Síndrome de guillain-barré - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?
Especialistas - síndrome de guillain-barré






Perguntas sobre Síndrome de guillain-barré
Nossos especialistas responderam a 259 perguntas sobre Síndrome de guillain-barré



Especialistas falam sobre Síndrome De Guillain-Barré
A Síndrome de Guillain-Barré (SGB) é uma reação autoimune do corpo. O organismo começa a combater um microorganismo, como vírus ou bactéria, e acaba atacando a si próprio. Uma doença rara e pouco conhecida, a SGB passou a ser assunto recorrente fora dos consultórios médicos depois que pesquisas científicas recentes mostraram que ela pode ser também desencadeada pelo vírus Zika. Os sintomas geralmente iniciam por fraqueza e formigamento nos pés e nas pernas, que se espalham para a parte superior do corpo, podendo ocorrer paralisia. Apesar de ser potencialmente grave, há muitos tratamentos disponíveis para ajudar a reduzir os sintomas, tratar as possíveis complicações e acelerar a recuperação.
A Síndrome de Guillain-Barré é uma grave doença neurológica caracterizada pela inflamação dos nervos periféricos e cranianos. Tem mecanismo autoimune, podendo ser deflagrada após uma infecção viral, bacteriana, trauma, cirurgia ou vacinação.
O sintomas incluem dor lombar, fraqueza progressiva, perda de reflexos, da deambulação, retenção urinária, obstipação intestinal e, em casos graves, paralisia respiratória e dificuldade de deglutição.
O diagnóstico é feito com base no quadro clínico, exame de líquor e de eletroneuromiografia. O tratamento é feito com uso de imunoglobulina humana ou plasmaférese. A maior parte tem boa evolução, sendo fundamental o tratamento e a reabilitação precoces.
Quais profissionais tratam Síndrome de guillain-barré?
Síndrome De Guillain-Barré por cidade
Doenças relacionadas
Os médicos mais procurados
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.