Dr.(a) quando tenho alguma coisa para falar a uma pessoa , quando vou até ela para dizer , em poucos

6 respostas
Dr.(a) quando tenho alguma coisa para falar a uma pessoa , quando vou até ela para dizer , em poucos minutos tudo é apagado da memória , como se fosse deletado, não me lembrando de mais nada. Eu sinto aquilo que ia dizer ser "apagado".O que é isso?
Geralmente o famoso "branco" neste caso pode estar relacionado a ansiedade antecipatória em quadros de fobia social por exemplo. Psicoterapia e técnicas de relaxamento são muito úteis.

A ansiedade é um sintoma que pode atingir diretamente as zonas do cérebro responsáveis pela evocação e armazenamento da memória, causando bloqueios e lapsos. Seria importante investigar as causas através de uma consulta com um neurologista ou um psicólogo especialista em neuropsicologia e, através de técnicas e testes específicos para avaliação da função da memória, identificar as causas e indicar o melhor tratamento.
Concordo com os demais, principalmente com o psiquiatra, apenas acrescento que, isso pode ser o início de um transtorno de ansiedade, como já citaram mas, pode ser algo mais grave; que esteja prestes a ocorrer, e que, você por já está preocupado com o famoso "branco", não tenha percebido outras situações que, ocorrem esporadicamente, o que já seria uma situação mais complicada, pois, um transtorno de memória não ocorre isoladamente. De uma maneira mais leve compromete a atenção, a concentração e a vida social da pessoa. Que, às vezes, fica sofrendo com as cobranças pessoais e da própria sociedade. Agora, caso você esteja: triste, dormindo mal e também atribua a isso, o que seria normal; poderia ser o início de uma depressão, que apresenta também o que você perguntou. Assim, sua vida já estaria mais prejudicada e a fórmula é simples. Pois, toda doença no início é mais fácil de ser tratada.
Espero ter ajudado!
Então, seria muito bom poder te ouvir pessoalmente, seu "problema" pode estar relacionado com muitas coisas.
Ansiedade como já foi dito, pode sim ser um motivo, entretanto tem alguns outros fatores que precisam ser levados em conta, como por exemplo a idade, o sexo, pois já está comprovado que precisamos exercitar a memória tal como nosso corpo. Busque um terapeuta pra te ouvir, pode ser simples de resolver. A TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) É muito rica em técnicas e manejos para isso.

A Disposição
Dra. Sayonara Machado
Ansiedade pode ser uma das causa do seu problema. Depois de descartada, através de consultas médicas, a possibilidade de problemas fisiológicos, é aconselhável procurar um psicólogo. Esse profissional irá auxiliá-lo a identificar as causas do sintoma e, junto com você, buscar a melhor forma de resolvê-lo.

Espero ter ajudado.
Um grande abraço.
Não sei se é o seu caso, mas o esquecimento ou lapso de memória que ocorre apenas em assuntos ou momentos emocionalmente significativos pode ter toda uma justificativa simbólica, e que em situações esporádicas, mesmo sem um tratamento mais intensivo, você mesmo poderá deduzir. É até possível que os motivos dos lapsos sejam tão "inconfessáveis", que conscientemente você opte por não pensar no assunto ou apenas intensifique as buscas por causas neurológicas. É o que na psicanálise convencionou-se (a partir de Freud) a chamar de "ato falho" e atualmente já é uma expressão bastante difundida na cultura. Este comporta esquecimentos, gestos, troca de nomes e toda uma série de outros fenômenos que possam camuflar ou distorcer o que se pretendia realizar conscientemente.