Desde os meus 7 tenho tiques motores e alguns sintomas de TOC. Fui a diversos médicos e sempre foi uma

4 respostas
Desde os meus 7 tenho tiques motores e alguns sintomas de TOC. Fui a diversos médicos e sempre foi uma confusão de diagnósticos, mas a Tourette foi descartada. Tomei Risperidona e ajudou um pouco, mas me fez mto mal. O que posso fazer para substituir? Como posso diminuir os tiques? O que posso ter?
 Fernanda Gongora
Psicólogo
Joinville
Olá! A avaliação psiquiátrica é muito importante para rever a prescrição medicamentosa e encontrar algum medicamento que amenize os sintomas com menos efeitos colaterais. Além disso o acompanhamento psicológico seria bastante importante, tanto para identificar as situações que desencadeiam ou intensificam os tiques quanto para buscar estratégias para lidar com tais dificuldades. Existe uma interação grande entre a fisiologia e o ambiente, sendo assim a partir do momento em que você adquire um maior autoconhecimento fica mais fácil de prever e controlar alguns comportamentos. As terapias comportamentais e cognitivo-comportamentais tem demonstrado resultados bastante efetivos. Espero ter ajudado! Abraços.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Maria do Rozário Morais
Psicólogo
Cuiabá
Ola,
Com certeza a medicação precisa ser ajustada... Mas não será o suficiente.
Eu sugiro a psicoterapia com um profissional que trabalha com a abordagem EMDR (Abordagem de Dessensibilizacao e Reprocessamento de Traumas por meio de Movimentos Bilaterais).
 Luciana Dias Nascimento
Psicólogo
Salvador
Bom, primeiro você deve procurar um Psiquiatra, somente um médico pode te orientar quanto ao uso/substituição da medicação. Toda medicação precisa ser ajustada conforme resposta de cada organismo. Se possível, retorne ao profissional que lhe atendeu e exponha os efeitos colaterais que teve. Quanto ao possível diagnóstico, lhe sugiro que realize acompanhamento psicológico pra que junto com o Psiquiatra possam concluir o diagnóstico e prognóstico e assim minimizar sua angústia e sofrimentos diante dos sintomas.
Dr. Marco Maximino
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá, sou psicólogo especialista em hipnose e com esta ferramenta dentro da psicoterapia tenho obtido resultados significativos com pacientes com TOC, pois é possível descobrir a verdadeira causa, ressignificando isso, alteramos o seu rótulo cognitivo e consequentemente como você reage aos tiques que são os sintomas. Qualquer dúvida estou a disposição.

Especialistas

Camila Calvet

Camila Calvet

Psicólogo

Nilópolis

Saylo Fernandes Moura

Saylo Fernandes Moura

Psicólogo

Fortaleza

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1172 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.