Culpa persistente por algo que aconteceu no passado pode bloquear a libido feminina por completo ?

27 respostas
Culpa persistente por algo que aconteceu no passado pode bloquear a libido feminina por completo ?
Sim, como disse minha amiga Daniela, a culpa é um sentimento que nos trás grandes problemas emocionais. Recomendo procurar um profissional e deixar essa culpa no passado. Passado serve de experiência e é necessário viver o presente. Boa sorte!

Olá, a culpa é um dos sentimentos que mais nos acometem e fonte de queixa de boa parte dos pacientes. Pesquisar suas raízes e aprender a lidar com os acontecimentos que marcaram nossa trajetória é uma excelente forma de minimizar e por vezes nos livrarmos da culpa que tantas vezes nos paralisa as ações e a retomada de uma vida saudável, incluindo a vida sexual. Procure um psicólogo com quem possa dividir estas questões, o trabalho em parceria paciente e psicólogo certamente pode auxiliá-la a superar esta fase. Melhoras, conte comigo quando precisar.
Acontecimentos passados que geram sentimento de culpa podem comprometer a vida sexual, podendo ocorrer a perda do desejo e até mesmo o surgimento de disfunções sexuais, como vaginismo, anorgasmia, disfunção erétil, ejaculação precoce que dificultam o início e/ou continuidade da atividades sexual. É recomendável a ida ao psiquiatra e psicólogo, assim como fazer um check up completo para saber se está tudo em ordem.
Olá! Como você mesma disse: "a culpa persistente". se a culpa persiste é porquê com frequência esse passado está se retornando. É preciso saber fechar esse ciclo e recomeçar outro. Um processo terapêutico seria ótima ajuda.
Olá, bom dia.
O sentimento de culpa é um sofrimento após realizar uma reavaliação de comportamentos e atitudes que tivemos no passado. Alguns sentimentos que nos ligam ao passado como culpa, mágoa, remorso, dentre outros, podem prejudicar as áreas da vida a qual vivemos hoje, no presente, e a área sexual é uma delas. Te aconselho a ir em busca de uma psicoterapia para que você possa entender melhor esses sintomas e trabalhá-los junto com o psicólogo. Aconselho também a realizar exames laboratoriais.
Olá. Sim, é possivel. As vezes passamos por situações que exigem de nós muito mais recursos emocionais, cognitivos, psicológicos do que somos capazes de apresentar no momento. Isso pode resultar em uma experiência problemática geradora de angústia e sofrimento. Uma experiência com essa característica pode gerar efeitos persistentes ao longo da vida, como por exemplo a dificuldade de confiar, sentir prazer, se entregar afetivamente, problemas de autoestima, culpa, etc. Geralmente se assume uma forma padrão de se posicionamento frente a situações parecidas, uma forma estereotipada de resposta que tem uma função protetora contra a dor, porém paralisadora do desenvolvimento psicológico. Portanto, recomendo que converse com um psicólogo para tentar entender melhor a questão e as defesas envolvidas. Atenciosamente.
Olá. Sim, pode! Se tem algo do passado e você já suspeita que está interferindo seu presente (na líbido)e consequentemente seu futuro, já é um sinal de que esse algo do passado pode está bem vivo em seus momentos no presente. Sugiro que você busque investigar se essa hipótese é de fato verdadeira junto a um profissional na psicoterapia. Desde modo, você poderá se compreender melhor e seguir seu caminho sem uma possível sombra "mal resolvida" do passado. Digo mal resolvida porque se ela ainda está viva em seus pensamentos do agora, pode ser que necessite ainda ser tratada/assimilada/entendida/percebida/encerrada por você. Abraço
Olá, a culpa atua numa comparação onde a vítima e o algoz são a mesma pessoa. Ela vai atuar tanto no seu psíquico como no seu corpo ambas na forma dos mais variados sintomas. Afinal, "o culpado deve ser castigado". Essa última frase é um possível alimento que você ingere desde que diz conviver com esse sentimento debilitante. Um terapeuta lhe auxiliará primeiramente na busca do autoperdão. Outros elementos importantes para uma vida plena e saudável. Qualquer dúvida fico a disposição . Abraços
Olá sugiro que faça terapia. Se possível a Terapia Cognitivo-Comportamental. Pois nestes casos tem se mostrado bem eficiente, principalmente por meio da psicoeducacao. Abraços
Olá, o sentimento de culpa é algo muito poderoso na nossa vida subjetiva, porque não depende apenas dos acontecimentos reais. Muitas vezes o que permanece como "traumático" reside nas dificuldades enfrentadas no processo de simbolização do que foi vivido. Uma vez que isso possa ser enfrentado e elaborado, as amarras que prendem a pessoa numa espécie de repetição da mesma cena podem ser soltas. Ou seja, se você se permitir atravessar esse evento que desencadeou o sentimento de culpa, sua vida - inclusive a sexual - poderá ser mais plena.
Sim, é possível. Procure de preferência um psicoterapeuta sistêmico ou fenomenológico, este lhe ajudará a fazer contato, presentificando e ressignificando o trauma (prazer x culpa). Também possibilitará olhar para todo seu sistema, sem julgamentos, uma vez que é possível que esta culpa seja uma repetição de padrão familiar, materno ou paterno.
Olá. A culpa pode sim, inibir a sua libido, assim como trazer dificuldades em diversos aspectos de sua vida emocional e amorosa.
Referente a abordagem, o mais importante é encontrar um bom profissional, que lhe ofereça segurança para enfrentar esse desafio.
Um dos momentos mais sublimes da terapia é quando o cliente começa a exercitar a autocompaixão. Nesse momento, tem-se a oportunidade de passar a vida a limpo, perdoar o que pode ser perdoado, se libertar daquilo que aprisiona. A culpa é um dos temas mais recorrentes na terapia, é importante que você procure um profissional de psicologia para trabalhar aquilo que está te deixando "presa" no seu passado.
Olá. Pode,sim. Nossos estados afetivos inevitavelmente influenciam a libido e a relação com a sexualidade. A relação da culpa com a sexualidade é um assunto antigo e muito discutido na Psicologia e Psicanálise. Acho interessante ter alguém que confie e que possa compartilhar tal experiência e sentimento, e o profissional de saúde mental acaba sendo uma referência para isso.
A sexualidade se manifesta através de uma "energia" chamada libido e esta pode ser afetada pelos estados emocionais das pessoas tanto para mais ou para menos.Procure ajuda de um psicólogo para trabalhar a origem desse sentimento de culpa e ressignifica-los.
Recomendo fazer uma avaliação médica em conjunto com a psicoterapia. É importante investigar os aspectos hormonais.
Um psicólogo com certeza irá te ajudar .
Sim, é possível. Mas o importante mesmo é você buscar um psicólogo e terapeuta sexual para fazer uma análise mais minuciosa. Afinal, falta de B12, Zinco, depressão, alterações na tiroide, problemas hormonais ou outros acontecimentos podem fazer com que se perca à libido.Porque, atração, desejo,à libido e o amor são coisas distintas, apesar de terem ou não relação.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá, pode sim causar bloqueios, o ideal e procurar um Psicólogo, sessões de psicoterapia pode ajudar a superar a sessação de culpa.
O cérebro tem importante papel no processo de excitação, ou seja, todas as sensações, estímulos e desejos passam por ele, que depois manda sinais para outras partes do corpo. Por este motivo, os problemas e o excesso de pensamentos acabam por se tornar um grande vilão da libido das mulheres, especialmente daquelas que não se desligam dessas questões para dar abertura aos prazeres da vida, assim como o sexo.
Estimular a concentração para tentar se desligar dos pensamentos excessivos é um ótimo começo para combater este mal. Na hora da relação sexual, procure relaxar e se concentrar em cada gesto, voz, cheiro e movimento que seu parceiro produz. Somente deixe fluir pensamentos proporcionados por esta sensação. Deixe-se envolver, se solte, procure neste momento sentir amor por você mesma.
Olá. Muitos são os fatores que podem influenciar na libido. Pode ser algo do passado, como pode não ser. O interessante é você buscar a ajuda de um psicólogo para você entender o que está acontecendo. Atenciosamente.
Olá!
Primeiramente, antes de se pensar em terapia, você precisa ir ao seu medico para que seja realizado exames clínicos, descartadas as possibilidades de algum problema de ordem orgânica, partimos para o emocional.
Os principais fatores que contribuem para a perda na libido são emocionais. Procure ajuda terapêutica para entender como está seu momento de vida e se realmente é só esse o motivo, citado por você, que está causando a diminuição na sua libido.
Olá!! Sim, a culpa e a falta líbido podem estar relacionadas. As emoções podem influenciar em diversas áreas do nosso corpo, principalmente quando há algo que pode ter marcado algum período da sua vida, ou algo que está acontecendo no momento. Procure um psicólogo para que juntos vocês possam investigar e cuidar deste sentimento de culpa que você sente. Muitas vezes para superarmos algo, precisamos olhar para e dar a atenção para aquele sentimento. Qualquer dúvida, fico à disposição. Um abraço!!!
Te convidamos para uma consulta: Atendimento psicológico online para adulto - R$ 100
Bom dia. Acrescentando algo aos que os colegas já disseram, nosso passado nos faz entender a vida como ela esta hoje. São referencias, e a culpa é sem duvida um problema que pode ser trabalhado e fazer dessa referencia uma questão hoje positiva e ou adequada ao olhar para frente.
Olá, a inibição de desejo sexual pode ser gerada por diversos motivos e culpa é uma delas, contudo, se esta culpa está aí por tanto tempo, imagino que ela não deva apenas afetar a resposta sexual, neste sentido fazer uma terapia focada em sexualidade seria ótimo, mas aconselho que procure por terapia, seja focada ou não.
A disposição.
Boa sorte
Sim, pode sim. Os sentimentos de culpa podem desviar a atenção e a energia mental da atividade sexual, fazendo com que fique difícil ou impossível se envolver sexualmente.
A culpa, pode afetar a sua autoestima e autoconfiança

É importante buscar apoio para lidar com a culpa persistente e seus efeitos na libido e na vida sexual. Leve em consideração que um profissional pode te ajudar a explorar esses sentimentos de culpa, te ajudar a desenvolver estratégias de enfrentamento saudáveis e trabalhar na reconstrução da intimidade sexual o que melhorará e muito sua autoconfiança novamente. Fica bem

Sim, a culpa persistente por algo que aconteceu no passado pode ter um impacto significativo na libido feminina e em sua resposta sexual. Sentimentos de culpa podem ser emocionalmente pesados ​​e afetar o bem-estar geral de uma pessoa, inclusive sua vida sexual.

A culpa é uma emoção complexa que pode surgir por diversas razões, como a sensação de ter ferido alguém, agido de forma contrária aos próprios valores, ou por ter cometido um erro significativo no passado. Esses sentimentos podem criar uma barreira emocional que dificulta a conexão com o prazer e a intimidade, afetando a libido e o desejo sexual.

Quando a mente está ocupada com pensamentos e sentimentos de culpa, pode ser difícil para uma pessoa relaxar e se entregar ao momento íntimo com o parceiro. A culpa pode gerar ansiedade, insegurança e autocrítica, o que pode dificultar a demora e a resposta sexual.

Além disso, a culpa pode afetar a autoestima e a autoimagem da pessoa, fazendo com que ela se sinta satisfeita ou indesejável sexualmente, o que pode levar a uma diminuição da libido.

Se você ou alguém que conhece está enfrentando dificuldades com a libido devido a sentimentos de culpa, é essencial buscar apoio e compreensão. A terapia pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar a explorar esses sentimentos e encontrar maneiras saudáveis ​​de lidar com eles. Um terapeuta especializado em sexualidade ou saúde mental pode auxiliar na abordagem dessas questões de forma segura e sem julgamentos, permitindo a reconstrução de uma conexão mais saudável com a sexualidade e o prazer.
Te convidamos para uma consulta: - R$ 120
Sim. Inicie processo de psicoterapia, tenho confiança de que vai te ajudar.
Sim, as emoções, lições aprendidas de situações vividas, verdades criadas sobre como a sexualidade deve funcionar, do que é ou não normal, pensamentos intrusos na hora do ato sexual, tudo isso influencia o quanto você vai se sentir confortável para estar em uma relação e consequentemente sentir prazer com ela.