Comer muito pouco mas de hora em hora faz o pancreas ficar sobre carregado? O ideal é dar uma pausa

10 respostas
Comer muito pouco mas de hora em hora faz o pancreas ficar sobre carregado? O ideal é dar uma pausa de 3 em 3h para o pancreas descansar? comer apenas de 3 em 3 horas?
 Jessica Priscila Silva Vieira
Nutricionista
São José Da Lapa
Cada pessoa tem um perfil diferente, o ideal é testar mais de um plano alimentar e ver qual se adequa mais ao seu metabolismo, verificar quais alimentos seu organismo tem mais aceitação e qual tem menos. Pois cada um tem uma aceitação diferente tanto dos alimentos quanto do tempo para digestão.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Gabriela Garcia Camargo Neves
Nutricionista
Jundiaí
A resposta é: Depende!
Isso varia de paciente para paciente, de objetivo para objetivo e de estratégia para estratégia.
O ideal seria consultar um profissional para auxilia-la a desenvolver um plano alimentar adequado e individualizado.
Na consulta será feita uma avaliação criteriosa de habitos alimentares, rotinas, patologias, historico familiar e sintomas. E so assim, será possivel traçar uma estratégia adequada a você.
 Kallina Duarte
Nutricionista
Recife
Olá o autismo é um transtorno do desenvolvimento infantil que interfere na comunicação e socialização, os índices cada dia maiores, segundo o CDC, Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, a última estatística é do ano de 2014, que afirma que 1 a cada 59 crianças estão dentro do espectro. A proporção entre os sexos é de 5 meninos para 1 menina, acredita-se que o fato esteja relacionado aos hormônios femininos, os quais teriam ação protetora. No entanto não há uma regra onde afirme que o sexo feminino terá maior gravidade. Sabe-se que o autismo é epigenético e multifatorial. Contudo deve ser observado o ambiente em que esse indivíduo se encontra.
 Edicélia Floriano Domingues
Nutricionista
São Paulo
A dica é: mantenha uma alimentação regular, com um prato saudável e colorido (cheio de nutrientes), praticando exercícios e consumindo muita água, seu corpo necessita de equilíbrio para se manter saudável.
Para saber quais horários, quantidades e alimentos você precisa, o ideal é procurar um nutricionista para avaliar você pois cada individuo é único e portanto não existe uma regra e sim estratégias e planos alimentares para cada situação e objetivo.
 Mariella Almeida
Nutricionista
Goiânia
Olá! Isso pode variar muito de pessoa pra pessoa. O ideal é consultar um nutricionista, que avaliará o seu perfil e traçará a estratégia ideal pra você!
 Gabriela Laiber
Nutricionista
São Paulo
Olá,

você deve comer nos horários em que sente fome, assim estaremos respeitando a sua noção de fome e saciedade. Ter que comer de 3 em 3 horas é um mito nutricional e não se encaixa em todas as pessoas. A conduta deve ser personalizada.

Espero ter ajudado.

Abraços
 Alana Oliveira
Nutricionista
São Paulo
Olá! Comer pequenas quantidades o tempo todo pode manter o pâncreas constantemente ativo na produção de insulina, o que pode, sim, gerar um estresse metabólico a longo prazo. No entanto, o intervalo ideal entre as refeições varia conforme o metabolismo e as necessidades individuais. O conceito de comer a cada 3 horas não é uma regra fixa para todos. Algumas pessoas se adaptam melhor com menos refeições ao longo do dia. O ideal é um plano alimentar equilibrado, que respeite sua fome e necessidades energéticas. Quer ajustar sua alimentação da melhor forma? Marque uma consulta!
 Rachel Franco
Nutricionista
Rio de Janeiro
Busque atendimento nutricional adequado e tratado com individualidade. Estou disponível para agendamento de consulta.
Dra. Michele Lessa
Nutricionista
Paulínia
Não há evidências de que comer pequenas quantidades de alimentos ao longo do dia sobrecarregue o pâncreas em pessoas saudáveis. O pâncreas libera insulina sempre que há ingestão de alimentos, principalmente carboidratos, independentemente de as refeições serem mais frequentes ou mais espaçadas.

A recomendação de comer a cada 3 horas não é uma regra obrigatória. A frequência das refeições pode variar de acordo com a rotina, o nível de fome, o tipo de alimentação e as necessidades individuais de cada pessoa. Algumas pessoas se adaptam melhor a refeições mais fracionadas, enquanto outras preferem intervalos maiores entre as refeições.

O mais importante é manter uma alimentação equilibrada, com boa qualidade nutricional e adequada às necessidades do organismo.

Caso queira uma orientação mais personalizada para organizar melhor sua alimentação ao longo do dia, um nutricionista pode ajudar a montar um plano alimentar adequado à sua rotina e objetivos.
Não existe evidência de que comer pequenas quantidades ao longo do dia “sobrecarregue” o pâncreas em pessoas saudáveis, nem de que seja obrigatório comer de 3 em 3 horas para o órgão “descansar”.

Essa ideia ficou muito popular durante muitos anos, mas hoje sabemos que a frequência alimentar ideal varia bastante de pessoa para pessoa e depende do contexto, rotina, fome, tolerância, objetivos e condições clínicas.

O pâncreas naturalmente libera insulina e enzimas digestivas em resposta à alimentação, e isso faz parte do funcionamento normal do organismo. Em pessoas sem doenças específicas, o corpo é preparado para lidar com diferentes padrões alimentares.

Além disso, também não existe evidência forte mostrando que comer obrigatoriamente de 3 em 3 horas seja superior para emagrecimento, metabolismo ou saúde de forma geral.

Na prática, algumas pessoas se sentem melhor fazendo refeições mais frequentes e menores, enquanto outras preferem refeições maiores com intervalos maiores. Ambos os modelos podem funcionar dentro de uma alimentação equilibrada.

O mais importante costuma ser:

qualidade geral da alimentação;
quantidade total consumida;
ingestão adequada de fibras e proteínas;
prática de atividade física;
sono e rotina;
constância dos hábitos.

Claro que existem situações específicas em que a frequência alimentar pode ser ajustada individualmente, como em diabetes, refluxo, gastrite, compulsão alimentar ou questões gastrointestinais, mas isso deve ser avaliado de forma personalizada.

Especialistas

Fábio M. Fernandes Nunes

Fábio M. Fernandes Nunes

Cardiologista, Médico clínico geral, Nutrólogo

Uberlândia

Agendar uma visita
Luana Oliveira

Luana Oliveira

Nutricionista

Juiz de Fora

Lucca Ferreira Machado

Lucca Ferreira Machado

Nutricionista

Belo Horizonte

Andressa Santana

Andressa Santana

Nutricionista

Mariana

Larissa Segal

Larissa Segal

Nutricionista

Passo Fundo

Romilda de Jesus  Lima

Romilda de Jesus Lima

Especialista em biomedicina

Vitória da Conquista

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 103 perguntas sobre Avaliação nutricional
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.