Como é feito o tratamento de adultos com sindrome de asperger?

17 respostas
Como é feito o tratamento de adultos com sindrome de asperger?
Neurologia, Psiquiatria e psicoterapia TCC (terapia cognitiva comportamental.

Além do acompanhamento médico, indício sempre uma terapia comportamental, o terapeuta deverá elaborar uma estratégia específica para cada caso. É importante trabalhar com o paciente os pontos que lhe atrapalha no convívio social e ressaltar suas habilidades.
O tratamento é feito mediante acompanhamento psiquiátrico e também com terapeuta comportamental. É importante que a pessoa portadora dessa Síndrome trabalhe na terapia os pontos que incomodam/atrapalham seu convívio social e de trabalho, para que ela venha ter uma melhor qualidade de vida. Att, Sandra Romao
Então, além de acompanhamento psicológico é necessário também o acompanhamento médico psiquiatra.

Att, Renata Freitas
Um paciente que tenha o diagnóstico de Síndrome de Asperger deve ter um tratamento transdisciplinar(fonoaudiologia, TO, Neurologia, psiquiatria, Psicologia), a equipe precisa trabalhar em conjunto para se ter melhores resultados e conforme a necessidade de cada paciente, seguindo as suas demandas. Abraço.
Olá! uma equipe multidisciplinar poderá ajudar, Neurologista, Psiquiatra e Psicoterapia Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia. Paz e Bem!
Então, o acompanhamento com uma equipe multidisciplinar é sempre importante nesses casos, incluindo neurologista e/ou psiquiatra, psicólogo, psicopedagogo e outros profissionais indicados se for necessário. O psicólogo vai identificar as questões em cada caso a serem trabalhadas, mas um ponto central é a questão das habilidades sociais.
Nem sempre é necessário tratamento para quadro de TEA (trans. do espectro autista). No caso da chamada Sd. De Asperger, a maioria dos pacientes (e suas famílias) procuram ajuda para melhorarem quadros ansiosos e também habilidades sociais. Geralmente as psicoterapias com enfoque comportamental apresentam bons resultados, em algumas situações se faz necessário o uso de medicamentos (além da terapia). Esse tema é um tanto complexo e abrangente, procure um especialista para orientação mais completa.
A TCC tem apresentado um excelente resultado, para esse tipo de tratamento, com foco no desenvolvimento das habilidades sociais, dentre outras técnicas, além disso, é fundamental uma avaliação Neuropsicológica, como também acompanhamento de um psiquiatra.
A síndrome de Asperger está classificado dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA). E mesmo sendo um distúrbio neurológico do desenvolvimento, seu diagnóstico ainda é apenas comportamental, portanto a base do tratamento também é no aspecto comportamental, para melhorar a comunicação social e as dificuldades individuais do portador da síndrome, mas se faz necessário o acompanhamento com um neurologista ou psiquiatra, para observar algumas questões que em alguns casos podem ocorrer como depressão, ansiedade, etc. A Terapia Cognitivo Comportamental é muito eficaz para trabalhar como TEA. Então você pode procurar um psicólogo e um médico para iniciar um tratamento completo e eficaz.
Apesar de não existir possibilidade de cura, existem intervenções para ajudar os portadores da Síndrome de Asperger a lidarem melhor com algumas características desta condição. Uma intervenção precoce também é importante para que a pessoa tenha mais qualidade de vida. O foco do tratamento seria no sentido de desenvolver habilidades sociais, competências de linguagem e autonomia para que a pessoa desenvolva independência e funcionalidade pessoal e social. O plano de tratamento abrange as competências do médico neurologista, psicólogos, fisioterapeutas, educadores. O acompanhamento psicoterapêutico e de orientação abrange a família/cuidadores da pessoa com a síndrome, já que a dinâmica do grupo familiar ou de cuidadores é diretamente ligada a qualidade do tratamento proposto..
Depende do caso. A avaliação é feita de forma singular. Existem casos em que somente o tratamento psicanalítico é geralmente bem sucedido. Em outras situações o paciente poderá também necessitar de acompanhamento psiquiátrico. A avaliação do paciente dentro do espectro autístico é feita com muita cautela caso a caso.
É importante o tratamento com Psiquiatra para verificar necessidade ou não de medicação. Também é aconselhável psicoterapia, independente da abordagem, pois cada profissional tem seu método, sua especialização e que apresentam bons resultados.
Olá!
A avaliação é feita caso a caso mas geralmente o principal a ser trabalhado é o treinamento das habilidades sociais e o controle do estresse à frustração.
A Síndrome de Asperger tem diferentes apresentações. Essencialmente envolve algum grau de inabilidade social por consequência de prejuízos nos domínios sócio-cognitivos.
Além disso pode ser acompanhada de obsessividade e baixa tolerância às pequenas frustrações.
O tratamento será direcionado aos sintomas específicos quando houver necessidade.
Olá! O tratamento deve ser feito com um psiquiatra e também com psicoterapia. No consultório psicológico o paciente se sentirá acolhido e aprenderá a lidar com esta síndrome. Grande abraço.
Após uma avaliação minuciosa, do que o paciente precisa melhorar suas habilidades, é feito um plano de trabalho com o mesmo, respeitando sempre os seus limites, e o auxiliando a ultrapassar barreiras. A Terapia Cognitiva Comportamental juntamente com a hipnose, nós da ferramentas melhores para trabalhar com indivíduos, que possuem essa síndrome. O resultado com Hipnose é fantástico!