Culpa persistente por algo que aconteceu no passado pode bloquear a libido feminina por completo ?

36 respostas
Culpa persistente por algo que aconteceu no passado pode bloquear a libido feminina por completo ?
Sim, como disse minha amiga Daniela, a culpa é um sentimento que nos trás grandes problemas emocionais. Recomendo procurar um profissional e deixar essa culpa no passado. Passado serve de experiência e é necessário viver o presente. Boa sorte!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Daniela Abarca
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
Olá, a culpa é um dos sentimentos que mais nos acometem e fonte de queixa de boa parte dos pacientes. Pesquisar suas raízes e aprender a lidar com os acontecimentos que marcaram nossa trajetória é uma excelente forma de minimizar e por vezes nos livrarmos da culpa que tantas vezes nos paralisa as ações e a retomada de uma vida saudável, incluindo a vida sexual. Procure um psicólogo com quem possa dividir estas questões, o trabalho em parceria paciente e psicólogo certamente pode auxiliá-la a superar esta fase. Melhoras, conte comigo quando precisar.
 Luciana Gurjão Santos
Psicólogo
Fortaleza
Acontecimentos passados que geram sentimento de culpa podem comprometer a vida sexual, podendo ocorrer a perda do desejo e até mesmo o surgimento de disfunções sexuais, como vaginismo, anorgasmia, disfunção erétil, ejaculação precoce que dificultam o início e/ou continuidade da atividades sexual. É recomendável a ida ao psiquiatra e psicólogo, assim como fazer um check up completo para saber se está tudo em ordem.
Olá! Como você mesma disse: "a culpa persistente". se a culpa persiste é porquê com frequência esse passado está se retornando. É preciso saber fechar esse ciclo e recomeçar outro. Um processo terapêutico seria ótima ajuda.
 Fernanda Uchoa
Psicólogo
Fortaleza
Olá, bom dia.
O sentimento de culpa é um sofrimento após realizar uma reavaliação de comportamentos e atitudes que tivemos no passado. Alguns sentimentos que nos ligam ao passado como culpa, mágoa, remorso, dentre outros, podem prejudicar as áreas da vida a qual vivemos hoje, no presente, e a área sexual é uma delas. Te aconselho a ir em busca de uma psicoterapia para que você possa entender melhor esses sintomas e trabalhá-los junto com o psicólogo. Aconselho também a realizar exames laboratoriais.
Olá. Sim, é possivel. As vezes passamos por situações que exigem de nós muito mais recursos emocionais, cognitivos, psicológicos do que somos capazes de apresentar no momento. Isso pode resultar em uma experiência problemática geradora de angústia e sofrimento. Uma experiência com essa característica pode gerar efeitos persistentes ao longo da vida, como por exemplo a dificuldade de confiar, sentir prazer, se entregar afetivamente, problemas de autoestima, culpa, etc. Geralmente se assume uma forma padrão de se posicionamento frente a situações parecidas, uma forma estereotipada de resposta que tem uma função protetora contra a dor, porém paralisadora do desenvolvimento psicológico. Portanto, recomendo que converse com um psicólogo para tentar entender melhor a questão e as defesas envolvidas. Atenciosamente.
 Ada Natália Firmino
Psicólogo
Fortaleza
Olá. Sim, pode! Se tem algo do passado e você já suspeita que está interferindo seu presente (na líbido)e consequentemente seu futuro, já é um sinal de que esse algo do passado pode está bem vivo em seus momentos no presente. Sugiro que você busque investigar se essa hipótese é de fato verdadeira junto a um profissional na psicoterapia. Desde modo, você poderá se compreender melhor e seguir seu caminho sem uma possível sombra "mal resolvida" do passado. Digo mal resolvida porque se ela ainda está viva em seus pensamentos do agora, pode ser que necessite ainda ser tratada/assimilada/entendida/percebida/encerrada por você. Abraço
Olá, a culpa atua numa comparação onde a vítima e o algoz são a mesma pessoa. Ela vai atuar tanto no seu psíquico como no seu corpo ambas na forma dos mais variados sintomas. Afinal, "o culpado deve ser castigado". Essa última frase é um possível alimento que você ingere desde que diz conviver com esse sentimento debilitante. Um terapeuta lhe auxiliará primeiramente na busca do autoperdão. Outros elementos importantes para uma vida plena e saudável. Qualquer dúvida fico a disposição . Abraços
Olá sugiro que faça terapia. Se possível a Terapia Cognitivo-Comportamental. Pois nestes casos tem se mostrado bem eficiente, principalmente por meio da psicoeducacao. Abraços
Olá, o sentimento de culpa é algo muito poderoso na nossa vida subjetiva, porque não depende apenas dos acontecimentos reais. Muitas vezes o que permanece como "traumático" reside nas dificuldades enfrentadas no processo de simbolização do que foi vivido. Uma vez que isso possa ser enfrentado e elaborado, as amarras que prendem a pessoa numa espécie de repetição da mesma cena podem ser soltas. Ou seja, se você se permitir atravessar esse evento que desencadeou o sentimento de culpa, sua vida - inclusive a sexual - poderá ser mais plena.
 Raquel Hahn
Psicólogo
Rio de Janeiro
Sim, é possível. Procure de preferência um psicoterapeuta sistêmico ou fenomenológico, este lhe ajudará a fazer contato, presentificando e ressignificando o trauma (prazer x culpa). Também possibilitará olhar para todo seu sistema, sem julgamentos, uma vez que é possível que esta culpa seja uma repetição de padrão familiar, materno ou paterno.
 Clayton Senhoreli
Psicólogo
São Paulo
Olá. A culpa pode sim, inibir a sua libido, assim como trazer dificuldades em diversos aspectos de sua vida emocional e amorosa.
Referente a abordagem, o mais importante é encontrar um bom profissional, que lhe ofereça segurança para enfrentar esse desafio.
Um dos momentos mais sublimes da terapia é quando o cliente começa a exercitar a autocompaixão. Nesse momento, tem-se a oportunidade de passar a vida a limpo, perdoar o que pode ser perdoado, se libertar daquilo que aprisiona. A culpa é um dos temas mais recorrentes na terapia, é importante que você procure um profissional de psicologia para trabalhar aquilo que está te deixando "presa" no seu passado.
 Danilo Tubbs
Psicólogo, Psicanalista
Niterói
Olá. Pode,sim. Nossos estados afetivos inevitavelmente influenciam a libido e a relação com a sexualidade. A relação da culpa com a sexualidade é um assunto antigo e muito discutido na Psicologia e Psicanálise. Acho interessante ter alguém que confie e que possa compartilhar tal experiência e sentimento, e o profissional de saúde mental acaba sendo uma referência para isso.
 Meire Santos
Psicólogo
São Paulo
A sexualidade se manifesta através de uma "energia" chamada libido e esta pode ser afetada pelos estados emocionais das pessoas tanto para mais ou para menos.Procure ajuda de um psicólogo para trabalhar a origem desse sentimento de culpa e ressignifica-los.
Dra. Thalita Olivëira
Psicólogo
Fortaleza
Recomendo fazer uma avaliação médica em conjunto com a psicoterapia. É importante investigar os aspectos hormonais.
Um psicólogo com certeza irá te ajudar .
Sim, é possível. Mas o importante mesmo é você buscar um psicólogo e terapeuta sexual para fazer uma análise mais minuciosa. Afinal, falta de B12, Zinco, depressão, alterações na tiroide, problemas hormonais ou outros acontecimentos podem fazer com que se perca à libido.Porque, atração, desejo,à libido e o amor são coisas distintas, apesar de terem ou não relação.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Henrique José Almeida
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá, pode sim causar bloqueios, o ideal e procurar um Psicólogo, sessões de psicoterapia pode ajudar a superar a sessação de culpa.
O cérebro tem importante papel no processo de excitação, ou seja, todas as sensações, estímulos e desejos passam por ele, que depois manda sinais para outras partes do corpo. Por este motivo, os problemas e o excesso de pensamentos acabam por se tornar um grande vilão da libido das mulheres, especialmente daquelas que não se desligam dessas questões para dar abertura aos prazeres da vida, assim como o sexo.
Estimular a concentração para tentar se desligar dos pensamentos excessivos é um ótimo começo para combater este mal. Na hora da relação sexual, procure relaxar e se concentrar em cada gesto, voz, cheiro e movimento que seu parceiro produz. Somente deixe fluir pensamentos proporcionados por esta sensação. Deixe-se envolver, se solte, procure neste momento sentir amor por você mesma.
Olá. Muitos são os fatores que podem influenciar na libido. Pode ser algo do passado, como pode não ser. O interessante é você buscar a ajuda de um psicólogo para você entender o que está acontecendo. Atenciosamente.
Olá!
Primeiramente, antes de se pensar em terapia, você precisa ir ao seu medico para que seja realizado exames clínicos, descartadas as possibilidades de algum problema de ordem orgânica, partimos para o emocional.
Os principais fatores que contribuem para a perda na libido são emocionais. Procure ajuda terapêutica para entender como está seu momento de vida e se realmente é só esse o motivo, citado por você, que está causando a diminuição na sua libido.
Olá!! Sim, a culpa e a falta líbido podem estar relacionadas. As emoções podem influenciar em diversas áreas do nosso corpo, principalmente quando há algo que pode ter marcado algum período da sua vida, ou algo que está acontecendo no momento. Procure um psicólogo para que juntos vocês possam investigar e cuidar deste sentimento de culpa que você sente. Muitas vezes para superarmos algo, precisamos olhar para e dar a atenção para aquele sentimento. Qualquer dúvida, fico à disposição. Um abraço!!!
Te convidamos para uma consulta: Atendimento psicológico online para adulto - R$ 100
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Bom dia. Acrescentando algo aos que os colegas já disseram, nosso passado nos faz entender a vida como ela esta hoje. São referencias, e a culpa é sem duvida um problema que pode ser trabalhado e fazer dessa referencia uma questão hoje positiva e ou adequada ao olhar para frente.
 Diego Henrique Viviani
Psicólogo, Sexólogo
São Paulo
Olá, a inibição de desejo sexual pode ser gerada por diversos motivos e culpa é uma delas, contudo, se esta culpa está aí por tanto tempo, imagino que ela não deva apenas afetar a resposta sexual, neste sentido fazer uma terapia focada em sexualidade seria ótimo, mas aconselho que procure por terapia, seja focada ou não.
A disposição.
Boa sorte
 Sara Guedes
Psicólogo
São Paulo
Sim, pode sim. Os sentimentos de culpa podem desviar a atenção e a energia mental da atividade sexual, fazendo com que fique difícil ou impossível se envolver sexualmente.
A culpa, pode afetar a sua autoestima e autoconfiança

É importante buscar apoio para lidar com a culpa persistente e seus efeitos na libido e na vida sexual. Leve em consideração que um profissional pode te ajudar a explorar esses sentimentos de culpa, te ajudar a desenvolver estratégias de enfrentamento saudáveis e trabalhar na reconstrução da intimidade sexual o que melhorará e muito sua autoconfiança novamente. Fica bem

 Rodrigo Teixeira
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
Sim, a culpa persistente por algo que aconteceu no passado pode ter um impacto significativo na libido feminina e em sua resposta sexual. Sentimentos de culpa podem ser emocionalmente pesados ​​e afetar o bem-estar geral de uma pessoa, inclusive sua vida sexual.

A culpa é uma emoção complexa que pode surgir por diversas razões, como a sensação de ter ferido alguém, agido de forma contrária aos próprios valores, ou por ter cometido um erro significativo no passado. Esses sentimentos podem criar uma barreira emocional que dificulta a conexão com o prazer e a intimidade, afetando a libido e o desejo sexual.

Quando a mente está ocupada com pensamentos e sentimentos de culpa, pode ser difícil para uma pessoa relaxar e se entregar ao momento íntimo com o parceiro. A culpa pode gerar ansiedade, insegurança e autocrítica, o que pode dificultar a demora e a resposta sexual.

Além disso, a culpa pode afetar a autoestima e a autoimagem da pessoa, fazendo com que ela se sinta satisfeita ou indesejável sexualmente, o que pode levar a uma diminuição da libido.

Se você ou alguém que conhece está enfrentando dificuldades com a libido devido a sentimentos de culpa, é essencial buscar apoio e compreensão. A terapia pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar a explorar esses sentimentos e encontrar maneiras saudáveis ​​de lidar com eles. Um terapeuta especializado em sexualidade ou saúde mental pode auxiliar na abordagem dessas questões de forma segura e sem julgamentos, permitindo a reconstrução de uma conexão mais saudável com a sexualidade e o prazer.
Te convidamos para uma consulta: - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Sim. Inicie processo de psicoterapia, tenho confiança de que vai te ajudar.
 Tatiane Riquetto
Psicólogo
São Paulo
Sim, as emoções, lições aprendidas de situações vividas, verdades criadas sobre como a sexualidade deve funcionar, do que é ou não normal, pensamentos intrusos na hora do ato sexual, tudo isso influencia o quanto você vai se sentir confortável para estar em uma relação e consequentemente sentir prazer com ela.
 Mariana Karla
Psicólogo
Divinópolis
vou complementar o que os meus colegas de profissão pontuaram:
libido é energia de vida, o que te motiva a viver e ter desejo para colocar seus planos em ação. Se você, por qualquer motivo que for, tenha questões mal resolvidas do passado e gere em você sentimentos "negativos, como a culpa, muito provável que isso, de alguma forma, impacte sua libido. Uma vez que impacta sua energia de vida, também é esperado que impacte seu desejo por sexo. Afinal de contas tudo esta relacionado. Gosto muito de afirmar que somos sistêmicas, ou seja, tudo esta conectado: corpo, mente, espiritual, passado, presente, futuro...
Espero ter colaborado para sua dúvida.
 André Luiz Almeida
Psicólogo
Belo Horizonte
Sim, a culpa persistente pode afetar a libido de forma significativa. Emoções intensas como a culpa podem criar um bloqueio emocional, gerando uma desconexão com o prazer e a própria sexualidade. A sensação de autocobrança e julgamento interno pode interferir nas respostas emocionais e físicas, levando ao distanciamento ou até à dificuldade em sentir desejo.

A psicoterapia oferece um espaço seguro para explorar essas emoções, ajudando a pessoa a compreender as causas da culpa e a aliviar o peso emocional associado a ela. Abordagens como a psicanálise ou a psicologia analítica, que investigam os conflitos inconscientes e as emoções profundas, podem ser especialmente úteis para ressignificar experiências do passado, promovendo um reencontro com a própria sexualidade e uma reconexão com o prazer e o bem-estar pessoal.
 Tainá Sampaio
Psicólogo
Salvador
Na maioria das vezes não é uma coisa só que impacta a nossa libido, mas sim um conjunto de questões sociais, individuais e de relacionamento que se interseccionam. Converse em terapia para ter uma visão mais nítida do que está relacionado a essa queixa de libido. Mas saiba que viver uma sexualidade saudável ainda é possível.
 Caren Gutheil Dias
Psicólogo
Novo Hamburgo
Seria importante saber a história de vida e familiar, bem como hábitos, gatilhos etc.. Entre na minha página Google e fique à vontade para tirar suas dúvidas!
 Luíza Pedroso Cunha
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
Olá! Sim, a culpa persistente pode ter efeitos profundos sobre o desejo, incluindo o bloqueio da libido feminina. Para a psicanálise, a culpa está ligada a conflitos inconscientes e ao que o sujeito acredita ter falhado em relação às suas próprias exigências internas ou às do outro. Quando essa culpa ocupa um lugar central, pode interferir na relação com o corpo, o prazer e o desejo, como se fosse uma punição inconsciente. Na análise, o trabalho é compreender de onde vem essa culpa e o que ela representa, abrindo espaço para que o desejo possa se reinscrever de outra maneira.







 Michelle Novello
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá, agradeço por trazer essa pergunta tão importante e delicada. Sim, a culpa persistente por algo vivido no passado pode, sim, impactar profundamente a libido feminina — e isso não acontece por fraqueza ou "problema", mas porque nosso corpo e nossa mente estão profundamente conectados.

A culpa, quando mantida por muito tempo, pode gerar estados de tensão, autocobrança, medo de julgamento e até desconexão com o próprio corpo e com o prazer. Ela pode ocupar um espaço tão grande dentro da experiência emocional que acaba “silenciando” o desejo, como uma forma de proteção ou punição inconsciente.

A boa notícia é que isso pode ser cuidado. Em um espaço terapêutico seguro, é possível compreender as origens dessa culpa, ressignificar essa vivência e, aos poucos, recuperar a relação com o prazer, com o corpo e com o próprio valor.

Você não está sozinha — e não precisa carregar isso em silêncio. Há caminhos de acolhimento e reconexão possíveis.
 Rhuan  Aguilar
Psicólogo, Sexólogo
São Bernardo do Campo
Olá, Tudo bem?
Sim, a culpa persistente por algo do passado pode bloquear completamente a libido feminina.

Essa culpa não fica só no pensamento, ela atinge o corpo, a autoestima e a capacidade de se sentir merecedora de prazer. Quando uma mulher carrega arrependimento profundo, especialmente ligado ao sexo, ao corpo ou a escolhas mal resolvidas, isso pode gerar um desligamento completo do desejo.

A resposta sexual feminina está muito ligada ao estado emocional. Se há julgamento interno, medo de repetir erros ou sensação de merecer punição, o corpo simplesmente não permite a entrega .

Isso não é frescura, fraqueza ou problema físico, é uma defesa emocional automática.

Se você reconhece isso na sua vida, buscar ajuda profissional pode ajudar a entender de onde vem essa culpa e como reconstruir sua relação com o desejo, sem julgamento.

Caso precise, estou à disposição.
Dr. Rafael Peixoto
Psicólogo, Terapeuta complementar
Petrópolis
Obrigado pela sua pergunta tão importante e delicada. A culpa persistente relacionada a eventos do passado pode, sim, afetar profundamente diversas áreas da vida emocional e corporal, incluindo a libido feminina. Imagine carregar um peso invisível que consome energia e prazer; assim acontece quando emoções negativas, como a culpa, ficam enraizadas sem serem processadas. Isso pode criar um bloqueio emocional que reduz o interesse e o desejo sexual, tornando difícil desfrutar da intimidade.

Esse impacto está ligado à forma como sentimentos intensos interferem na conexão consigo mesma e com o parceiro, afetando o equilíbrio hormonal e emocional. Reconhecer essa relação é o primeiro passo para resgatar o prazer e o bem-estar.

Agradeço sua confiança em buscar esclarecimento e estou à disposição para orientar sobre um acompanhamento que promova o cuidado integral e a recuperação da qualidade de vida.
Sim, a culpa pode afetar profundamente o desejo sexual feminino.
Quando uma mulher carrega sentimentos de culpa, vergonha ou arrependimento em relação ao passado — seja por experiências afetivas, sexuais ou decisões pessoais — o corpo tende a se defender.
Essa defesa pode se manifestar como falta de libido, dificuldade de sentir prazer ou desconexão com o próprio corpo.

Na psicanálise, entendemos que o desejo é um movimento de liberdade interna. Quando o superego (a instância moral da mente) está muito rígido e punitivo, ele impede essa liberdade e transforma o prazer em algo ameaçador.

A psicoterapia é o caminho mais indicado para elaborar essa culpa, compreender suas origens e abrir espaço para uma sexualidade mais livre, sem medo de sentir.
Com o tempo, é possível reconciliar-se com o próprio corpo e permitir que o prazer volte a ser uma experiência de presença, e não de punição.

Especialistas

Léia Ribeiro de Morais

Léia Ribeiro de Morais

Psicólogo

Alta Floresta

Adriana Spadoni

Adriana Spadoni

Psicólogo

Campinas

Desiree Monteiro Cordeiro

Desiree Monteiro Cordeiro

Psicólogo

São Paulo

Wilson Nascimento Almeida Junior

Wilson Nascimento Almeida Junior

Psicólogo

São Paulo

Fernanda Mitre Cotta

Fernanda Mitre Cotta

Ginecologista

Belo Horizonte

Cinthia Borduque

Cinthia Borduque

Ginecologista

Gama

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 234 perguntas sobre Distúrbios na libido
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.