. Como a inteligência emocional pode me ajudar a lidar com situações de conflito?

3 respostas
. Como a inteligência emocional pode me ajudar a lidar com situações de conflito?
A inteligência emocional é uma noção relativamente recente na história da psicologia. Ela condiz com a ideia de que as emoções podem ser reguladas e mediadas de forma equilibrada e apropriada para cada situação. Alguém que transborda seus afetos em situações cotidianas poderá ter problemas relacionais importantes. A chave para botar sua inteligência emocional em prática é resgatar a empatia que temos pelos outros de forma a percebermos como estamos sendo vistos publicamente. Essa sabedoria relacional será a medida de referência sobre como adentrar no universo dos outros sem ser agressivo, frio ou excessivo. Esse processo aumentará a empatia dos outros sobre nós mesmos de modo que a construção da mutualidade, da criatividade e do respeito serão possíveis.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Na terapia sistêmica, a inteligência emocional ajuda a reconhecer suas emoções e entender como elas afetam suas relações. Ela permite pausar, escutar o outro com mais empatia e responder de forma menos reativa. Assim, você sai do automático, amplia sua visão sobre o conflito e pode construir soluções mais colaborativas nos vínculos.
A inteligência emocional ajuda a lidar com conflitos ao reconhecer e regular as próprias emoções, compreender reações impulsivas e melhorar a comunicação, reduzindo escaladas de tensão. Isso favorece respostas mais conscientes e assertivas.

Na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), essas habilidades são desenvolvidas por meio do treino de identificação emocional, reestruturação de pensamentos e estratégias de resolução de problemas.

Para aprofundar esse aprendizado e aplicar no dia a dia, é indicado procurar um psicólogo ou profissional especializado. Se houver sintomas físicos associados ao estresse, também é importante buscar um médico.

Especialistas

Ana Cristina Vieira Cardoso

Ana Cristina Vieira Cardoso

Psicólogo

Vitória da Conquista

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Anderson Siqueira Pereira

Anderson Siqueira Pereira

Psicólogo

Porto Alegre

Luana Caroline Silva Vieira

Luana Caroline Silva Vieira

Psicólogo

Lavras

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.