Como estar aberta para hipnose? Como eu devo proceder?

27 respostas
Como estar aberta para hipnose? Como eu devo proceder?
Boa noite,
Penso que esta não é uma questão fácil de ser respondida pois não temos um conjunto de regras específicas para possibilitar esta abertura. Existem algumas variáveis que podem facilitar ou dificultar a abertura para cada paciente e isso é muito singular. Então, talvez você possa começar focando no motivo pelo qual está buscando a Hipnose, se existe algo que te incomoda e você quer mudar. A partir do momento em que você entrar em contato com esta questão, se quer ou não mudar o que te incomoda, esta "abertura" poderá ser facilitada. Além disso, o ideal é que você se sinta confortável, acolhido e seguro com o profissional e no ambiente que este te oferece. Assim, você terá maior possibilidade de alcançar esta abertura para que seu interior seja acessado.
Espero ter ajudado um pouquinho e que dê tudo certo!
Abraços e boa noite!

Abrir-se para algo é entregar-se.
E o que exatamente vamos entregar?
1- a mente: libertando-nos ao máximo das crenças limitantes e preconceitos. Levando a sério a proposta.
2- as emoções: permitindo sermos movidos dentro de nossos sentimentos por essa proposta.
3- o corpo: colocando-o à disposição da proposta para a qual desejamos nos entregar.
4- o nosso tempo: disponibilizando-o totalmente para a execução da proposta.
5- a nossa energia: investindo nossa energia na proposta que vamos nos entregar.
Dessa maneira é possível escolher conscientemente os elementos da vida e do mundo aos quais desejamos nos abrir. Por meio dessa entrega descrita acima.
Um abraço,
Lea
A resposta mais rápida e eficaz de sua pergunta é se permitir entender justamente o que está impedindo você de estar aberta a hipnose?

Para refletir:

- Que conclusão você tem a respeito da hipnose? E quais dessas conclusões te deixar: Tensa, com medo ou preocupada?

Aberto ou fechado a algo é um processo de "Confiança", e quando se trata de confiança você pode está em desequilíbrio em uma das 3 áreas.

1 - Confia no profissional que apresentou a hipnose?
2 - Confia e entendeu, como vai acontecer o processo de atendimento?
3 - Confia, acredita ou se sente confortável de ter que executar (ou vivenciar) o que lhe foi proposto?

Se alguma dessas 3 perguntas te causou (desconfiança), isso pode ser um elemento que impedirá você de sentir-se aberta para vivencia o processo de hipnose.

É interessante você saber que hipnose é uma "Estado alterado de sua percepção do mundo", e isso pode ser alcançar "NATURALMENTE", ou GUIADA por um profissional. Não tendo o que temer.

E segundo conceito, você estará 100% sobre o controle, você controla o quanto profundo será seu processo. Controla o quanto deseja relaxar...

Uma metáfora que gosto de contar sobre a hipnose é que o processo é como o WASE (navegador GPS).

Você programa (ou solicita) para wase te apontar um rota onde deseja chegar, ele irá de guiar por um caminho, mas não pode dirigir por você. Ou seja, você está no controle de quando deseja chegar até o destino desejado.

faz sentido?

Se tiver mais dúvida pode chamar que te ajudo...
Penso que todo método de tratamento requer boa dose de fé. Fé no sentido de que trará o resultado que se deseja. A Hipnose, como tratamento terapêutico, requer essa atitude. Acontece que a mente pode ter receio/medo do novo e dessa forma levantar algumas barreiras. Antes de sua decisão, pesquise sobre o profissional com o qual pretende se conectar para sua experiência.
Boa noite! Para ter uma experiência positiva na hipnose como recurso terapêutico acredito que, acima de tudo, é necessário desmistificar. A hipnose é uma técnica simples, ao contrário do que se pensa, a pessoa não perde o controle de si; o tempo todo ela está consciente. Segundo ponto é escolher um bom profissional que não apenas domine a técnica, mas que tenha experiência em saúde mental. Minha sugestão a esse respeito e procurar um profissional que tenha formação em alguma área da saúde e não somente a hipnose, como psicólogos, psicanalistas ou psiquiatras. Também é importante você ter afinidade com o profissional, ou seja, ver se a abordagem terapêutica dele faz sentido para você. Tomando esses cuidados, penso que a confiança vem naturalmente, pois se não tiver confiança e se entregar ao processo realmente não terá bons resultados. Espero ter ajudado! Se ficar dúvidas, pode deixar uma mensagem no meu perfil que respondo. Um forte abraço!
O primeiro passo é avaliar, com um psicólogo ou psicanalista, se a hipnose é realmente a prática mais recomendada para o seu caso. Se for, o segundo passo é tentar. Simples assim! Procure um hipnoterapeuta com boa reputação e logo nas primeiras sessões ele saberá lhe dizer se a hipnose funcionará com você, ou não.
Há muito tempo a Psicanálise abriu mão da hipnose porque viu que não funciona. Falar livremente funciona muito mais . Vamos tentar?
Olá. Como os colegas acima mencionaram, seria interessante pensar qual o motivo que te faz buscar a hipnose. Tem a possibilidade de você não saber exatamente e só vivenciar um mal-estar. Independente do caso, pode-se falar sobre isso sem entrar em transe hipnótico. O motivo pelo qual a psicanálise abandona esse tratamento é, dentre outros, porque a pessoa não se recordava, muitas vezes, do que dizia durante a hipnose. E o médico ao relatar o q havia ocorrido, a paciente não entendia como verdade. Por isso, minha opinião é q vc possa falar disso em psicanálise. Agora se você está muito decidida a tentar a hipnose, procure um profissional da área e experimente. Fiquei na dúvida se você estaria tentando isso em casa, sem o acompanhamento de um profissional. De qq forma, a estrutura da hipnose pressupõe a figura de alguém que sabe o q faz.
Atualmente existem alguns modelos hipnóticos e para avaliá-los é necessário a objetividade do tratamento pretendido. De fato a hipnose pressupõe melhora significativa, Para tanto, é necessário haver uma concessão de certas capacidades de personalidade do paciente durante a sessão. A hipnose pode propiciar uma possível suspensão sintomática, sobretudo, de maneira rápida, coesa e não muito convencional. Entretanto, não é raro que alguns pacientes submetidos à técnica não se permitam serem hipnotizados, fato que levou Freud a abandoná-la. Além disso, há uma gradação quanto ao efeito terapêutico. Desejo a você boa sorte no tratamento. Abraços.
Busque maiores informações de como é o processo, quem é o profissional. Veja se tem conhecidos que passaram por esta vivência. Quanto mais segura vc estiver mais fácil será decidir o que fazer. Um grande abraço. E boa sorte na sua investigação.
Olá, poderia ser interessante pensar porque está interessada(o), em fazer hipnose. O que procura com esta técnica? A psicanálise apesar de ter estado inicialmente ligada à hipnose, abandonou esta técnica pois parece mais interessante a associação livre sem indução e alteração de consciência. A hipnose facilitava o que diz de "abaixamento da consciência", facilitando que material recalcado pudesse emergir, no entanto esse processo pode ocorrer com a associação livre e o manejo da transferência no contexto psicanalítico, permitindo que o paciente tenha "saber" sobre o vai emergindo. Um abraço,
A hipnose é um método há muito tempo abandonado pela Psicanálise, mas que alguns psicólogos ainda fazem uso. Você precisa se perguntar duas coisas principalmente: 1) você quer apenas resolver um sintoma e deixar de lado outras questões que se relacionam com o mesmo? Pois a hipnose age dessa forma e pode ser difícil outros ganhos com a terapia que possam lhe dar autonomia. A hipnose foi deixada de lado por Freud por entender que os pacientes ficavam dependentes da influência do analista. Quando não estavam em tratamento os sintomas voltavam ou outros parecidos surgiam. 2) Você confia na pessoa que vai lhe hipnotizar? Se estiver disposta a passar pelo que mencionei no primeiro tópico e estiver tranquila em relação a pessoa que vai fazer o procedimento, então basta tentar. Tenha em mente que todos os tratamentos são tentativas, não são 100% eficazes. Mas uma coisa é certa: independente de qual modelo de tratamento você tentar, é preciso confiança na técnica e na pessoa que vai conduzi-la. Procure sempre alguém com uma boa reputação e uma formação sólida. Espero ter ajudado.
Olá. Existem pessoas que não são hipnotizáveis e nem precisam ser hipnotizadas. Se já tentou e não tem conseguido passar pelo processo de hipnose com fins terapêuticos, uma alternativa é buscar outras abordagens de trabalho. Me ponho à disposição para uma conversa.
Abraços!
Olá! Como vai?
Veja bem, a hipnose é um procedimento que não funciona com todos, ou seja, nem todo mundo é sugestionável e, em agravamento, ainda que a pessoa seja sugestionável há um nível para tanto. Assim, pode ser que a vontade de "estar aberta" não seja suficiente para que o processo ocorra.
Primeiramente, não se trata de estar aberta ou não, acredito que um processo dentro da psicoterapia onde aos poucos exista uma confiança e empatia ao seu terapeuta , e que dependendo dos traumas a ser tratados a abordagem hipnótica possa ser adotada de forma tranquila e a aceitação por si só acontecerá sem maiores problemas, pois antes disso , deve se criar um aporte seguro para a paciente, a fim de promover o alivio dos sintomas e a solução ao invés de leva lá a revivesciar traumas e sofrimentos que ela não esta lá para sofrer mais.
Uma das primícias da hipnose é que vc precisa está disposto a se entregar, a relaxar e se permitir, sem isso você não poderá ser hipnotizada. Outra coisa, hipnose não é sair de si, muito pelo contrário é vc está conectado com seu eu interior, com sua mente. As crenças criadas sobre o negativo da hipnose tem dificultado essa entrega. Seja vc mesma, caso não consiga se entregar num processo de hipnose, tudo bem! temos varias outras técnicas que podem ajudar na caminhada.
Sigmund Freud, o pensador e clínico das 'dores da alma', via descoberta do Inconsciente, abandonou o que denominava de Método Hipno-catártico há mais de um século!
Por quê insistir, ainda que haja (eu mesmo, em quadros de Transtorno Alimentar Severo e Dependência química, esporadicamente e com o treinamento do Dr. Bernik) haja profissionais sérios nesta área, por quê, 'macacos me ', em pleno XXI ...enxugar gelo; com todo o respeito?
Olá ! Seguem algumas sugestões para prática de hipnose ou qualquer outra psicoterapia; Verificar histórico do profissional, procurando referências ou antigos pacientes ; Criar um vínculo de confiança com este profissional, sentindo-se segura ; Tirar todas as dúvidas sobre o processo antes de iniciar ; Procurar distinguir e separar o que é científico, do que é pseudociência.
Boa jornada para você !
O ideal é que você se sinta confortável, acolhida e segura com o profissional e no ambiente que este te oferece.
você precisa está disposta a se entregar, a relaxar e se permitir, sem esta entrega o processo não acontece. Hipnose não é sair de si, perder o controle... pelo contrário é ter o controle da sua vida, seus medos suas emoções!
Te convidamos para uma consulta: Hipnoterapia - R$ 250
Melhor forma , é você conhecer o Profissional.
Conduta ética , como é abordagem dele.
Como você vai ser tratada.
Depois é só se deixar levar. os resultados são excelentes.

Lembre- se busque sempre referencias
Procure um profissional que se sinta segura e de preferência que tenha formação em saúde mental para elaborar as questões trazidas. Não há regras, permitir-se tratar o que aflige é urgente, calar-se é demais perigoso. A Hipnoterapia é eficiente para diversos tratamentos.
Há uma pergunta anterior: por que a hipnose? Lembre-se que Freud secundarizou o método hipnótico em favor da associação livre. Daí coloca-se outra questão: por que não investir na técnica associativista celebrada pelo pai da psicanálise, Jacques Lacan e outros? Através dela a cadeia metonímica de significantes, como sugeriu Lacan, é acionada e - de um deslizamento a outro - é possível construir algo a partir do inconsciente. É um caminho longo e desgastante, bem como libertador, em que o sujeito vivencia um processo de desalienação. Ou seja, ele aprende a lidar com seus sintomas.
Para estar aberta para hipnose, você pode seguir algumas dicas:

Tenha uma mente aberta: é importante que você esteja disposto a experimentar a hipnose e esteja aberto aos seus efeitos.

Faça um relaxamento: antes da hipnose, é recomendado que você faça algum tipo de relaxamento, como respiração profunda, meditação ou yoga, para ajudar a se sentir mais tranquilo e relaxado.

Siga as instruções do hipnoterapeuta: é importante que você siga as instruções do hipnoterapeuta e se concentre em suas palavras e orientações.

Evite distrações: é recomendado que você esteja em um ambiente tranquilo e sem distrações para obter o melhor resultado possível.

Comunique seus objetivos: é importante que você comunique seus objetivos e expectativas para o hipnoterapeuta, para que ele possa personalizar a sessão de acordo com suas necessidades.

Faça questão de confiar no hipnoterapeuta e no processo: confiança é uma parte importante para se submeter a hipnose. Lembre-se que a hipnose é um estado de relaxamento profundo e não há nenhum risco de perda de controle ou de fazer algo que você não queira.
Para estar aberto à hipnose, é importante que você tenha uma atitude positiva e confiante. Algumas dicas para ajudá-lo a se preparar para um hipnose incluem:

Mantenha uma mente aberta: A hipnose é uma experiência subjetiva e pode ser diferente para cada pessoa. Mantenha uma atitude positiva e curiosa em relação ao processo.

Definir suas expectativas: Converse com seu hipnoterapeuta sobre suas expectativas e objetivos para a hipnose. Isso ajuda a estabelecer uma conexão clara e confiante entre você e seu terapeuta.

Relaxe: Antes da sessão, encontre um momento para relaxar e se concentrar em seus exercícios físicos. Isso ajuda a preparar sua mente e corpo para a hipnose.

Confie em seu hipnoterapeuta: É importante que você confie em seu hipnoterapeuta e se sinta seguro durante uma sessão.

Embora a hipnose possa ser uma opção para algumas pessoas, a psicanálise pode oferecer uma abordagem mais profunda e duradoura de como lidar com as questões emocionais que possam estar por trás dos problemas que você está enfrentando.
A psicanálise é uma abordagem terapêutica que procura explorar as causas profundas de cada comportamento humano, através da análise de memórias, experiências e emoções do paciente. Com a ajuda de um psicanalista experiente, você pode trabalhar para entender e processar traumas ou experiências que possam estar afetando negativamente em sua vida.
É importante lembrar que a hipnose não é uma solução mágica ou instantânea para problemas emocionais ou psicológicos. Embora possa ajudar a reduzir a ansiedade ou outras questões emocionais, a hipnose não aborda as causas ligadas e vinculadas aos problemas. Além disso, a hipnose pode não ser adequada ou segura para todas as pessoas.
Se você está considerando a hipnose, é importante que você discuta suas opções com um profissional psicanalistas experiente, por exemplo. Ele pode ajudá-lo a determinar se a hipnose é uma opção adequada para você, ou se outras abordagens terapêuticas podem ser mais eficazes.
Em resumo, estar aberto à psicanálise pode oferecer uma abordagem mais completa e duradoura para lidar com questões emocionais, em vez de depender apenas da hipnose como uma solução rápida e imediata.

Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 100
Estar aberto à hipnose envolve um estado de mente receptivo e relaxado. A hipnose é uma técnica que pode ser utilizada em psicoterapia para acessar o subconsciente e explorar questões profundas. Aqui estão algumas orientações sobre como proceder: Comece escolhendo um terapeuta qualificado em hipnose clínica. É fundamental ter confiança em seu terapeuta e estabelecer uma boa relação terapêutica. Converse com seu terapeuta sobre suas expectativas, preocupações e objetivos em relação à hipnose. Esteja disposto a compartilhar abertamente com seu terapeuta para que eles possam personalizar o processo de acordo com suas necessidades. Mantenha uma mente aberta e esteja disposto a explorar seu subconsciente. A hipnose não envolve controle da mente, mas sim um estado de concentração e foco interior. Esteja disposto a permitir que seu corpo e mente relaxem durante a sessão, pois a hipnose geralmente envolve um estado de relaxamento profundo. Seja paciente, pois a hipnose pode levar tempo para mostrar resultados. Esteja disposto a continuar o processo e trabalhar com seu terapeuta em várias sessões, se necessário. Lembre-se de que a hipnose é uma técnica terapêutica que pode ser usada para diversas finalidades, como explorar traumas passados, tratar fobias, aliviar o estresse e muito mais. Se você está interessado em explorar a hipnose, é aconselhável procurar um terapeuta qualificado e discutir suas expectativas e preocupações com ele. Eles podem guiá-lo no processo e ajudá-lo a atingir seus objetivos terapêuticos.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 230
Para estar aberta à hipnose e aproveitar ao máximo essa experiência terapêutica, é importante adotar uma abordagem receptiva e relaxada. Aqui estão algumas dicas sobre como proceder:

Escolha um terapeuta confiável: Antes de se submeter à hipnose, certifique-se de escolher um terapeuta qualificado e experiente em hipnoterapia. Pesquise sobre suas credenciais, experiência e reputação antes de tomar uma decisão.

Estabeleça objetivos claros: Antes da sessão de hipnose, reflita sobre quais são seus objetivos e o que você gostaria de alcançar com a terapia. Compartilhe essas informações com seu terapeuta para que eles possam adaptar a abordagem de hipnose de acordo com suas necessidades.

Mantenha uma mente aberta: Esteja disposta a experimentar a hipnose sem pré-conceitos ou expectativas rígidas. Mantenha uma mente aberta e esteja disposta a confiar no processo terapêutico e no terapeuta.

Siga as instruções do terapeuta: Durante a sessão de hipnose, siga as instruções do terapeuta e permita-se relaxar e entrar em um estado de transe hipnótico. Confie no terapeuta e no processo terapêutico, e esteja aberta a explorar sua mente e suas emoções de forma segura e controlada.

Mantenha-se relaxada: A hipnose funciona melhor quando você está relaxada e receptiva. Antes da sessão, pratique técnicas de relaxamento, como respiração profunda, meditação ou relaxamento muscular progressivo, para ajudar a acalmar sua mente e corpo.

Comunique-se com seu terapeuta: Durante a sessão de hipnose, se você se sentir desconfortável ou tiver alguma preocupação, não hesite em comunicar isso ao seu terapeuta. Eles estão lá para ajudá-la e podem ajustar a abordagem de acordo com suas necessidades.

Mantenha uma atitude positiva: Mantenha uma atitude positiva e receptiva em relação à hipnose e ao processo terapêutico. Acredite em sua capacidade de alcançar seus objetivos e confie no terapeuta para guiá-la ao longo do caminho.

Seguindo estas dicas e mantendo uma atitude aberta e receptiva, você estará preparada para uma experiência terapêutica positiva e potencialmente transformadora com a hipnose. Lembre-se de que a hipnose é uma ferramenta poderosa para promover mudanças positivas em sua vida, mas é importante trabalhar com um terapeuta qualificado e confiável para garantir uma experiência segura e eficaz.