Como o hiperfoco pode ser usado para ajudar na socialização de pessoas com Transtorno do Espectro Au

2 respostas
Como o hiperfoco pode ser usado para ajudar na socialização de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem?
Essa é uma pergunta excelente — e também uma das chaves mais bonitas quando falamos de inclusão real. O hiperfoco, que muitas vezes é visto apenas como algo limitante, pode se tornar uma poderosa ponte de conexão social quando é compreendido e valorizado. Ele reflete o modo como o cérebro autista organiza o interesse, a curiosidade e o prazer de aprender: de forma intensa, detalhada e apaixonada.

Quando alguém no espectro fala sobre um tema de hiperfoco, o cérebro ativa circuitos de recompensa e de autorregulação emocional — é como se, naquele instante, tudo fizesse sentido e o mundo ficasse mais previsível. Aproveitar isso significa transformar o interesse profundo em um canal de encontro. Por exemplo, grupos, clubes ou comunidades que compartilham o mesmo tema podem se tornar espaços seguros para interagir, porque a conversa parte de algo que já é familiar e significativo.

Vale pensar: de que forma o hiperfoco dessa pessoa pode se tornar um ponto de contato com o outro, e não um muro de isolamento? O que acontece quando alguém escuta genuinamente o que ela compartilha? E como ela reage quando é convidada a mostrar o que sabe? Essas situações costumam gerar sentimentos de pertencimento e reconhecimento — dois elementos fundamentais para qualquer vínculo humano.

Em terapia, trabalhamos justamente esse equilíbrio: como preservar o valor do hiperfoco sem deixar que ele restrinja a vida social, ajudando a pessoa a se comunicar com base em seus pontos fortes, não em suas dificuldades.
Caso precise, estou à disposição.

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O hiperfoco pode ser utilizado como uma ponte para a socialização de pessoas com Transtorno do Espectro Autista ao transformar interesses intensos em oportunidades de interação compartilhada. Por exemplo, atividades em grupo relacionadas ao tema de interesse, discussões, jogos ou projetos que envolvam o foco da pessoa podem motivá-la a se engajar com os outros. Ao reconhecer e valorizar esse interesse, é possível criar contextos nos quais a comunicação e a colaboração se tornam mais naturais, permitindo que a pessoa pratique habilidades sociais dentro de um ambiente seguro e motivador, enquanto mantém a sensação de prazer e controle sobre a atividade.

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