como identificar a síndrome de Asperger em um adulto?

5 respostas
como identificar a síndrome de Asperger em um adulto?
Olá!
Como a Síndrome de Asperger atualmente é considerada uma síndrome do Espectro Autista, consideramos um Autismo leve. As características e comportamento são diferentes do autismo mais severo por exemplo. Para que esta identificação seja feita é preciso que o indivíduo procure um Neurologista ou Psiquiatra para um diagnóstico pelo qual saberá se de fato trata-se da Síndrome de Asperger.
Espero ter respondido à sua pergunta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Valeria Abatemarco
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
A síndrome de Asperger é uma forma de autismo leve. Deve ser muito bem diagnosticada por psiquiatra E psicólogo conjuntamente. Relate o que sente, o que acontece e eles o submeterão a um minucioso diagnóstico onde dirão se tem ou não. Aí sim, siga as orientações para um bom tratamento.
 Lucia Cassar
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Por ser uma síndrome dentro de um espectro, ou seja, existem diferentes graus de comprometimento, o melhor é levar o paciente em questão ao psiquiatra para um exame pormenorizado. Pela alta complexidade da síndrome essa especialidade médica poderá fazer um diagnóstico com precisão. Durante o tratamento médico é fundamental o acompanhamento com psicólogo.
Boa noite, a Síndrome de Asperger é semelhante ao autismo, que se manifesta desde a infância provocando alterações na forma de relacionar e se comunicar com outras pessoas, preferindo assim o isolamento, em casos leves é difícil perceber os sintomas chegando assim a vida adulta sem o conhecimento da síndrome, porém o
psiquiatra é o mais indicado para fazer esse diagnóstico !
 Ivone Marin Sanches Madjarof
Psicólogo, Psicanalista
Santo André, SP
A Sindrome de Asperger encontra-se dentro do espectro do autismo (TEA) .
Muitos adultos com a Sindrome encontram com o passar dos anos maneiras particulares de adaptação ao cotidiano. O número de pessoas não diagnosticadas é muito grande. Outras comorbidades podem ser adquiridas com o tempo e com isso a percepção do quadro fica mais difícil.
Cada caso é singular, níveis distintos, mas normalmente é comum a dificuldade na socialização, interesse por determinados temas específicos, facilidade de memorização, inteligência na média ou acima.
É um autismo funcional, conseguem trabalhar, estudar.
Neurologistas , psiquiatras e psicólogos com podem diagnosticar . Nem todo portador da síndrome necessitar fazer uso de medicações.

Especialistas

Shirley Tavares

Shirley Tavares

Psicopedagogo

Jacaré

Glaucia de Carvalho

Glaucia de Carvalho

Psicólogo

Belo Horizonte

Homero Pedro

Homero Pedro

Terapeuta complementar

São Paulo

Fabíola Carmen Souto Maior

Fabíola Carmen Souto Maior

Psicopedagogo

Bezerros

Rangel Silva Oliveira

Rangel Silva Oliveira

Psicopedagogo, Terapeuta complementar, Psicanalista

Capitólio

Gerlane Muniz

Gerlane Muniz

Psicopedagogo

Caucaia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 218 perguntas sobre Síndrome de asperger
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.