Como a autocobrança excessiva prejudica o meu desenvolvimento profissional?

3 respostas
Como a autocobrança excessiva prejudica o meu desenvolvimento profissional?
Primeiro! Importante lembrar que autocobrança é um recurso importantíssimo para o nosso desenvolvimento. Sem ela precisaríamos que o outro nos lembrasse dos nossos deveres o tempo todo, não havendo um amadurecimento no senso de responsabilidade.
Mas, vamos a pergunta! Como já dizia a minha vó "água demasiada mata a planta"ou seja, tudo em excesso faz mal. Isso também em relação ao que acontece dentro de nós, como a autocobrança. Cobrar-se em excesso pode trazer uma baixa autoestima, uma percepção errada de si mesmo, a procrastinação, o medo irracional e a paralisia.
Você pode, também, se tornar uma pessoa "chata" no local de trabalho, uma vez que, pode apresentar uma postura dependente, pouco pró-ativa, melindrosa, ou ser aquela pessoa muito crítica com os outros. Dificultando a construção de relacionamentos saudáveis dentro do trabalho.
Lembre-se, tudo em excesso faz mal, mas, em dose certa a autocobrança, bem como o desejo de ser melhor, te levará a decolar na sua profissão!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A autocobrança excessiva prejudica o desenvolvimento profissional ao gerar um ciclo de ansiedade, medo de errar e exaustão constante. O indivíduo passa a trabalhar sob intensa pressão interna, buscando perfeição e aprovação, o que reduz a criatividade, a flexibilidade e a capacidade de aprender com os erros. Com o tempo, essa rigidez pode levar à procrastinação, à dificuldade de delegar tarefas e até ao esgotamento emocional, comprometendo o desempenho e o crescimento na carreira.
Dr. Arthur Figer
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
A autocobrança excessiva pode parecer um motor de desempenho, mas a longo prazo costuma atrapalhar o desenvolvimento profissional. Ela gera pressão interna tão intensa que prejudica aprendizado, criatividade, relacionamentos e saúde.

Especialistas

Camila Calvet

Camila Calvet

Psicólogo

Nilópolis

Saylo Fernandes Moura

Saylo Fernandes Moura

Psicólogo

Fortaleza

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1238 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.