Como o estresse é causado? O porque a pessoa sente aperto no peito quando esta nervosa?

7 respostas
Como o estresse é causado?
O porque a pessoa sente aperto no peito quando esta nervosa?
O estresse pode ser causado por qualquer evento ou sensação que o faz se sentir frustrado, irritado ou nervoso. É uma sensação de medo, desconforto e preocupação. A origem desses sintomas nem sempre é conhecida. Muitas pessoas tem estresse quando precisam se adaptar ou passar por alguma mudança em sua s vidas. Sentimentos de estresse e ansiedade são comuns em pessoas que se sentem deprimidas e tristes. Quando essas sensações ocorrem com frequência a pessoa pode ter um distúrbio de ansiedade, porém, o estresse não afeta todas as pessoas da mesma maneira e muitas pessoas sentem os sintomas do estresse em seu corpo, como dores no abdome, cefaleias, tensão muscular e dor, ritmo cardíaco acelerado, batimento fora do ritmo, respiração acelerada, sudorese, tremores, tontura, além do aperto no peito ao ficar nervosa.

A causa é multifatorial.
O aperto no peito, se da em função de um processo bioquímico que acontece naturalmente, com descargar de hormônios que são excitatório.

Att
Sayonara Machado
O stress está dentro de você, ou seja, como você pensa e julga as situações, como por exemplo agir com pensamentos irracionais ou invés dos racionais.È na infância que se aprende a lidar com as situações, refletindo na fase adulta.È claro que existem fatores externos que causam também stress, mas são mobilizados a partir do seu funcionamento interno.
Os sintomas são inúmeros como depressão, apatia, raiva, derrame, enfarte, crises de ansiedade, pânico, nervosismo, distúrbios do sono, etc.. Muitas vezes, o indivíduo já tem esta predisposição, pois existe uma sensibilidade do organismo aos estímulos e experiências. O aperto no peito faz parte do quadro de stress.
O stress é uma reação fisiológica diante de alguma situação adversa e que o indivíduo acredita que não consegue lidar. E quando essa resposta fisiológica é vivenciada muitas vezes e a longo prazo, pode acarretar em muitos problemas de saúde, principalmente os cardiovasculares.
Quanto a dor no peito, levando-se em consideração de que já tenha avaliado o sintoma com um cardiologista, essa dor pode ser uma forma de resposta do seu organismo ante os stress que vivencia.
O stress pode ter muitas origens. Primeiramente se deve avaliar como está seu corpo e seus hábitos, por exemplo, sono, alimentação, prática de exercícios, carga de trabalho, relações familiares, lazer e atividades prazerosas etc, e se houver algo em desequilíbrio ajustar esses hábitos. Caso sua rotina esteja equilibrada podemos pensar em como você está lidando e sentindo aquilo que acontece com você. Será que fica ansioso demais, preocupado com questões que ainda não estão acontecendo? Para fazer essa investigação é legal conversar com um psicólogo, que pode te ajudar a enxergar dinâmicas e hábitos que estejam te fazendo mal, e a buscar estratégias e até te encaminhar pra outros serviço necessários.
O stress super ativa nosso sistema nervoso simpático liberando uma série de reações no corpo, incluindo o aperto no peito que você se refere. Nosso corpo e nossa mente trabalham juntos e as emoções provocam reações físicas.
Fico a disposição
O estresse é resultado de qualquer situação, boa ou ruim, e gera alterações no organismo.

Como a sua pergunta parece ser sobre o estresse que atua de forma negativa, falarei um pouco apenas sobre ele.

O estresse pode surgir a partir da necessidade de uma reestruturação na vida cotidiana, quando um desconforto é persistente, ou quando ocorreu algum trauma.

Em decorrência do estresse podem ocorrer reações físicas como dor no peito, coração acelerado, falta de ar, pressão arterial alta, sudorese, entre outras.

Outros sintomas podem ser: preocupação excessiva, sensação de medo e alterações de humor.

O ideal é procurar um médico para verificar se os sintomas físicos são decorrentes de estresse ou de algum problema de saúde.

Caso o problema seja de origem emocional procure uma psicóloga para tratar seu estresse.

Espero ter contribuído.
O estresse é definido como uma reação do organismo com componentes físicos e/ou psicológicos, causada pelas alterações psicofisiológicas que decorrem quando as pessoas se confrontam com uma situação que, de algum modo ou de outro, o irrite, amedronte, excite, ou confunda ou mesmo que as façam imensamente felizes.Entre os sintomas dores de cabeça,mau estar , palpitações, alterações de humor..persistindo os sintomas procure ajuda de uma medico