56 perguntas sobre Assimetria facial

Boa tarde! Normalmente tem como corrigir isso sim, seja cirurgicamente ou com harmonização facial. É complicado avaliar a causa sem uma consulta pessoal, pois a causa dessa assimetria, e a diferença…
1 respostas

Dr. Gustavo Boehmer Leite
Dr. Gustavo Boehmer Leite
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
Rio de Janeiro
Olá.
Casos de assimetria são sempre desafiantes, porém muitas vezes um resultado satisfatório pode ser alcançado.
O ideal para avaliar a face e planejar nova cirurgia é após remissão…
2 respostas

Boa noite. Existem algumas síndromes que cursam com assimetria corporal. Porém é necessária a avaliação clínica, pois geralmente existem outras associações. Outra possibilidade é alguma alteração…
3 respostas

Especialistas falam sobre Assimetria Facial

A assimetria facial é uma alteração da harmonia da face causada por um crescimento maior de um lado da face em comparação ao outro lado, ou de um determinado osso facial como a mandíbula. Pode ser causada por uma mordida cruzada, por fatores genéticos ou por uma disfunção do crescimento ósseo. O tratamento da assimetria facial pode ser feito com aparelhos ortodônticos e ortopédicos, quando em crianças, e associadas a cirurgia ortognática em adultos. A cirurgia traz grandes benefícios à vida do paciente, funcionalmente, esteticamente e em relação até mesmo a aspectos emocionais como sua autoestima.

A busca pela beleza faz parte da vida das pessoas. A descoberta de novas técnicas, a evolução e o refinamento da ciência vêm nos ajudando a obter resultados cada vez melhores. O Botox® atenua as marcas de expressão formadas pelo tempo e pela mímica facial. Aplicada nos locais indicados, ela paralisa os músculos e com o relaxamento destes, atenuam-se as rugas. O Botox® é usado normalmente para melhorar as rugas da testa, os sulcos entre as sobrancelhas (olhar de zangado), os pés de galinha e para elevar as sobrancelhas. Também pode ser utilizado para correção de diferenças (assimetria) entre os lados direito e esquerdo do rosto. O Dr. Mário trabalha com o Botox® original (não usa genéricos),

Mário Rocha

Cirurgião plástico

Sinop

Agendar uma visita

A assimetria facial pode estar presente desde o nascimento, devido a uma síndrome ou malformação congênita. No entanto, a forma mais comum de assimetria facial é o desvio progressivo do queixo, devido a persistência do crescimento de um dos côndilos mandibulares - Hiperplasia Condilar. O tratamento poderá incluir uma abordagem cirúrgica na Articulação afetada, seguida pela cirurgia ortognática, a fim de restabelecer a simetria facial.

Arlei Cerqueira

Cirurgião buco-maxilo-facial

Salvador


Cirurgia ortognática é o procedimento utilizado para a correção das deformidades dentofaciais, ou seja, deformidades congênitas ou adquiridas que acometem os maxilares e resultam em alterações esqueléticas e dentárias que repercutem na face. Desta forma, o paciente apresenta uma “mordida errada“ associada a uma desarmonia na face. Os principais objetivos deste tratamento consistem em: (1) melhorias estéticas da face e do sorriso, tornando o rosto mais harmonioso e o sorriso mais atraente; (2) correção da maloclusão, ou seja, correção da “mordida” ou “engrenamento dentário”; (3) melhorias funcionais, como mastigação, fonação e dicção, deglutição e respiração.

Eduardo Varela Parente

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Florianópolis


A face é naturalmente assimétrica, porém pode ter uma melhor harmonização através de procedimentos cirúrgicos (rinoplastia, blefaroplastia, lifting facial) ou de procedimentos não cirúrgicos como aplicação de toxina botulínica e preenchimento.

Um pequeno grau de assimetria está presente na grande maioria das pessoas, não representando um problema estético ou funcional. Entretanto, em alguns casos ocorre um desvio importante das estruturas da face, resultando em assimetria evidente. Essa assimetria pode estar restrita ao mento (queixo) ou envolver os maxilares e a oclusão dentária, condição conhecida como laterognatismo. Esse tipo de deformidade pode originar-se de traumas prévios à região do côndilo mandibular, considerado o centro de crescimento endocondral da mandíbula. Pode também ser originado de deformidades congênitas, ou desenvolver-se sem nenhuma causa aparente. Para a correção dessas assimetrias se faz ne.

Gustavo Campos

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Recife

Agendar uma visita

O tratamento da paralisia facial deve ser individualizado, visando restaurar a expressão facial involuntária, independente e espontânea. Além disso, procura-se manter a proteção ocular, posicionamento palpebral, continência oral, melhora da fala e simetria do sorriso. O apoio psicossocial também é fundamental para aceitação da doença, lidar com as expectativas e limitações do tratamento.

Adrien Alberto Fornazari

Cirurgião plástico

São Paulo


A assimetria facial pode ser tratada com o DSD (Digital Smile Design). Ele é baseado na análise de proporções faciais e dos dentes, usando uma série de fotografias e vídeos digitais de alta qualidade para avaliar a relação entre os dentes, gengivas, lábios, sorriso, além de características faciais não só estáticas, mas também em movimento e até a emoção.

Rodrigo De Oliveira Almada

Dentista

Belo Horizonte


A assimetria facial, como o próprio nome diz, é quando a face nao se encontra harmônica de ambos os lados. Quando essa desarmonia se dá no terço inferior da face, um dentista habilitado poderá corrigir quando for por mau posicionamento da mandíbula. Se não for mau posicionamento da mandíbula, pode ser por crescimento assimétrico, dessa forma, resolvido com o bucomaxilofacial. Porém se essa assimetria for observada no rosto de uma criança, ou seja que este rosto está ficando torto para um lado, é importante levar a um dentista que entenda de Ortopedia Funcional dos Maxilares. Essa alteração pode ser paralisada e corrigida a tempo por esse profissional.

Assimetria facial é a diferença encontrada entre um lado e outro do rosto. Em grande parte dos casos, as assimetrias não são muito perceptíveis, no entanto, alguns fatores podem deixar a assimetria mais notória, como os distúrbios da mastigação, deglutição e respiração. O tratamento de assimetria facial envolve a combinação de tratamentos dentários e esqueléticos. A avaliação cirúrgica e o planejamento adequado são necessários para que o profissional especializado na área de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial possa realizar o melhor procedimento indicado.

Leonardo Costa

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Guarulhos


Muitas são as causas das assimetrias faciais, quando estas estão associadas a hipertrofia de um músculo, uma solução prática e segura é a aplicação de toxina botulínica na região. O músculo irá atrofiar e consequentemente voltar a ter uma simetria com os demais músculos.

Assimetrias faciais são bastante abrangentes, mas podem incomodar muitas pessoas. A estética desses problemas podem ser amenizados com: A rinoplastia é indicada a pessoas onde o formato e tamanho do nariz não são proporcionais aos outros elementos da face, seja por deformidades congênitas ou adquiridas devido a trauma ou acidentes envolvendo o nariz; O lifting facial é uma técnica que permite resultados bastante naturais de rejuvenescimento; A blefaroplastia é indicada para corrigir o excesso de pele das pálpebras superiores e excesso de gordura ou pele das pálpebras inferiores; Com a aplicação de toxina botulínica e preenchimento facial, é possível minimizar os efeitos do tempo.

Rogério Ramos

Cirurgião plástico

São Paulo


Consiste na correção das assimetrias da face, ou seja, a mandibula desviada para um dos lados, deixando o rosto com a sensação de estar torto ou a maxila mostrando mais os dentes de um lado do que de outro.

Leandro Carlos Carrasco

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Ribeirão Preto


As assimetrias faciais podem ser causadas por patologias articulares progressivas, como as reabsorções condilares, osteoartroses, osteocondromas, hiperplasias condilares, assim como, anquilose da ATM, fraturas condilares, as doenças do disco articular, entre outras patologias. Processos autoimunes também podem afetar a ATM em idade precoce afetando o crescimento, gerando um padrão dolicocefálico (face longa), com severa retrusão mandibular e dificuldade respiratória, muitas vezes desenvolvendo apneia do sono. Nestes casos, a cirurgia ortognática isolada não é a solução, necessitando também de uma cirurgia articular concomitante.

Leonardo Morais Godoy Figueiredo

Cirurgião buco-maxilo-facial

Petrolina

Agendar uma visita

Tratamos as assimetrias faciais com aplicação de Toxina Botulínica funcional, bem como com o uso de aparelhagem fixa + cirurgia ortognática.

A Assimetria orofacial pode ser considerada um problema quando o paciente se sente incomodado, ou insatisfeito com a própria aparência. Pode ser uma curva indesejada do nariz, lábios pequenos, olheiras profundas, ou até as consequências do envelhecimento natural: as temidas marcas e rugas. Atualmente é possível fazer pequenas alterações de maneira pouco invasiva e com resultados imediatos e duradouros. As técnicas de tratamento incluem aplicação de toxina botulínica, ácido hialurônico, introdução de fios de sustentação e outros procedimentos. Os resultados dessas técnicas são visíveis na satisfação do paciente. Pois transformam sua autoestima e, portanto, sua segurança.

Kalil Cesar Marão

Dentista

Andradina


A simetria facial é tida como um fator importante da beleza em função da harmonia das várias partes da face. A grande maioria das pessoas tem algum grau de assimetria, seja constitucional ou provocada pele processo natural do envelhecimento. O envelhecimento provoca queda nas estruturas que sustentam o rosto e perdas de volumes. Estas alterações podem ser tratadas tanto com melhora da qualidade da pele, quanto com reposição de volume, com os chamados preenchedores.

Reynaldo Pedrosa

Generalista

Goiânia

Quais profissionais tratam Assimetria facial?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.