Como superar medo de assalto? Faz alguns anos que sofro com isso

18 respostas
Como superar medo de assalto? Faz alguns anos que sofro com isso
Olá, como está? A psicoterapia é uma ferramenta importante para lidar com esse tipo de questão. Visto que esta é uma condição que está te atrapalhando, dado o nível de sofrimento causado, é indicado que inicie acompanhamento. A psicoterapia irá lhe auxiliar na compreensão desse processo e dos pensamentos que estão sustentando essa emoção, assim como na proposta de estratégias de enfrentamento. A depender da abordagem é possível a chegar ao entendimento a respeito de como isso se formou e investigar sua relação com o medo no geral.
A depender da intensidade e prejuízo causados no dia a dia, recomenda-se também avaliação médica/psiquiátrica (por exemplo: se tem deixado de sair por conta disso. Ou ainda se a situação é suporta, mas com grande apreensão/desconforto, se apresenta pesadelos, alteração do sono, etc...).
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150

Olá! Você afirma na sua pergunta que a experiência de ter sido assaltado o(a) lhe traz medo e sofrimento. Para elaborar os afetos despertados a partir dessa experiência, seria importante iniciar um processo de análise. Em geral, as experiências não estão relacionadas a um único fator. Portanto, é necessário uma investigação a despeito do que pode ter ocorrido com você a partir dessa vivência. Nesse sentido, uma análise pode lhe ajudar tanto a se conhecer melhor, saber mais de si mesmo, como lhe ajudar a com esse "trauma". Recomendo que busque psicoterapia.
Olá! De acordo com o seu relato esta experiência tem trazido sofrimento mesmo depois de anos, o que pode ter causado um impacto grande na sua estrutura psíquica. O ideal seria buscar psicoterapia para avaliação do grau deste medo e se está impactando no seu dia-a-dia. Como medo de sair de casa, por exemplo. A psicoterapia é um trabalho de autoconhecimento e poderá contribuir a poder falar sobre os seus sentimentos em relação a esta questão e outras que podem estar relacionadas. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição.
Olá! Apesar de você ter passando por um evento tramático, que pode causar vários prejuízos em sua vida e até levá-lo ao desenvolvimento de um transtorno, conhecido como transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), a boa notícia é que existe tratamento, baseado em envidências científicas, que se mostra eficaz e pode lhe ajudar muito a superar e lidar melhor com o que aconteceu. Sugiro que busque por um profissinal capacitado para fazer uma avaliação psicológica e iniciar psicoterapia o quanto antes!
Olá, sinto muito que este evento traumático ainda esteja lhe prejudicando! Sugiro que procure um psicólogo(a), especializado (a) em Terapia Cognitivo Comportamento para efetuar uma avaliação em conjunto com você. Esta abordagem oferece ferramentas para intervenções em caso de traumas.
Os eventos traumáticos incluem todo evento que ameaça sua vida (ou a vida de alguém), ou a sua integridade como ser humano, por exemplo, tortura, estupro, etc. O TEPT é, em geral, definido como a persistência de sintomas de irritabilidade, culpa, hipervigilância, impaciência, depressão, etc. depois do evento, por pelo menos um mês, anos ou até mesmo uma vida toda, especialmente se não forem tratados. Procure ajuda profissional
Olá! Complementando o que já foi dito, a psicoterapia pode te auxiliar nesse processo. Até para entender se isso ocorre em relação a um evento anterior ou se esse medo surgiu sem uma causa “aparente”. Não podemos acreditar que um evento apenas pode desencadear o medo, mas eles podem ser disparadores. Considerando a sociedade em que vivemos, o medo de assaltos e de outros atos contra a nossa vida nos é reforçado em muitos momentos e pode impactar nesse medo que você relata.
Olá, tudo bem? Você passou por uma experiência traumática e que parece ter sido muito difícil, porém não há uma receita pronta em como se livrar disso, pois as experiências são muito singulares e a forma como lidamos depende de fatores pessoais e subjetivos. O mais indicado é procurar um psicólogo que lhe ajude a compreender o que esse acontecimento foi para você e a melhor maneira de enfrentar esse trauma, assim como outros fatores relacionados ao evento que podem estar de certa forma envolvidos e não sejam do seu conhecimento até o momento. Um grande abraço.
Olá, recomendo a psicoterapia, por meio de conversas periódicas com um psicólogo, será possível processar o momento traumático e superá-lo. Na terapia o psicólogo pode auxiliar você a identificar quais são esses gatilhos para poder evitá-los ou aprender a lidar melhor com eles e lembre-se: ainda que o trauma tenha gerado uma enorme dor, você não é o trauma, apenas passou por um e podemos te ajudar.
Olá! Com certeza a psicoterapia poderá ajudar bastante nesta experiência traumática. O medo e a ansiedade podem diminuir de forma significativa mediante a aplicação de técnicas específicas. Uma avaliação psicológica é recomendável, assim como uma avaliação psiquiátrica.
Olá! Sugiro psicoterapia, mas também acredito que uma boa Limpeza de Chakra irá te ajudar a realinhar seus chakras , que com certeza se desajustaram e estão influenciando.
Quando passamos por uma experiência desagradável e não conseguimos armazená-la de maneira adaptativa, entramos em um processo de transtorno de estresse pós traumático (TEPT), o que nos gera sintomas desagradáveis como medo que não passa, flashes da cena pela qual passamos, ansiedade, sensações físicas como suores, tremores entre outros. A terapia de EMDR é totalmente indicada no seu caso, uma vez que a técnica permite que memórias traumáticas sejam ressignificadas no cérebro. Superando desta forma, coisas ruins que aconteceram no passado. Sou psicoterapeuta certificada EMDR e me coloco à disposição. Atendo presencial e on line.
Sugiro buscar psicoterapia, pois a experiência de 1 assalto pode ser muito estressante e trazer à tona muitos medos e inseguranças.
A psicoterapia é de suma importância, mas sugiro associar a Terapia do Campo do Pensamento (TFT) é uma técnica simples que envolve tocar em pontos do corpo correspondendo aos meridianos usados ​​na acupuntura. Ao usar sequências específicas, o TFT pode ser usado para tratar uma variedade de problemas psicológicos. A Terapia do Campo do Pensamento tem sido usada para tratar comunidades inteiras que sofreram trauma psicológico após desastres naturais e conflitos violentos. Nesses é uma terapia Auxiliar, o TFT pode ser usado como uma terapia autônoma ou como um complemento para outro terapias psicológicas, removendo a dor de reviver os eventos traumáticos. Tenho usado com grandes resultados de forma online.
Olá! Como os colegas disseram acima, seria importante fazer psicoterapia e pode ser necessário acompanhamento de um psiquiatra, dependendo do quanto você tem sofrido com isso. Um abraço! Fique bem!
Olá! Dependendo de como você passou pelo assalto, pode ter gerado uma fobia. Portanto, busque por um bom Psicólogo, Cognitivo Comportamental Racional Emotivo e Hipnoterapeuta associado a técnica de EDMR.
Olá, sinto muito por como você se encontra após o evento traumático. Tais eventos podem ocorrer com qualquer pessoa, mas cada pessoa tem uma resposta individual à ele.
O trauma que te causou e te impacta até o momento pode não ter origem nesse evento relatado; ele pode ter sido o desencadeador. Para saber é necessário que passe pela avaliação psicológica.
Esse, como tantos outros traumas podem ser tratados com psicoterapia e/ou hipnose.
Procure ajuda de um profissional o quanto antes.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento do transtorno de estresse pós-traumático - R$ 200
Sugiro que busques uma psicoterapia para superar esse trauma e poder ter mais qualidade de vida. Sou especialista em transtornos pós traumáticos e posso te assegurar que é possível amenizar o seu sofrimento. Estou a disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!