dúvidas com a minha sexualidade olá , sou um homem de 24 anos de idade, minha sexualidade sempre fo

14 respostas
dúvidas com a minha sexualidade
olá , sou um homem de 24 anos de idade, minha sexualidade sempre foi um enorme peso para mim, vivo ciclos entre gostar de homem e gostar de mulher, basicamente em alguns momentos tenho forte desejo de me relacionar com homens, seguidos muitas vezes de falta de atração por mulheres, depois eu sinto um forte desejo por elas e passo não somente a perder o desejo por homens como ainda sinto nojo da situação, é muito triste isto,me impede de ter um relacionamento e de desenvolver relações mais concretas, é um verdadeiro fardo, será que isto pode ter cura um dia? ou vou ficar condenado a viver desta forma?
Olá! Primeiramente, é possível perceber em seu relato o sofrimento associado a sua experiência e ele faz todo sentido. A sexualidade e todas as vivências a ela relacionadas são, na maioria das vezes, complexas. Em sociedades marcadas pelo sexismo (o Brasil é uma delas), há uma série de papeis culturalmente construídos e associados ao gêneros e seus afetos (como a orientação sexual, por exemplo). Assim, há diversos comportamentos que atuam como scripts a serem seguidos no desempenho dos relacionamentos e no direcionamento dos afetos. Dito isto, não corresponder a estes scripts, ou não se perceber no seguimento de tais normas pode causar angústia e sofrimento. Dessa forma, o processo psicoterapêutico pode ser uma possibilidade para que você compreenda melhor seus desejos e a sua forma de se relacionar, além de propiciar que você amplie suas possibilidades frente a vivência de sua sexualidade.

Olá! Imagino como deve estar sendo difícil para você essa situação! A sexualidade humana é muito mais complexa do que achávamos no passado. O correto é você buscar ajuda psicológica para sanar suas dúvidas e ter um direcionamento para sua questão! Ter um acompanhamento adequado é essencial nesse momento. Espero ter ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 190
Olá! É nítido seu sofrimento em relação ao assunto. Sugiro que busque um profissional pra entender mais da sua história, percepções e vivências. Como os colegas acima falaram, a sexualidade é muito mais complexa do que imaginamos, e por isso é importante levantar o maior número de informações possíveis. Abraços!
Olá! Hoje em dia podemos falar mais livremente sobre sexualidade e suas diversas possibilidades. Porém, o qto é ainda complexo e sofrido vivê-la sem medo, sem culpas e sem regras. Sua angústia e dúvidas são visíveis em seu relato. Por isso, somente um processo psicoterápico poderá elucidar para vc o como vivenciar sua sexualidade mais plenamente. O autoconhecimento se faz urgente. Busque ajuda de um profissional. Espero ter lhe ajudado. Um abraço.
Olá!! Sinto muito pelo seu sofrimento e espero que estejas melhor neste momento atual. A sexualidade humana é marcada pela complexidade, subjetividade e fluidez. Diante do quadro descrito por você, posso imaginar que sinta uma angústia muito grande por tentar entender seu próprio desejo. Os rótulos e padrões sociais, muitas vezes marcados por preconceitos, são colocados para nós desde cedo e podem atrapalhar na experimentação do que é mais subjetivo em nós, nosso corpo e nossa fantasia. Sugiro para você um processo de psicoterapia, onde você consiga se escutar e ser escutado, ser acolhido e respeitado em sua singularidade. Em um acompanhamento psicológico de qualidade você poderá se aproximar de seu desejo e de sua subjetividade, para assim, conseguir compreender-se melhor e acolher a si mesmo.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 120
Oi! Talvez fosse interessante se focar um pouco na forma como você encara a situação. A sexualidade humana é muito diversificada, rica e complexa. Os ciclos do seu desejo, como você relatou, não necessariamente precisam ser vividos com o peso (nojo, tristeza, impedimento, como um fardo, uma condenação que precisa ser curada) com o qual você se queixa de estar sentindo. O que te faz encarar estes sentimentos desta forma? O que te faz, por exemplo, enxergar como um incômodo tão grande a oscilação de sua atração, ora por homens, ora por mulheres? Você poderia começar essa jornada, difícil, porém enriquecedora e necessária, que é investigar, descobrir o que te faz olhar as coisas deste jeito que, segundo suas próprias queixas, te fazem sofrer tanto, te impedem de exercer o seu viver... Um bom profissional psicólogo poderia te ajudar, se assim você quisesse e permitisse, a administrar de forma menos doída as suas dores, os seus sentimentos, não para que sumam (o que é, geralmente, pouco provável), mas para que você possa conviver com eles com melhor qualidade de vida.
Olá! Entendo que temas relacionados à sexualidade assim como práticas sexuais podem ser desconcertantes num primeiro momento, mas são um elemento inevitável para toda e qualquer pessoa. Esse pode ser um momento muito rico para entender os modos como desejamos sexualmente o outro e uma possibilidade de reconhecimento de si. Sugiro que procure um espaço de escuta onde você possa endereçar suas questões e afetações caso elas estejam te incomodando. Coloco-me à disposição. Abraços
Entendo o quanto essa situação pode ser difícil para você. Há algumas situações que podem estar interferindo no seu comportamento, modelo de relacionamento parental, experiências vividas, percepção de si mesmo e do outro, etc.
Procure registrar fatos, o que aconteceu, quando, quem estava com você, como se sentia, quais seus pensamentos. Esse registro pode lhe ajudar a perceber os motivos do seu comportamento. A terapia, em especial a TCC - Terapia Cognitiva Comportamental pode lhe propiciar mais clareza: o que você pensa, interfere em como se sente e como age e vice-versa.
Conversar abertamente sobre sexualidade sempre foi um tabu, não é a toa que quando nos deparamos com essas inquietações em nós mesmos, temos a sensação de extrema confusão e desamparo. Por mais que você possa ter um círculo social repleto de amigos, é muito difícil encontrar alguém que te dê a sensação de confiança sem se sentir julgado ao compartilhar tudo isso. É natural que você tenha dificuldades de conversar sobre sexualidade com pessoas próximas; afinal, é um processo de entendimento muito particular. A psicoterapia te oferece um espaço para você poder falar sobre alguns assuntos que você não se sinta confortável em conversar com os seus. Buscar ajuda profissional pode ser o caminho mais adequado, visto que estará em um momento livre de qualquer tipo de censura, uma prática que receba e valide a sua angústia.
Olá. Espero que esteja bem. A busca pelo autoconhecimento e aceitação é fundamental para ter condescendência com as suas escolhas. Seria importante ter um espaço de fala para você neste momento, pois isso já está acontecendo a algum tempo e é necessário você dar atenção as suas dúvidas e sofrimento. Espero ter ajudado. Abraços
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Bom dia
Desejo não é doença. Se está interferindo em sua vida no dia a dia, vale a pena procurar um psicólogo experiente para lhe ajudar a se encontrar
Seja bem-vindo!
Estar hesitante sobre sua sexualidade é super normal. Não estamos acostumados a falar abertamente sobre o tema, na verdade começamos a engatinhar no assunto. Suas questões são super válidas e se indagar sobre a vida, sobre a nossa vida, faz parte da construção de quem somos.
Deixo de presente uma reflexão... Seja gentil com você mesmo. Por muito tempo usei essa frase comigo. As vezes nos machucamos com ideias, palavras, mas tudo o que precisamos é de um abraço e de alguém que nos compreenda, e esse alguém pode ser nós mesmos!

Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 140
Não seria uma questão de cura, mas de entender quais são os conflitos que você está tendo, como por exemplo não aceitar desejos normais. Provavelmente existem diversos questionamentos internos sobre o que motiva sua atração. Iniciar um acompanhamento com um Psicólogo ajudaria você a harmonizar melhor essas questões, livrando você dessa percepção de fardo.
Olá, é natural sentir-se angustiado com o tema relacionado a sua sexualidade, pois é uma área muito significativa na vida de uma pessoa. O fato de você tanto gostar de homens quanto de mulheres em si não deve ser um problema. Em um espaço terapêutico será possivel voce falar mais detalhadamente o que está te aflingindo, quais crenças você carrega consigo que talvez estejam impactando no seu bem estar. Por fim, sobre a sexualidade, não se trata de cura, mas de autoconhecimento e aceitação e reconhecimento do seu desejo! Espero ter te ajudado!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!