Olá. Tomo topiramato 50mg para compulsão alimentar e meu psiquiatra passou lamotrigina para regulaçã

4 respostas
Olá. Tomo topiramato 50mg para compulsão alimentar e meu psiquiatra passou lamotrigina para regulação emocional por causa do TDAH. Há problema tomar os dois juntos? Obrigada.
Não há nenhuma contraindicação absoluta para esta associação. Se será útil em seu caso, apenas quem avaliou você pode saber.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Toda combinação medicamentosa deve ser supervisionada pelo seu médico para ajuste de dose conforme necessário; respondendo a sua pergunta, sim, é possível usar topiramato e lamotrigina juntos, mas toda combinação podem surgir efeitos adversos, como qualquer simples medicação, portanto, se notar efeitos como - vertigem (tontura) forte, lentidão mental, erupções na pele, alterações de humor ou coordenação, avise imediatamente o seu psiquiatra. At. te.
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
Sua dúvida é muito pertinente e mostra um cuidado importante com o tratamento. O topiramato (50 mg) e a lamotrigina atuam ambos no sistema nervoso central e pertencem à classe dos anticonvulsivantes, mas também são usados em outros contextos — como regulação do humor, controle de impulsos e apoio no tratamento do TDAH.

Em termos gerais, eles podem ser usados juntos, e essa associação é relativamente comum em psiquiatria. No entanto, é preciso um acompanhamento cuidadoso, porque o topiramato pode reduzir levemente os níveis de lamotrigina no sangue, diminuindo sua eficácia. Por isso, o médico costuma ajustar a dose da lamotrigina de forma gradual e monitorar possíveis efeitos colaterais, como tontura, sonolência, ou erupções na pele (estas últimas merecem atenção imediata).

Se notar algo diferente ou desconfortável, avise seu psiquiatra — ele poderá ajustar as doses com segurança. E se quiser conversar mais sobre como tem se sentido com o tratamento, pode me mandar mensagem aqui pelo chat.
Dr. Ronney Eustorgio Machado
Psiquiatra, Médico perito
Guará
Saudações! São dois anticonvulsivantes na neurologia, mas, a princípio, não há nada que impeça a associação dos dois. Espero ter contribuído.

Especialistas

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Thiago Alcantara

Thiago Alcantara

Psicólogo

Goiânia

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 972 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.