É melhor, fazer psicoterapia de orientação análitica presencial com psicólogos ou um processo de

20 respostas
É melhor, fazer psicoterapia de orientação análitica presencial com psicólogos ou um processo de análise com psicanalista (psicólogo ou não) formado no tripé (supervisão, análise pessoal e teoria) por skype? Quero fazer análise com um psicanalista "de verdade" mas não tem na minha região.
Olá! Legalmente falando a psicanálise, enquanto processo, trata-se de uma das variações do processo psicoterapêutico e, portanto, não se enquadra dentre as práticas comprovadas, atualmente, como eficazes na modalidade online.

Portanto, cabe procurar algum profissional que possa atender você na região, caso você esteja passando por alguma situação muito difícil. Contudo, se você estiver buscando autoconhecimento por meio da psicanálise, a orientação online pode funcionar bem para você.

Caso tenha mais dúvidas, fico à sua disposição.

O atendimento por skype pode ser tão eficiente quanto presencial. É importante você atender a sua demanda, me parece que deseja ser atendido por um psicanalista, então se não tem na sua região porque não tenta via Skype? Sempre é possível voltar atrás e fazer outra escolha! Vá pelo seu feeling, escolha o profissional com quem estabeleça um bom vínculo, seja onde for. Boa sorte!
Boa tarde!
Fazer um tratamento no qual não só fala mas todo corpo é observado a melhor indicação é psicoterapia seja ela a psicologia analítica ou psicanálise. A modalidade on line não comporta psicanálise pela sua base teórica.
Olá! Para não confundir. Psicanálise não é profissão, embora não esteja no campo científico, ela pode ser adotada por pessoas formadas em psicologia, medicina, e outras profissões e também por quem não tem faculdade. Já a Psicologia é uma profissão. Quanto a fazer terapia presencial ou não dependerá da habilidade do profissional. Paz e bem!
Olá, me chamou a atenção a sua colocação referente a sua escolha pela "psicanálise verdadeira".
Minha indicação é que sejam feitas as sessões por skype já que você está querendo muito fazer análise e neste momento só há esta possibilidade. Este querer muito é um ponto fundamental.
Discordo um pouco do ponto de vista dos colegas, visto que um processo terapêutico não conduz ao ponto da análise corporal, visto que da mesma forma muitos psicanalistas descordaram da teoria reichiana, quando dita sobre o corpo. Acredito que tudo depende do sintoma que se quer ser tratado, quanto da quantidade de sofrimento que ele proporciona a a você. Da mesma forma pode estar com o melhor psicanalista do mundo em uma sessão presencial e não surtir efeito algum, como também pode estar em uma sessão online e melhorar. Lembremos sempre que 50% da melhora está ligado ao analisando e a imagem que ele cria do analista, a mesma imagem que pode ser criada dentro de uma conversa online. Sitando Lacan "o inconsciente se origina durante o tratamento", então todo o processo pode sim estar lhe ajudando durante esse tempo. Caso perceba que a análise online não surta efeito, procure um tratamento presencial. Abraços e tenha uma ótima semana.
O atendimento On line, seja da forma que for não é indicado para uma terapia, seja ela qual for. O número de atendimentos é limitado e não tem caráter de terapia, seria mais um acompanhamento pontual. Quanto a um psicanalista de “verdade”, sugiro que procure nos sites da SPOB, ou Sociedade Brasileira de Psicanálise. São Entidades sérias que formam bons profissionais.
Nada substitui uma análise presencial, mas a experiência à distancia, para alguns casos de impossibilidade, pode ser importante a depender das particularidades do caso e formas de condução.

Há clara diferença entre atendimento de orientação psicanalítica e análise propriamente dita. O modo de escuta, de pontuações, cortes, tempo, presença, relação transferencial, interpretação, etc., ferramentas essas fundamentais da psicanálise, podem ou não, serem consideradas numa consulta com psicólogo, em função da própria natureza e flexibilidade da proposta da abordagem.

À distância, pode-se exercer escuta privilegiada do sujeito e do inconsciente, mas com limitações consideráveis para a interpretação, limitações que poderão acontecer também em consultório, a depender da forma de condução do processo, se o que busca de fato é análise.

Em ambos os modos de terapia pode haver ganhos importantes, mas se puder viajar periodicamente para manter um processo de análise presencial, fará melhor.
Sugiro que procure uma psicoterapia de orientação psicanalítica presencial. Escolha alguém com que tenha empatia!
Eu estou de acordo com os demais profissionais que o encontro pessoal é muito mais rico do que por vídeo. Mas a tecnologia está aí e possibilita aproximar as pessoas quando se encontram distantes fisicamente. Minha recomendação é que as primeiras sessões sejam feitas pessoalmente, se possível, para depois partirem para uma análise por vídeo. O paciente fala não apenas pela linguagem verbal, mas também por uma linguagem não-verbal: gestos, olhares, maneira de mexer as mãos, o corpo, e tudo isso não pode ser observado claramente por vídeo, e é um material importante para a análise do inconsciente. Mas tenho pacientes que atendo por vídeo e dá muito resultado, também.
Que bom que você quer fazer análise com um psicanalista "de verdade". Apesar dos avanços da tecnologia e a possibilidade de fazer uma análise por Skype, nada substitui a riqueza do encontro com o analista no enquadramento do consultório, garantido pela frequência ( uma ou mais vezes por semana) e ter o "seu" horário reservado. Muito do trabalho em uma análise se dá através dos afetos que surgem na sessão e das sutilezas presentes na fala do paciente que são melhor captadas presencialmente. Nesse contexto, a escuta do analista é facilitada. É desse encontro que surgem os avanços e desafios de um processo de análise.
A psicanálise como teoria compõe juntamente com outras teorias a base epsitemeológica da psicologia. Evidentemente que nós psicólogos passamos pela psicanálise em nossa formação acadêmica e com ela aprendemos sobre o inconsciente e seus mecanismos de funcionamento. Porém, a prática da psicologia de orientação psicodinâmica, pressupõe um psicoterapeuta que tenha experienciado a si próprio como analisando conduzido em um processo de análise por outro psicoterapeuta que se autoriza a ser chamado de psicanalista, sendo este psicólogo ou não. De tal modo que psicanalista não se trata apenas de pertencimento a entidades psicanalíticas. Chamar-se a si mesmo de psicanalista depende evidentemente de percurso de estudo, supervisão e análise pessoal. Desta forma acredito que a efetividade da experiência analítica depende de tal modo de toda a estruturação do setting analítico que o atendimento via Skype não conseguiria contemplar essa profundidade de experiência com o inconsciente.
Que bom que decidiu buscar um tratamento com psicologo/psicanalista presencial. Apesar do avanço da tecnologia acho extremamente importante as sessões psicoterapicas de modo presencial. Para um melhor resultado opte por um profisdional graduado em psicologia que tem o segmento no modelo da psicanálise.
Uma análise tal qual você indica desejar não é possível de ser feita por Skype, já que essa ferramenta não contempla a riqueza do encontro presencial. Além disso, se o psicanalista em questão for também psicólogo será impedido de realizar um atendimento longo como uma análise também por normas do Conselho Federal de Psicologia relativas tanto a atendimento de qualidade, quando a atendimentos virtuais. Caso realmente não exista isso que você chama de psicanalista "de verdade" na sua região entendo que uma terapia de orientação psicanalítica seja a melhor dessas opções que você colocou.
Olá! Talvez vocÊ esteja muito “contaminada” sobre a ideia da psicanálise que é a mesma de qualquer outra psicoterapia, promover a mudança (difícil processo) mas possível a todos que investem e mergulham no processo. O ideal é você experimentar e a partir de suas próprias sensações escolher. O ideal é você se sentir bem e criar um vínculo de confiança. Se certifique apenas se o profissional em questão, presencial ou virtual, eh realmente um profissional com bagagem e firmação pra lhe atender! Abraço
Faço atendimento por skype e pesquiso o assunto desde 2015. Atendimento a distância não é eficiente em todos os casos, depende da demanda do paciente e da capacidade de ambos, analista e analisando criarem um campo transferencial. Se você analisar entre ser atendido por um psicanalista presencial ou online, eu sempre recomendaria o presencial. O corpo do analista, o atravessamento do olhar, o afeto, etc, é muito importante no tratamento. Uma analise dinamica pode ser muito bem realizada por um psicólogo mesmo que não tenha uma sociedade psicanalítica no percurso continuo dele. Use o seu proprio sentimento: está me ajudando, há movimento em minha vida, coisas novas, deslocamento de sintomas, criação? Com estas perguntas poderá avaliar você mesma. Boa terapia!
O atendimento via skipe ou por meios eletrônicos que poderão trazer facilidades ao paciente, principalmente em situações de distância, poderá ser uma saída para algo mais pontual, onde poderá se beneficiar de algum efeito terapêutico porém, como você questiona o fato de uma análise de verdade, a presença física ainda é fundamental, principalmente nos primeiros momentos de uma análise. Talvez, poderá chegar o momento em que poderá estudar essa possibilidade junto a seu analista.
Olá!
Nada substitui a sessão presencial, como já mencionado por outros colegas. Se você está interessado em iniciar a sua análise, verifique se um profissional, em alguma região próxima à sua, não está disposto em atendê-lo em algum consultório mais próximo.
Espero ter contribuído.
Olá, eu sou psicanalista formado por esse tripé, atendo pelo Skype. Você pode verificar minhas credencias no site. Mas, caso queira outro verifique se ele está associado a alguma sociedade associada a IPA (International Psychoanalytical Association). Boa sorte.

Olá!
Com a prática cada vez mais comum da telemedicina, as psicanálises têm alcançado um número cada vez maior de pacientes distantes dos grandes centros onde a concentração de profissionais mais experientes tende a ser mais densa.
principalmente em sua modalidade psicanálises breves que visam obter em curto prazo uma remissão dos sintomas e melhora na qualidade de vida, investigando principalmente através da análise de sonhos as principais atitudes inadequadas causadoras dos sintomas focando o empenho na sua conversão. A prática das psicanálises breves exige treinamento, experiência e boa formação nas variadas escolas de psicologia profunda.