Como a Terapia de Prevenção de Exposição e Resposta (ERP) funciona?

3 respostas
Como a Terapia de Prevenção de Exposição e Resposta (ERP) funciona?
 Julia Rhenius
Psicólogo
Florianópolis
A Terapia de Prevenção de Exposição e Resposta (ERP) é uma das abordagens mais eficazes e recomendadas no tratamento do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), sendo considerada tratamento de primeira linha por diretrizes internacionais como APA e NICE.
Ela funciona em duas etapas principais:
- Exposição: a pessoa é gradualmente exposta a situações, pensamentos ou imagens que provocam ansiedade ou desconforto (como medo de contaminação, dúvida moral, necessidade de simetria, entre outros).
- Prevenção de resposta: ao invés de realizar o ritual compulsivo (como lavar as mãos, revisar, confessar ou neutralizar), a pessoa é encorajada a não responder ao impulso — permitindo que o corpo e o cérebro aprendam que a ansiedade diminui por si só, mesmo sem o ritual.
Com o tempo e a prática, o cérebro deixa de associar o pensamento ou situação à necessidade urgente de neutralização, e a intensidade do medo ou desconforto diminui significativamente.
A ERP não é sobre “se forçar a aguentar”, mas sim sobre aprender, com apoio e estratégia, que é possível tolerar a ansiedade, viver com mais liberdade e recuperar autonomia diante dos próprios pensamentos.
Ela é aplicada com suporte terapêutico cuidadoso, sempre de forma gradual, respeitando o ritmo de cada pessoa.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Cristiano Ávila
Psicólogo, Psicanalista
Praia Grande
A Terapia de Prevenção de Exposição e Resposta (ERP) é uma abordagem altamente eficaz, especialmente indicada para o tratamento do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), mas também pode ser adaptada para outros quadros com comportamentos compulsivos ou evitativos.

Veja como ela funciona:

**1. Exposição gradual à fonte de ansiedade**
A pessoa é exposta, de forma controlada e progressiva, a pensamentos, imagens, objetos ou situações que despertam desconforto ou obsessões. Essa exposição pode ser real (ao vivo) ou imaginária (em pensamento).

**2. Prevenção da resposta compulsiva**
O segundo passo é ajudar a pessoa a resistir à compulsão ou ao comportamento de alívio que normalmente faria para reduzir a ansiedade. Por exemplo, tocar em algo “sujo” e não lavar as mãos imediatamente.

**3. Habituar o cérebro à ansiedade**
Com o tempo, ao não executar o comportamento compulsivo, a ansiedade tende a diminuir naturalmente. O cérebro aprende que não precisa mais reagir com alarme àquela situação.

**4. Reestruturação da relação com o medo**
A pessoa passa a perceber que a ansiedade não é perigosa e que ela consegue tolerar o desconforto sem ceder aos impulsos. Isso fortalece a autorregulação e a autonomia emocional.

O ERP é conduzido com muito cuidado, respeitando o ritmo do paciente, e sempre com acompanhamento profissional. É comum haver um plano estruturado com hierarquias de exposição e tarefas entre sessões.
Dr. Leonardo Mello
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
A ERP funciona ao expor a pessoa, de forma gradativa e controlada, às situações ou pensamentos que provocam ansiedade e impedir a realização das compulsões, permitindo que o cérebro aprenda que a ansiedade diminui sem o ritual.

Especialistas

Camila Calvet

Camila Calvet

Psicólogo

Nilópolis

Saylo Fernandes Moura

Saylo Fernandes Moura

Psicólogo

Fortaleza

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1172 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.