Desde de criança com 4 anos comecei a sentir muita vontade de morrer sempre pedia a Deus que me levasse

9 respostas
Desde de criança com 4 anos comecei a sentir muita vontade de morrer sempre pedia a Deus que me levasse embora, nunca gostei de viver, a vida para mim sempre foi uma obrigação.Tenho 33 anos e somente agora comecei tratamento para depressão será que já tenho isso desde criança?
Boa tarde. É possível, porém não há como afirmar. Você iniciando processo de psicoterapia terá ferramentas para tentar identificar e nomear seus sentimentos quando criança.
O importante é que buscou ajuda e que iniciou o tratamento.
Fundamental identificar o que causa e mantém sua depressão e não apenas tratar seus sintomas.
Boa caminhada.

Olá! É provável que sim. Na Psicologia é delicado afirmar com certeza. A perda de sentido pela vida e a vontade de querer morrer estão associadas à depressão. É muito importante que você continue em tratamento! Atenciosamente, Vanessa.
Olá, possivelmente seu quadro depressivo foi vivenciado desde muito cedo em seu relato. Nesse momento é importante você encontrar profissionais capacitados a entender e promover novas possibilidades de enfrentamento, como o psiquiatra e o psicólogo. No decorrer do tratamento você descobrirá sintomas, momentos e experiências que talvez estejam vinculados com a sua dor emocional.
É bastante difícil afirmar que desde criança você teve depressão. Na literatura não há muitas informações sobre a população infantil, sendo mais frequente o aparecimento dos sintomas clínicos a partir da puberdade. Também não é possível excluir a possibilidade em função da falta de estudos clínicos com crianças (sabe-se que depressão acomete os indivíduos em qualquer idade, a princípio). No entanto, o seu relato destaca características muito relevantes desde pouca idade e, que por si só, devem ser bastante delicadas de se trabalhar. Como está em processo terapêutico, seria interessante prosseguir com o andamento da sua terapia e se abrir a novas experiências, que talvez sejam novidade em função desse curso tão longo na sua vida. Certamente será um processo de descoberta bastante intenso, embora nem sempre tranquilo (como todo processo de terapia que exige mudanças profundas). Muita sorte e força nesse caminho!
O importante é que você buscou ajuda e iniciou o tratamento. Vários são os motivos que podem originar o estado depressivo. É importante que a pessoa consiga falar disso, colocar a palavra em pauta para nesse processo se fazer mais claro para ela o que lhe traz sofrimento.
Longe de discordar dos colegas que me antecederam nas repostas, gostaria apenas de apresentar sua questão num olhar diferente.
Nossa cultura ocidental, desde tempos remotíssimos apresenta a morte como a alternativa para a saída da dimensão limitada de tempo e espaço em direção ao mundo incomensurável interior e da eternidade.
Assim, ao dar pouco importância à vida interior, fica-se aguardando o resgatados do sofrimento da vida física em direção à uma vida infinitamente maior.
Não lhe digo para buscar a vida num monastério ou algo parecido, apenas que pode (co)existir dentro de você uma vida tão maior, aguardando por ser descoberta. Tal espera causa o sofrimento por nem sequer conseguir descreve-la, expressa-la ou se aproximar de sua beleza.
Sua saída pode estar através do auto conhecimento e a vida, vibrante que seu racional não consegue compreender, talvez lhe espera igualmente ansiosa logo frente. Lhe digo simplesmente, busque-a com alegria e talvez com alguma real ajuda.
Abraços.
Olá querida (o) leitor!
É possível uma tendência depressiva desde a infância. Entretanto, pensamentos de morte e tristeza constante, merece uma atenção redobrada. Que ótimo que você já está fazendo o tratamento medicamentoso! Mas em seu caso é extremamente importante também uma acompanhamento psicológico. Não fico só, busque ajuda e saiba que para tudo existe uma solução.
Atenciosamente,
Dra. Cirene Valadão. Psicóloga / Neuropsicológa / Psicoterapeuta de Casal e Família.
Olá! Importante é que está buscando olhar para você e com a terapia conseguirá entender um pouco mais se sofria de depressão desde os 4 anos, como contou. Pode ser que ja apresentava os sintomas desde criança, porém não há como afirmar. Pense que a partir de agora decidiu se autoconhecer e isso vai ser muito bom para você.
...possivelmente uma má, e esquecida, lembrança traga essa sensação. A psicanálise pode ser um bom caminho para sua descoberta e elaboração.