Criança de 08 anos com muita birra, super nervoso (basta lhe pedir pra não fazer determinada coisa)

7 respostas
Criança de 08 anos com muita birra, super nervoso (basta lhe pedir pra não fazer determinada coisa) que já fica estressado ao ponto de se achar superior aos adultos de casa. Daí avança teimando, gritando e avança para agredir aos adultos da casa com força tremenda que sinto dificuldade em acalmá-lo.
A birra é um conduta na crianca que pode ser trabalhada de forma focal e rápida numa psicoterapia cognitivo comportamental ou análise do comportamento aplicada. São duas abordagens que realizam, treinamento de pais, orientando e empoderando você a interagir de forma eficaz com seu filho. Algumas crianças birrentas podem ter algum transtorno como autismo, TDAH entre outros que necessita ser avaliado por um profissional competente da psicologia. Coloco me a disposição para esclarecimentos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!

Esse comportamento é recente? Se for, pode ter algo incomodando (em casa, na escola, etc) e está sendo manifestando por meio dessa agressividade. Investigue!

Se ao longo dos últimos anos ela já vem apresentando comportamento parecido, ainda que não tão evidente, pode ser falta de "lei" mesmo, que veio a se manifestar mais abertamente agora pela própria idade. Falta de limites, de separar o que ela pode ou não definir, de deixar claro "quem manda", não no sentido do autoritarismo, mas de respeito.

Terceira hipótese, transtorno de hiperatividade que pode evidenciar a agressividade, mas vem acompanhado de várias outras características.

Quarta... como as pessoas em casa se comportam? são calmas ou agitadas, agressivas ou não. A criança imita comportamentos.

Será que essa criança tem sido "tratada como adolescente", como alguém que tem que dar conta de coisas acima da sua maturidade e com isso se sente no direito de mandar?? Reflita e procure ajuda profissional se necessário.
Olá!
Quando o comportamento de uma criança é frequentemente rebelde e desafiante , ela pode ser diagnósticada como sendo portadora TOD.
Mas é muito importante você buscar um psicólogo , para que possa estar avaliando o que está acontecendo com essa criança.
Não se prenda a um diagnóstico e sim busque ajuda o mais rápido possível de um profissional que poderá estar ajudando a criança e a família também.

Boa sorte.
É preciso observar bastante a criança. Muitos fatores podem estar por trás desses comportamentos. Não aceite diagnóstico algum sem a devida investigação. Além da história da criança é preciso conhecer o ambiente que ela convive, os costumes, valores, ritmo de vida e, sobretudo, a história dos pais e de outros adultos que estão ao seu redor. Lembre-se: a criança é um reflexo de tudo isso e o comportamento é uma forma de se manifestar.
Olá! Sugiro que consulte um psicólogo infantil. É importante compreender que o comportamento agressivo da criança pode ser considerado um sintoma de algo mais profundo. Junto com um psicólogo será possível trabalhar essas questões com a criança, criando uma nova forma de vinculação com ela. Antes de qualquer diagnóstico é preciso avaliar o contexto e história de vida da criança e dos responsáveis. Um diagnóstico precipitado sobre o comportamento da criança poderá limitar o olhar para questões que podem está gerando esses comportamento de agressividade e desobediência. Att., Pedro Pádua.
Bom dia,
a criança de 8 anos está em um momento do desenvolvimento chamado latência. Cronologicamente, esse período localiza-se aproximadamente entre os seis e dez anos de idade.

O início desse período é mais tenso e conflituoso que sua finalização, uma vez que a criança vai, aos poucos, interagindo melhor com o mundo que a cerca. Ou seja, a fase de latência corresponde a um aumento gradual no tempo de espera pela satisfação dos desejos da criança.

Aconselho que procure ajuda profissional, para que possas compreender o que está se passando com o seu filho e melhorar a relação de vocês. Me coloco a disposição. Abraço!
Busque a orientação de um psicólogo especialista em atendimento infantil. Certamente poderá lhe ajudar a desenvolver estrategias para lidar com a situação.

Especialistas

Michelle Teles Barbosa Lima

Michelle Teles Barbosa Lima

Psicólogo

Fortaleza

Fabiana Loureiro de Araújo

Fabiana Loureiro de Araújo

Terapeuta complementar

Juiz de Fora

Herbeth Almeida

Herbeth Almeida

Terapeuta complementar

Macapá

Daniela Souza

Daniela Souza

Psicopedagogo

Belém do Pará

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 63 perguntas sobre Transtorno da conduta
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.