Bom dia, tenho uma menina d 2 anos e 9 meses e não fala. Que fazer? Ela tem sindrome de down e faz fono

11 respostas
Bom dia, tenho uma menina d 2 anos e 9 meses e não fala. Que fazer? Ela tem sindrome de down e faz fono mas acho que esta demorando muito. Obrigado
Geralmente nestes casos a aquisição fonológica é mais tardia. Deve-se sim dar continuidade ao tratamento fonoaudiológico, afim de seguir com estimulação direcionada. Além de seguir com as estimulações em casa, conforme orientações da fono. Sugiro conversar com a fono em que está tratando o caso, a fim de verificar métodos e objetivos planejados a serem sanados no decorrer das sessões. Além de se possível incluir a criança em escola de educação infantil, para que a rotina escolar favoreça e acelere a aquisição da linguagem como o todo. A vivência com crianças de mesma faixa etária auxilia no desenvolvimento das questões linguísticas. E a evolução significativa se dá em 'triângulo', fono, família e escola.

Crianças com síndrome de down apresenta um atraso maior no desenvolvimento da linguagem, converse com a fonoaudióloga para ver como pode também estimular a linguagem de se filho em casa.
O desenvolvimento de fala da criança com síndrome de down realmente pode variar bastante de individuo para individuo. A fono deve realizar estimulações principalmente quanto aos músculos da face durante os encontros já que o Down normalmente apresenta hipotonia (baixo tônus) e para desenvolvimento de linguagem os órgãos fonoarticulatórios devem estar adequados. Procure conversar com a fono responsável para saber melhor sobre essa demora e quais os procedimentos ela está utilizando para ajudá-lo
Crianças com Síndrome de Down apresentam atraso no desenvolvimento da fala e linguagem, por isso a importância da estimulação precoce. As causas podem ser várias, vou citar algumas, uma delas seria por uma alteração no planejamento e execução dos movimentos necessários para fala, e de combinar e sequenciar os sons em palavras, frases e sentenças, é um transtorno neurológico da fala conhecido como AFI - Apraxia de Fala na Infância. Outra causa é por alteração de origem musculoesquelética ou desvio fonético que ocorre por alterações referentes á força e movimento dos músculos orofaciais. Também é necessário fazer uma investigação auditiva da criança, pois crianças com Síndrome de Down apresentam algumas alterações auditivas que podem comprometer á fala. Em todas essas causas o tratamento difere de um para o outro. Procure um fonoaudiólogo especialista em linguagem e que tenha experiência com Síndrome de Down ele poderá te auxiliar.
Nesses casos o processo é pessoal e pode ser lentificado pelo quadro que apresenta. Existem muitas questões envolvidas no tratamento e na aquisição de linguagem. Alguns apresentam macroglossia o que dificulta na articulação da linguagem, enfim cada caso é bem pessoal e o processo é próprio de cada um. Importante é saber se a parte auditiva está tudo certo, pois essa é uma grande entrada da linguagem e caso esteja com alguma obstrução ou dificuldade, pode retardar o processo linguístico.
Bom dia, criança com síndrome de down apresenta atraso no desenvolvimento de fala e linguagem, mas torna-se fundamental avaliar a audição da criança. Como a criança tem 2 anos e 9 meses as avaliações subjetivas indicadas seriam: avaliação do comportamento auditivo em cabina e instrumental sonoro. Essas respostas devem ser analisadas por um profissional fonoaudiólogo especializado e experiente. É um exame seguro que fornece informações importantes sobre o desempenho auditivo da criança. Sendo necessário complementar com a imitanciometria. Caso o profissional não consiga obter uma resposta conclusiva seria importante uma avaliação objetiva - BERA - potencial evocado auditivo de tronco encefálico. Este exame é realizado sem a colaboração da criança, sendo útil para complementar a avaliação auditiva da criança. O Núcleo de Audiologia SOES situado em Copacabana RJ, atua com as avaliações comportamentais da audição.
Olá ! o tratamento da criança com Síndrome de Down é longo prazo e a evolução comunicativa dependerá do grau de comprometimento cognitivo e das estruturas estomatognáticas. Converse com a fonoaudióloga que atende sua filha sobre suas dúvidas e expectativas.
O desenvolvimento da linguagem na Síndrome de Down está comprometido e a sua evolução irá depender de uma série de fatores, como o grau de comprometimento, apraxia de fala associada, alterações de estruturas orofaciais, envolvimento nas terapias.
Boa tarde!
Converse com a fonoaudióloga(o) quanto a orientações e a estimulação em casa. O tratamento com síndrome de down é de longo prazo e a evolução dependerá de vários fatores...
Boa Tarde, acredito que você está com dúvidas em relação ao tratamento que está sendo realizado. Acho que é fundamental você esclarecer com a fonoaudióloga que acompanha sua filha algumas questões para sanar essas dúvidas.Questione se ela fez uma avaliação de linguagem, se ela traçou objetivos terapeuticos e um cronograma para que esses objetivos sejam alcançados. Acho que isso pode te posicionar melhor em relação ao trabalho que está sendo realizado. Boa sorte. Abs.
Olá!! Nos casos da Sindrome de Down é esperado um desenvolvimento da Linguagem Oral e da Fala uma evolução mais lenta, porém , cada caso é um caso e é de grande importância que sua filha tenha todos os diagnósticos : linguagem oral, fala, audição , Neurológico e , se necessário, Psicológico. Siga as orientações da Fonoaudióloga corretamente e converse cm ela sobre essa sua preocupação. Com certeza ela vai explicar melhor sobre o caso de sua filha.