Diabetes pode potencializar a síndrome Guilen Barre?
2
respostas
Diabetes pode potencializar a síndrome Guilen Barre?
Olá! A Síndrome de Guillain-Barré é uma polineuropatia aguda. É uma doença que afeta os nervos das pernas e dos braços causando dormências, perda de força e desequilíbrio. A instalação do quadro é rápida e ocorre geralmente em 7 dias, mas pode evoluir até em 28 dias. Alguns pacientes podem ter uma forma grave com perda de força na face, nos músculos da respiração e da fala. Com o tratamento adequado os pacientes iniciam a melhora neurológica em 14-28 dias. Essa melhora é progressiva ao longo de 6 meses. O diabetes, se mal controlado, pode prejudicar a recuperação do nervo aumentando a chance de sequelas. Se o paciente já tinha polineuropatia pelo diabetes a presença do Guillain-Barré é mais uma agressão ao nervo e com isso a chance de sequelas aumentam. Note que se o diabetes estiver bem controlado a recuperação neurológica na Sìndrome de Guillain-Barré é muito maior.
Abraço
Diego de Castro
Abraço
Diego de Castro
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A síndrome de Guillain-Barre é uma polineuropatia aguda em que o sistema imunológico ataca parte do sistema nervoso periférico. Os primeiros sintomas são vários graus de fraqueza e/ou sensação de formigamento nas pernas. Em muitos casos a fraqueza simétrica e as sensações anormais se espalham para a parte superior do corpo. Existem estudos que comprovam que a diabetes não controlada exacerba as características clínicas e eletrofisiológicas da Síndrome de Guillain-Barre, podendo aumentar a chance de sequelas. Procure um neurologista de sua confiança para um acompanhamento.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Boa tarde Gostaria de saber tenho 46 anos, quando tinha 19 anos tive síndrome de guilhain barre, posso tomar a vacina do COVID?
- Meu pai teve SGB em novembro/2025, ficou hospitalizado por 11 dias ( em 72 h sem tratamento ele ja estava sem movimentação de braços e pernas ), saiu recuperado do hospital, fazendo uso de cadeira de rodas. Hoje ele faz hidroterapia e fisioterapia pois marcha não foi restaurada. É muito cedo…
- Fui diagnosticada com síndrome de guillain-barré a 6 mês fiquei hospitalizada na UTI mais tive alta com 5 dias de tratamento mais ainda sinto dores no corpo na cabeça no torax também isso são sequelas da doença ainda?
- Fui diagnosticada pela síndrome de guilan barré em abril de 2017 , fiquei tetraplégica em 24 horas , uti, dois ciclos de imunoglobulina, 10 meses sem andar , hoje estou andando com muletas, faço fisioterapia, gostaria de saber em relação ao equilíbrio, poderá volta ao normal?
- Tenho 76 anos. Tive SGB em 2019 . Fui entubada. Hospitalizada 30 dias. Restaram sequelas. Tomei 2 doses de Coronavac . Não tomei 3a por medo, temo que ocorra reação. Não seria mais seguro, a ultima dose ser coronavac? Grata.
- Estou a 6 meses com uma dor lombar e com uma fraqueza progressiva nas pernas e braços, dificuldade em subir escadas, em levantar após um agachamento.... Fiz ressonância de cervical e lombar e não tem hérnia, já fui no ortopedista e fisio porém nenhum diagnóstico apenas me mandaram fazer musculação.…
- Meu pai tem CIDP há quase 40 anos e, geralmente, não pode tomar vacinas. Ele recebeu todas as doses da vacina contra a Covid-19 (Pfizer) e, nas duas últimas, sentiu os sintomas da CIDP retornarem, mas, no fim, não precisou de tratamento. Ele quer vir ao Brasil pela primeira vez (ele é inglês),…
- O meu filho foi diagnosticado com guilam barre há quatro meses, ja teve este episodio há 7 anos tambem . Quantas vezes a guilam barre pode aparecer? Pois neste momento ele esta no hospital com os mesmos sintomas . Ele tem 19 anos
- Meu pai foi diagnosticado com Síndrome de Guillain Barre, está tendo dificuldades para evacuar, mesmo tomando laxantes. Antes da SGB, ele fazia dia sim, dia não. Comer ameixa seca, faz mal? Nesse caso, só uma mudança de alimentação resolve ou será necessário outros procedimentos?
- Tenho 43 anos de idade aos 10 anos de idade foi diagnosticado com Síndrome de Guillain-Barré, os sintomas que senti nunca vou me esquecer, no tempo eu era uma criança muita ativa e só vivia correndo mas um certo dia percebi uma fraqueza nas pernas e falei para minha mãe ela não acreditou depois…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 264 perguntas sobre Síndrome De Guillain-Barré
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.