É correto afirmar que os antidepressivos com ação única na Serotonina (Fluoxetina, Paroxetina, Escitalopran,

10 respostas
É correto afirmar que os antidepressivos com ação única na Serotonina (Fluoxetina, Paroxetina, Escitalopran, etc.) seriam mais "tranquilizantes" enquanto os de ação Dual (Venlafaxina, Desvenlafaxina, etc.) seriam mais "ativadores"? Qual é mais indicado para tratar depressão com pânico e ansiedade?
De maneira resumida, esta afirmação está correta.

Medicamentos de ação restrita (somente uma endorfina), tem uma ação mais ansiolítica...

Os medicamentos de ação Dual, que além da Serotonina também atuam em outras endorfinas (Noradrenalina e Dopamina) tendem a ser mais energizadoras....

Seria um modo bem simplista de explicar sobre as medicações. Os remédios mais recentes no mercado, como venlafaxina atuam na recapitacao da serotonina e noradrenalina, diferente da fluoxetina, por exemplo, a qual tem uma ação somente na serotonina. A prescrição de cada tipo de medicação, dual ou não, depende do caso do paciente em particular avaliado pelo médico.
O modo de atuação dos antidepressivos (única ou dual) vai depender de como o paciente se adapta à medicação. Esta avaliação só poderá ser feita por seu psiquiatra.
Bom dia, primeiramente é seu médico que irá avaliar e explicar o qual seria "melhor" para combater tais sintomas, porém dentre estes que citou, também há o Paroxetina* - é um potente antidepressivo, inibidor seletivo da recaptação da serotonina., ou seja, ele atua no cérebro corrigindo os níveis de certas substâncias, reduzindo os sintomas citados. Entretanto procure um médico psiquiatra. Ok.

Abraço
Olá. Os medicamentos considerados de ação dual, atuam na recapitação da serotonina + noradrenalina (neurotransmissores produzidos no cérebro e responsáveis por divesas demandas, dentre elas a regulação do humor, a saciedade, o equilíbrio de emoções, (havendo outros hormônios também envolvidos nesse mecanismo)). Já outros, sem o efeito dual atuariam apenas na serotonina.

Você pode estar certo em sua análise, mas seria fundamental esclarecer com o psiquiatra que prescreveu pra você. Ele poderá afirmar qual foi a intenção da medicação prescrita e te auxiliar a encobtrar os melhores resultados
Alem dos anti depressivos que são competência medica a síndrome do panico pode ser tratada com muito sucesso com o Brainspotting. O Brainspotting é uma terapia da área da neurociência que age direto no trauma que gerou o panico e toda vez que se vive algo similar o panico dispara e a pessoa perde o controle sobre si mesma. Procure alguém que trabalha com isto na sua cidade, se não tem ninguém estou a disposição entre em contato
Convers com seu médico qual o mais indicado em seu caso lembre-se que os remédios levam tempo para agir e variam de pessoa a pessoa. A terapia torna-se fundamental para ajudar no processo uma vez que ela ajuda a trabalhar os sentimentos.
Att.
Eduardo
Olá, recebo pacientes encaminhados por psiquiatras para psicoterapia fazendo uso de todos, e com o quadro de depressão, então arrisco dizer que depende tudo de uma boa avaliação, sintomas, queixas e muitas vezes um já não deu certo e outro sim. Essa avaliação quem tem que fazer é o psiquiatra e o sucesso vai depender da resposta do paciente!
Olá, a medicação mais adequada depende dos sintomas apresentados e cada pessoa tem uma resposta. O importante é confiar em seu médico e fazer o tratamento direito, Recomendo também associar um acompanhamento psicoterapêutico, pois com certeza vai ajudar muito. Um abraço!
Olá...
Por conta da subjetividade humana, é muito importante, que para uso de quaisqueis medicações o médico seja consultado.
A terapia também é uma grande aliada para o sucesso neste tratamento.
Abraços!