Como dizer ‘não’ sem parecer grossa e sem me culpar depois?

2 respostas
Como dizer ‘não’ sem parecer grossa e sem me culpar depois?
Dra. Ana Carolina Gomes Da Silva
Psicanalista, Psicólogo
São Luís
Porque se sentir culpada frente à limitação que você dá ao outro? É possível na vida, atendermos sempre a quem nos demanda? Acredito que não. Autonomia não é para ter culpa. QUer saber o que está por trás de tudo isso? Agende sua sessão.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Vanessa Machado
Psicólogo, Psicanalista
Ribeirão Preto
A questão me parece que não é ter a resposta pronta, mas entender o funcionamento que sustenta esse seu modo de agir. A partir daí, o “não” pode deixar de ser experimentado como grosseria ou falha moral e pode passar a operar como um limite possível.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.