Como acabar com a fobia social, por causa de fisionomia: baixo estima, complexo, esquizo afetivo, com

10 respostas
Como acabar com a fobia social, por causa de fisionomia: baixo estima, complexo, esquizo afetivo, com abuso de alcool, gerando transtornos psicologicos?
O Transtorno Ansioso Social assim como o nome diz é caracterizado pela situação de alerta diante de situações sociais, o seu tratamento geralmente ocorre de forma multiprofissional, com o acompanhamento psiquiátrico que poderá fazer uma intervenção farmacológica, com objetivo de cessar ou diminuir os sintomas ansiosos. Além é claro do acompanhamento de um psicólogo, em especial Comportamental, que poderá lhe auxiliar no Treino de Habilidades Sociais, possibilitando assim sua inserção em ambiente sociais sem que isso cause sintomas relativos a ansiedade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Primeiramente há uma pequena diferença entre Agorafobia e Fobia Social ou transtorno de Ansiedade Social. A primeira se refere ao medo ou ansiedade pela exposição real a diversas situações(uso transportes, ficar em espaços abertos ou fechados), ao passo que a fobia social é o medo de ser avaliado pelos outros(como de ser julgado como débil, maluco, estúpido, sujo, desagradável, etc). Para o tratamento é importante o acompanhamento psicológico a fim de se trabalhar a autoestima e a segurança interior do paciente em qualquer das duas situações, trazendo-o de volta a realidade e promovendo sua qualidade de vida.
Concordo com o colega, acima.

Procure primeiramente um psicólogo especializado em Terapia Cognitivo-Comportamental.
Se for necessário, ele te recomendará fazer também uma consulta com psiquiatra para avaliar se há necessidade de usar algum medicamento.

Muitos casos de Fobia Social são melhor tratados com uma combinação de Terapia Cognitivo-Comportamental (com psicólogo) e uso de medicamentos (com psiquiatra).

Mas antes de tudo é necessário fazer um adequado diagnóstico.

Atenciosamente.
Tudo bem? Tenho tido resultados positivos aplicando às técnicas da abordagem EMDR em pacientes com fobia social. É possível além de aplicar as estimulações para que o cérebro reprocesse o conteúdo da fobia fazer também exposições. O EMDR é uma abordagem nova e seus resultados estão sendo recomendados em todos os transtornos. Para realizar esse tipo de terapia procure um psicólogo ou médico com formação certificada pelo órgão que supervisiona o EMDR no Brasil.
Boa sorte...
Existem várias fontes de ajuda mas uma das melhores e fazer PSICOTERAPIA.
Olá!
Busque uma psicoterapia que lhe ajudará a acessar suas crenças e medos e gradativamente você conseguirá enfrentá-los.

À disposição
O melhor tratamento da Fobia Social consiste em uso de medicamentos, especialmente os inibidores da recaptura de serotonina e a psicoterapia cognitiva-comportamental. Abraço!
Olá,

Para você que sofre com a Fobia Social, indico que procure um psicólogo especializado e um psiquiatra. Pois somente através da psicoterapia você conseguirá avaliar exercesse ajuda para superar este medo que vem acometendo a sua vida. Também recomendo o tratamento medicamentoso com um psiquiatra. Através destes tratamentos, tenho a certeza de que você reconhecerá a superação da fobia social.

Um abraço,

Katie.
Boa tarde! Pelo relato, me parece que está falando de um possível receio de se expor, mediante consequente julgamento realizado por si, sobre suas características físicas. Não é adequado que eu faça uma afirmação de que estejamos falando de uma fobia social. Sugiro que, inicie com análise pessoal individual, para acompanhamento do seu caso de forma particular, voltado a compreensão dos aspectos emocionais subjetivos que a(o) dificultam na sua interação social, assim como, no descobrimento de recursos próprios para melhor qualidade de vida e relações mais aproximadas do almejado.
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
Olá! O melhor profissional para ajudá-lo com a fobia social e a baixa autoestima é um psicólogo Cognitivo Comportamental, pois o mesmo realizará um trabalho focal em sua queixa e através de técnicas de treino de habilidades sociais irá desenvolver suas capacidades em relacionar-se de forma positiva e menos ansiogênica. Muitas vezes este tratamento necessita de acompanhamento psiquiátrico também, mas esta constatação cabe ao psicólogo que estiver lhe atendendo. Tendo este cuidado especializado, certamente perceberá melhora em suas questões. Abraço

Especialistas

Joseane Zamprogno

Joseane Zamprogno

Psicólogo

Campinas

Samuel Saboia

Samuel Saboia

Terapeuta complementar

Fortaleza

Gisele Köller Adami

Gisele Köller Adami

Psicólogo

Joinville

Jucimara Gonçalves Bernardo

Jucimara Gonçalves Bernardo

Psicólogo

São Paulo

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Pedro Becker Athayde Ciqueira

Pedro Becker Athayde Ciqueira

Psicólogo

Florianópolis

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 22 perguntas sobre Agorafobia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.