De que forma a minha agitação mental me impede de encontrar um sentido na vida?

3 respostas
De que forma a minha agitação mental me impede de encontrar um sentido na vida?
 Caroline Gandara
Psicólogo
Rio de Janeiro
A agitação mental dificulta encontrar sentido na vida porque mantém a mente presa em ruídos, preocupações e distrações, impedindo foco e reflexão profunda. Sem silêncio interior, não conseguimos perceber o que realmente importa nem construir uma narrativa coerente sobre nossa própria história.

Pequenos passos ajudam: respirar de forma consciente alguns minutos por dia, anotar no diário momentos que trouxeram significado e dedicar tempo a uma atividade simples que expresse seus valores. Ao reduzir a agitação, abrimos espaço para clareza, presença e propósito.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A agitação mental ocupa todo o espaço interno com pensamentos acelerados, preocupações e cenários futuros, impedindo o silêncio necessário para refletir, sentir e perceber o que realmente importa. Quando a mente está sempre em alerta, não há espaço para observar os próprios valores, desejos e direcionamentos e sem isso, fica muito mais difícil construir sentido na vida.
Dra. Vanessa Machado
Psicólogo, Psicanalista
Ribeirão Preto
A agitação mental tende a ocupar todo o espaço psíquico disponível, deixando pouco lugar para que algo possa ganhar sentido. Quando a mente está constantemente acelerada (tomada por pensamentos repetitivos, antecipações, auto cobranças ou ruminações), a experiência deixa de ser vivida. Tudo vira urgência, ruído ou tentativa de controle. Nesse estado, falta tempo e silêncio interno para que o sujeito se escute e reconheça o que, de fato, o afeta. Essa agitação pode funcionar, inclusive, como uma defesa contra o encontro com perguntas mais fundamentais, como desejo, perda e limite. A análise pode ser um lugar para transformar esse excesso de ruído em algo que possa ser escutado e elaborado.

Especialistas

Natalia Ventura

Natalia Ventura

Psicólogo

Cachoeirinha

Gisele de Brito

Gisele de Brito

Psicólogo

Jacareí

Reginaldo Guimarães

Reginaldo Guimarães

Psicólogo

Ourinhos

Shaira Campos Da Silva Ferreira Do Canto

Shaira Campos Da Silva Ferreira Do Canto

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Dahiane Roberta Alves de Oliveira

Dahiane Roberta Alves de Oliveira

Fisioterapeuta

Cacoal

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1020 perguntas sobre Psicoterapia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.