É necessário tratamento para o hiperfocono no Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
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É necessário tratamento para o hiperfocono no Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
Depende do impacto. O hiperfoco é comum no TEA e pode ser uma força (aprendizado, motivação). Procuramos canalizar, não “apagar”.
Tratamos quando há prejuízo importante, como: dificuldade de alternar tarefas, atrasos frequentes, conflitos familiares/escolares, sono prejudicado, autocuidado negligenciado ou sofrimento/ansiedade na interrupção.
Como cuidamos (TCC e treino de funções executivas):
psicoeducação para usar o interesse como ponte para estudos/trabalho;
time-boxing/Pomodoro, alarmes de iniciar/encerrar e roteiro de transição (10-5-2 min);
checklists visuais “agora → depois”, divisão de tarefas em micro-passos;
higiene do sono e regras de telas;
treino de habilidades sociais (turnos de fala, trocar de assunto);
para crianças/adolescentes, acordos com família/escola e reforço positivo;
avaliar comorbidades (TDAH, ansiedade, TOC) e, quando indicado, apoio psiquiátrico.
Se você percebe prejuízo no dia a dia, vale uma avaliação para montar um plano personalizado. Visite meu perfil para conhecer minha abordagem em TCC e, se fizer sentido, agende uma consulta.
Tratamos quando há prejuízo importante, como: dificuldade de alternar tarefas, atrasos frequentes, conflitos familiares/escolares, sono prejudicado, autocuidado negligenciado ou sofrimento/ansiedade na interrupção.
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psicoeducação para usar o interesse como ponte para estudos/trabalho;
time-boxing/Pomodoro, alarmes de iniciar/encerrar e roteiro de transição (10-5-2 min);
checklists visuais “agora → depois”, divisão de tarefas em micro-passos;
higiene do sono e regras de telas;
treino de habilidades sociais (turnos de fala, trocar de assunto);
para crianças/adolescentes, acordos com família/escola e reforço positivo;
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Não é necessário “tratar” o hiperfoco no Transtorno do Espectro Autista, porque ele não é um sintoma patológico, mas uma característica do funcionamento atencional da pessoa. O que costuma ser necessário é manejo ou regulação, quando o hiperfoco interfere em atividades diárias, socialização, aprendizado ou autocuidado. Estratégias como organização de rotinas, uso de lembretes, transições graduais entre tarefas e aproveitamento do interesse para aprendizado ou interação social ajudam a equilibrar o foco intenso com demandas cotidianas, transformando o hiperfoco em um recurso construtivo em vez de um obstáculo.
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