Como o hiperfoco se conecta com a socialização no Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
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Como o hiperfoco se conecta com a socialização no Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
No TEA, o hiperfoco costuma aparecer como interesses específicos e intensos. Eles podem:
Ajudar: viram uma ponte social — falar sobre o tema, participar de grupos/comunidades e construir vínculos com quem compartilha o interesse.
Dificultar: quando o assunto domina a conversa, há pouca leitura de pistas sociais (turnos de fala, entonação, tédio do outro) e dificuldade de flexibilidade para mudar de tema, o que pode afastar pessoas.
Estratégias práticas (TCC/habilidades sociais):
Use o interesse como ponto de partida: combine “tempo do tema” + “tempo do outro” (ex.: regra 60/40).
Roteiros e sinais sociais: treinar abertura/encerramento de conversa, perguntas de acompanhamento, “pergunte-responda-pergunte”.
Pistas visuais: cartões lembretes (“pausar 3s”, “perguntar o que o outro acha”).
Feedback gentil de familiares/colegas (sinal combinado para trocar de assunto).
Grupos de afinidade estruturados (clubes, oficinas) para praticar troca e turnos de fala.
Gestão de energia sensorial: planejar encontros com pausas e locais menos ruidosos; recursos de autorregulação.
Treino de flexibilidade: “duas curiosidades sobre meu tema” + “uma pergunta sobre o tema do outro”.
Psicoeducação para a rede (família/escola/trabalho) e, quando indicado, uso de comunicação alternativa/visual.
Se você (ou seu filho) precisa de um plano social personalizado, posso ajudar a mapear interesses, metas e treinos semanais. Visite meu perfil para conhecer minha abordagem em TCC/TEA e, se fizer sentido, agende uma consulta.
Ajudar: viram uma ponte social — falar sobre o tema, participar de grupos/comunidades e construir vínculos com quem compartilha o interesse.
Dificultar: quando o assunto domina a conversa, há pouca leitura de pistas sociais (turnos de fala, entonação, tédio do outro) e dificuldade de flexibilidade para mudar de tema, o que pode afastar pessoas.
Estratégias práticas (TCC/habilidades sociais):
Use o interesse como ponto de partida: combine “tempo do tema” + “tempo do outro” (ex.: regra 60/40).
Roteiros e sinais sociais: treinar abertura/encerramento de conversa, perguntas de acompanhamento, “pergunte-responda-pergunte”.
Pistas visuais: cartões lembretes (“pausar 3s”, “perguntar o que o outro acha”).
Feedback gentil de familiares/colegas (sinal combinado para trocar de assunto).
Grupos de afinidade estruturados (clubes, oficinas) para praticar troca e turnos de fala.
Gestão de energia sensorial: planejar encontros com pausas e locais menos ruidosos; recursos de autorregulação.
Treino de flexibilidade: “duas curiosidades sobre meu tema” + “uma pergunta sobre o tema do outro”.
Psicoeducação para a rede (família/escola/trabalho) e, quando indicado, uso de comunicação alternativa/visual.
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No Transtorno do Espectro Autista, o hiperfoco se conecta à socialização de forma ambivalente. Por um lado, ele pode limitar interações, pois a pessoa tende a se concentrar intensamente em seu interesse específico, muitas vezes ignorando sinais sociais ou oportunidades de engajamento. Por outro lado, esse mesmo foco pode ser um ponto de convergência com os outros: ao criar espaços nos quais o interesse intenso seja compartilhado, discutido ou explorado em grupo, ele se torna um motivador para a interação, permitindo que a pessoa participe de atividades sociais de maneira significativa e prazerosa, construindo vínculos com base no que lhe é mais envolvente e seguro.
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