Carbolítio é liberado na gravidez?
4
respostas
Carbolítio é liberado na gravidez?
É importante entender que as consequencias derivadas das crises afetivas da doença bipolar, representam um risco maior e se associam a piores desenlaces no curto e longo prazo para mae e o bebê, em comparaçao com os riscos que poderiam derivar do uso de psicofarmacos na gravidez, neste caso especifico do Litio. É uma medicaçao que assim como em pacientes nao gravidas, deve estar acompanhada de um seguimento de suas concentraçoes plasmaticas e funçao do rim entre outras coisas. No caso da gravides é melhor preferir sempre as doses minimas efetivas. Nao podemos descohecer que os farmacos no sao inocuos nem carecem de reaçoes adversas, mas na medida que o acompanhamento medico pelo psiquiatra seja feito, estes riscos se diminuem e as posiveis complicaçoes podem ser identificadas precocemente.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Concordo com o meu colega acima; quando se trata de gravidez e medicação, não exite em perguntar ao seu medico de confiança,
Um abraço,
Léa
Um abraço,
Léa
No primeiro trimestre da gestação o lítio pode causar em uma pequena percentagem das gestantes a cardiopatia de Ebstein no feto, porém essa alteração da válvula tricúspide do coração tem um bom potencial de correção com baixo risco. Geralmente, conversamos com a paciente a respeito dos riscos e benefícios, pois os sais de lítio conferem uma qualidade de estabilização na maior parte dos bipolares que é difícil de mimetizar com outros esquemas medicamentosos. Já tive algumas pacientes que contra indiquei a suspensão do lítio pela gravidade dos estados maníacos. Essa decisão deve ser personalizada e de preferência que os familiares mais íntimos ajudem a gestante na ponderação junto com o psiquiatra.
Conforme as informações que você pode encontrar na bula do medicamento, tal fármaco pode atravessar a placenta e provocar malformações. Logo, seu uso não deve ser feito sem o devido acompanhamento médico.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Gostaria de saber mais sobre a bipolaridade E como que é uma pessoa que sofre de bipolaridade e estresse excessiva eu acho que o meu esposo tem esse problema de estresse generalizado porque ele ficou dois meses sem tomar paroxetina e mudou de personalidade de uma hora para outra um dia ele tá bem no…
- Criança 3 anos ,médica passou aripripazol 0,25 é normal ter agitação?Qual o tempo para se adaptar a medicação?
- É verdade que quem é diagnosticado com transtorno bipolar ou transtorno Esquizoafetivo não pode tomar antidepressivos?
- Bipolaridade com ausência de fase "maniaca" pode ocorrer? Se sim, como fazer o diagnostico diferencial?
- Olá! Qual a diferença entre os diagnósticos de transtorno bipolar tipo 2 e depressão bipolar?
- O Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) afeta sua capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo?
- Meu marido está fazendo tratamento com lítio e razapina,mais agora e ficou mais calado que nunca está bem apático estou preocupada,ela não fala comigo. É normal?
- Olá. Desde a minha infância tinha a forte convicção que minha mãe sofre de algum transtorno de humor ou de personalidade. Sou casada com um bipolar tipo 1 e a semelhança comportamental é assustadora. Porém no caso da minha mãe a ciclagem do humor sempre foi muito rápida, chegando até mesmo a ser diária.…
- Olá. Tomo topiramato 50mg para compulsão alimentar e meu psiquiatra passou lamotrigina para regulação emocional por causa do TDAH. Há problema tomar os dois juntos? Obrigada.
- Um diagnóstico de Transtorno do espectro autista (TEA) pode ser, na verdade, Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 970 perguntas sobre Transtorno bipolar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.