Como a Terapia interpessoal (TIP) pode ajudar no tratamento de doenças mentais crônicas?

3 respostas
Como a Terapia interpessoal (TIP) pode ajudar no tratamento de doenças mentais crônicas?
 Felipe Das Neves
Psicólogo
Pelotas
A Terapia Interpessoal (TIP) ajuda em doenças mentais crônicas ao focar nas relações e papéis sociais do paciente. Ela melhora a comunicação e o suporte social, ajuda a lidar com perdas e mudanças de papel, reduz recaídas em quadros recorrentes, favorece a adesão a tratamentos médicos e fortalece a rede de apoio. Em resumo, promove qualidade de vida e resiliência ao trabalhar os vínculos interpessoais como fator de proteção.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Primeiramente defino o que é, de forma sucinta Terapia Interpessoal (TIP), como uma abordagem estruturada, na psicoterapia, e, direcionada para as relações sociais e nos papéis interpessoais. Esta abordagem(TIP), é criada inicialmente, para o tratamento da Depressão, mas, atualmente, há adaptações das suas ferramentas psicoterápicas, para outras doenças psicológicas e transtornos. Como é que a Terapia Interpessoal (TIP), pode ajudar nas Doenças Mentais Crónicas? 1 - Melhorando a Rede de Apoio Social: uma vez que muitas doenças mentais crónicas são agravadas pelo isolamento ou por conflitos íntimos. 2- Redução do Estresse Interpessoal: Problemas no trabalho, assim como conflitos familiares ou dificuldades nos vínculos relacionais, podem intensificar sintomas. A TIP, neste âmbito, direciona a sua ação terapêutica para as disputas não resolvidas - padrões de comunicação prejudiciais - expectativas e papéis sociais, reduzindo-se, assim, os gatilhos emocionais. Apoio Durante Transições de Vida: condições ou doenças mentais crónicas pioram em momentos de perdas - nas mudanças de papéis na vida, como aposentadoria - desemprego - maternidade/paternidade - fim de relacionamentos. A TIP tem como processar estas transições, construindo estratégias de como melhor lidar com as dificuldades, construindo estratégias adaptativas. Aumento de Autonomia e Habilidades de Comunicação: A terapia disponibiliza e ensina habilidades práticas, como expressões de modo claro e saudável - negociar-se as necessidades mais importantes - resolverem-se os conflitos. A TIP Tem Direcionamento Claro, e é Estruturada: A TIP é útil porque tem objetivos definidos, e, as sessões são direcionadas para problemas atuais, com um tempo limitado de Sessões: 12 a 16, no máximo. Ajuda no Manejo de Sintomas: a TIP reduz a intensidade de sintomas depressivos ou ansiosos, melhorando a adesão ao tratamento, aumentando assim a estabilidade emocional, diminuindo-se, os riscos de recaídas, em função do suporte social. Procure um Bom profissional da psicologia, e, terá as oportunidades de significativas melhoras dos quadros sintomáticos, além de um aprendizado de como melhor lidar com os incómodos e sofrimentos das doenças mentais crónicas. Desejo-lhe Muito Sucesso Neste Tratamento. Vale a Pena e É Libertador.
A TIP ajuda ao melhorar relacionamentos, reduzir conflitos, fortalecer habilidades emocionais e aumentar a capacidade de lidar com estresse e mudanças. Isso reduz recaídas, estabiliza o humor e melhora o manejo dos sintomas ao longo do tempo.

Especialistas

Priscila Garcia Freitas

Priscila Garcia Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daniela Lemos Sobral

Daniela Lemos Sobral

Psicólogo

Sorocaba

Luciana Cassol

Luciana Cassol

Psicólogo

Cachoeirinha

Michelle Sousa

Michelle Sousa

Psicólogo

Recife

Ana Raquel Righi Gomes

Ana Raquel Righi Gomes

Psicólogo

Campinas

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.