Depressão causa problemas Cognitivos, como Lerdeza mental, confusão, muita falta de atenção e Dificuldade

12 respostas
Depressão causa problemas Cognitivos, como Lerdeza mental, confusão, muita falta de atenção e Dificuldade de lembrar coisas e aprender, isso pode ser algo ligado a depressão? Fui num Neurologista e ele nem me passou exame, só mandou tomar um Anti-depressivo, e agora?
Ola! É fundamental investir na psicoterapia, além dos medicamentos. Entender sua história, emoções, conflitos internos serão necessários para ter um tratamento completo. Tb a prática de uma atividade física, alimentação equilibrada e maior contato com a natureza! Abraço

Todos esse sintomas de prejuízos cognitivos citados por você podem, sim, estar relacionados a um quadro de depressão (comumente estão, em maior ou menos escala, de acordo com cada pessoa). Os prejuízos cognitivos causados ou relacionados a quadro de depressão tendem a diminuir conforme melhora do quadro de humor; ou seja, o tratamento medicamentoso + psicoterapia, combinação indicada para tratar quadro depressivo, é o indicado. Em caso de não haver melhora dos prejuízos após o tratamento do quadro (que leva meses ou anos), orienta-se avaliação neuropsicológica e retorno ao médico (psiquiatra e/ou neurologista).
Olá! Os prejuízos citados são condizentes com o transtorno depressivo. Normalmente esses prejuízos são relacionados à diminuição da atenção que é presente no transtorno. Seguindo o tratamento psiquiátrico e psicoterapêutico você poderá encontrar a diminuição desses sintomas conforme o andamento do seu tratamento.

Fico a sua disposição
O transtorno depressivo está relacionado à uma série de alterações hormonais que comprometem a atividade cerebral. Havendo alterações, certamente poderá haver comprometimento cognitivo e de memória. O tratamento farmacológico é fundamental. Porém, a psicoterapia é indispensável. Intervenções psicoterápicas como a ativação comportamental (Técnica Cognitivo-Comportamental) podem ser eficazes no tratamento desse transtorno. Sempre à disposição!
Olá! Os sintomas descritos também podem ser relacionados à depressão, como a outros eventos estressores. A depressão se caracteriza por distúrbios do humor e do comportamento, apresentando alterações no sono, apetite , libido e cognitivas. Podendo apresentar lentificação para realização de algumas tarefas e tomada de decisões.Recomendo para avaliação psicológica detalhada para que sejam verificadas as causas. Espero ter ajudado. À disposição!
Sim, a depressão prejudica a capacidade cognitiva das pessoas. Recomendo ao você procurar um psicólogo e um psiquiatra. O segundo porque é a especialidade médica mais recomendada para fazer o acompanhamento desse tipo de medicação e o psicólogo porque já foi demonstrado cientificamente que antidepressivos são mais eficazes quando acompanhados de psicoterapia. Cuide-se e conte conosco. Tenho certeza que poderemos lhe ajudar.
Olá, os sintomas que sitou podem estar presentes num quadro depressivo. O importante é associar a psicoterapia ( psicólogo) que irá ajudar a buscar a causa do doença. Um espaço potencial para refletir sobre vc/ doença. Qto à medicação leva um tempo para começar a fazer efeito, no entanto, leve isso pra seu médico.
Sim, alguém deprimido pode apresentar os sintomas listados por você. Recorrer a um médico neurologista foi sua primeira busca por ajuda profissional, o que permite supor que você contava com a possibilidade de seus problemas cognitivos serem causados por alguma disfunção neuronal em seu cérebro. Parece-me que - para sua surpresa e decepção - você descobriu que seu problema não era neurológico quando o neurologista receitou-lhe um anti-depressivo. Agora, caso você veja a necessidade de tomar medicamentos, é fundamental procurar um psiquiatra. Porém, há algo mais a dizer: é fato que na depressão existe um desequilíbrio bioquímico no cérebro, mas eu gostaria de te propor uma outra lógica. Em vez de pensar que um desequilíbrio no cérebro causa depressão, que tal considerarmos que desequilíbrios em outras áreas da vida (profissional, afetivo, familiar, etc.) afetam o corpo a ponto de desequilibrar a bioquímica cerebral causando depressão? Nesse caso, falar em análise pode ajudá-lo(a).
Olá, tanto a depressão quanto a ansiedade podem causar falta de atenção, lentidão e confusão como relatou. É muito difícil estar vigil, atento a informações que vem do mundo externo quando nossa mente e corpo estão tentando manter o equilíbrio e continuar com as atividades do dia a dia. O antidepressivo pode ser usado tanto no tratamento para depressão quanto para ansiedade. O diagnóstico em ambos os casos é feito avaliando os sinais e sintomas, funções psíquicas, prejuízos na vida social, profissional e pessoal e o tempo em que se encontra neste quadro. A psicoterapia auxilia a entender o que pode contribuir para sua melhora ou piora. A medição ajuda a regular os sintomas. O tratamento seja na depressão ou ansiedade é mais eficaz quando você se trata de forma multidisciplinar .
Abraços, Betânia Tassis.
Os sintomas estão de acordo de um quadro depressivo, porém é necessário avaliar com cuidado, pois tais sintomas podem também estar relacionados quando mistos com a ansiedade.
Sugiro procure um profissional psicólogo, que possui instrumentos / técnicas que consegue mensurar ambos os casos e assim, juntamente com psiquiatra terá excelentes resultados.
Fico a disposição.
Abraço Maria Tanea.
Olá! Num quadro depressivo podem aparecer todos os sintomas que vc relatou. O neurologista não precisa necessariamente te passar um exame específico para verificar se vc esta com depressao, pois o exame é clínico. Ele deve ter tomado como base o histórico que vc lhe passou. O mais adequado é vc procurar um psicólogo para junto com a medicação fazer um trabalho mais fidedigno com vc. O remédio por si só não dá resultados como qdo conjugado com a psicoterapia, onde vão entrar em a análise de seus problemas existenciais.
Olá! Os sintomas que você relatou, podem estar presentes em um quadro depressivo. Quanto ao neurologista que você visitou, talvez ele não tenha te passado exames, pois muitas vezes, somente o exame clínico, é o suficiente para identificar um problema. Caso você não esteja se sentindo seguro com o diagnóstico do médico, aconselho buscar uma segunda opinião. Além de buscar um acompanhamento terapêutico, visto que para conseguir um resultado mais eficiente é necessário buscar a causa da depressão, assim como aprender a lidar com emoções e sentimentos. O uso do medicamento pode ser eficiente e te trazer uma sensação de bem estar, porém não vai tratar a causa da depressão, somente aliviar os sintomas. Portanto, o acompanhamento terapêutico é o mais indicado para tratar um quadro depressivo. Espero que tenha ajudado! Um grande abraço!