É normal eu gostar de fugir da realidade e fingir estar em outro lugar vivendo outro tipo de vida? C

22 respostas
É normal eu gostar de fugir da realidade e fingir estar em outro lugar vivendo outro tipo de vida? Coloco fone de ouvido pra chegar mais perto dessa realidade
Boa tarde, a 'realidade' pode ser insuportável em qualquer momento da vida. diria que boa parte da vida ela o é. Por exemplo, na infância, a criança, para lidar com a estranheza do mundo adulto constrói ficções. A lógica é, quanto mais estranho mais necessária e, talvez, sofisticadas as ficções. O adolescente também constrói suas ficções embora elas estejam mais distribuídas em sua 'realidade' por conta do componente social que a adolescência impõe. Na vida adulta, ao longo de toda ela, as chamadas fugas da realidade adquirem uma complexidade proporcional à vida do adulto. Alguns, inclusive, vivem a serviço dessas ficções; ser o melhor, ser o mais forte, o mais rico, enfim... resto da infância. Um problema moral, mas não necessariamente psicopatológico. A questão é a excentricidade! Quanto mais excêntrica a ficção menos laço social! Eis um problema.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150

Muitas vezes quando a realidade concreta se torna insuportável ou simplesmente intolerável, a pessoa pode criar um mundo a parte, desejando que este "novo mundo criado" seja um substituto ao seu sofrimento. Isso pode ser passageiro ou não. O problema é fazer isso constantemente e de tal forma que ao usar este recurso a pessoa substitua as relações humanas, interpessoais, deixando que isso afete todos os outros campos da vida (trabalho, vida social, familiar, lazer, etc).
Você pergunta se é normal fugir da realidade. Para você parece ser ´único refúgio de uma realidade que lhe é intolerável, ou não tão boa como a sua fantasia. A fantasia é legal porque é criativa, mas viver o tempo todo na fantasia impede que você realmente encontro um ponto de equilíbrio entre o seu eu e o eu fantasiado. Para você se integrar novamente a si mesmo seria bom você ter um interlocutor, uma pessoa que o escute, sem criticas. E assim você vai entender que você poderá transformar a sua realidade sem precisar fantasiá-la. E esse interlocutor será um bom psicólogo.
Olá.
Não trabalho com os conceitos de "normal" e "anormal", mas penso que isso pode ser só uma forma de você se divertir ou de aguçar sua criatividade, mas também pode ser sintoma de que algo na "vida real" não está tão interessante.
Abraço!
Na verdade, isso pode ser um sintoma. Essa fuga pode ser uma defesa possível contra uma realidade desagradável no presente, porém, tende a ser pouco eficaz ao passo que a situação presente não se resolve e você não aprende a lidar com ela. No longo prazo pode te trazer como prejuízo a ausência de capacidade de suportar e lidar com a realidade. Infelizmente, é uma defesa que está fadada a trazer mais prejuízos de que sucesso em relação a sua finalidade original.
Olá, foge-se da realidade por se sentir incapaz de sustentà-la. Quanto mais foge, mais dificuldade terá para compreender os sentimentos despertados por situações desafiadoras. Além disso, poderá desencadear uma formação psíquica rígida e inflexível. Isto é, será capaz de se comportar apenas de acordo com aquilo que lhe parece seguro.
A realidade muitas vezes apresenta contextos desafiadores, que podem ser originados nos aspectos disfuncionais da história de cada um e ou, pelo alto grau de stress, advindo das crescentes demandas e solicitações da vida atual. Os refúgios ou fugas a outros contextos ideacionais e realidades paralelas e ou imaginarios, tem sido cada vez mais comum e podem trazer alívio pontual. Pontuo aqui a importancia de avaliar o grau de disfuncionalidade ou seja, de dissociação da realidade que pode comprometer a tua qualidade de vida funcional ou seja, condições para viver uma vida saudável . Neste caso um bom proficional da saúde psicológica, pode te ajudar a avaliar, localizar e tratar possíveis níveis disfuncionais. Conte comigo
Olá! Obrigada por sua pergunta. Eh uma pergunta direta, simples, mas bem difícil de responder. Fugir para um local mais seguro, mais agradável ou mais movimentado faz parte, eventualmente, dos desejos e interesses do ser humano. A questão sempre vai depender do quantas vezes isso ocorre, ou, o que eh deixado de lado quando essa "fuga" ocorre. Pode ser que, se o tema te preocupa ou aborrece, seja porque você esteja identificando alguns transtornos que isso te traz. Entender o que você vai buscar nesses pensamentos ideais eh importante. Porém, considero muito mais importante eh investigar se esse afastamento da "realidade real" traz benefícios para você. Por exemplo, às vezes, não sei se eh o seu caso, o isolamento pode ser uma forma de se proteger de decepções e tristezas com os outros. Buscar o isolamento constante, como eh o caso de quem busca viver num mundo particular, pode trazer segurança, alegria ou movimento. Contudo, o ser humano eh, por definição, um ser social. Aprender a conviver com outras pessoas e isso tem a ver com compartilhar realidades. Se achar pertinente, busque um pedacinho da sua realidade para compartilhar com alguém que tem apreço. Desejo a você todo bem!
Olá! Seria importante ver o quanto está fuga tem sido constante, o quanto lidar com a realidade tem sido difícil, e a partir dai percebermos se isto efetivamente está sendo positivo ou não para você.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Talvez sua realidade seja difícil para você recorrer a esse mecanismo. Treinar o que se adequa a uma realidade fluida e saudável para você é uma das funções da psicoterapia EMDR/Dor.
Olá,
A fuga pode também ser uma forma de sobrevivência, não é? Construir um mundo paralelo é interessante pela criatividade que propicia. Os games, a literatura por exemplo, podem ser exemplos de ficções criativas. A questão é se há retorno e enfrentamento das situações reais. Talvez pra isto seja necessário mais que um mundo paralelo, quem sabe conversar com psicanalista ?
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Querer o tempo todo fugir da realidade mostra que está sendo insuportável lidar com ela. Distrações não nos ajudam a lidar com as diversas situações da vida. É preciso estar presente e encará-las com sabedoria. Já pensou em fazer um programa de mindfulness para trabalhar a atenção plena? Meu próximo curso se inicia em 18/10 e será online. Caso tenha interesse, estou à disposição. Obrigada.
Depende. Fantasias, todos temos. Realidade também. O ideal é unir o útil ao agradável
Depende de alguns fatores.

Você acha que isso serve como uma fuga da usa realidade? E o mais importante, essa fuga da realidade te traz algum prejuízo, em qualquer área que seja?

Livros, desenhos, jogos, músicas etc nos fazem fugir um pouco da realidade em que vivemos e isso é absolutamente normal. Apenas se preocupe se essa fuga lhe trazer de alguma forma, sentimentos e emoções ruins como angustias e ansiedades.
Olá! Você pergunta se fugir da realidade é normal? Pois vou devolver-lhe essa questão: O que é "normal" para você, quando vivencia situações onde preferia estar vivendo outras? O que você pensa sobre a possibilidade de buscar acolhimento com um profissional Psicólogo? Talvez, juntos, possam refletir como você se articula diante de situações reais e como isso afeta sua vida.
Sim, nas abordagens que influenciam meu olhar clínico, estudamos a função do sintoma. Fugir da realidade é um ajustamento criativo que seu organismo construiu para lidar com algo que pode estar difícil. A questão é quando esse recurso fica anacrônico e causa sofrimento e prejuízo na sua vida. Por isso, recomendo sua ida a um especialista para entender mais de perto o que está acontecendo por aí. Fique à vontade para me procurar, um abraço
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 160
Intencional pode representar uma forma de se acalmar ou realizar , estar mentalmente em momento mais prazeroso.
Olá!
É importante investigar esse uso dos fones de ouvido e de que realidade você gosta de se afastar. São momentos de interação social, são momentos que se sente desconfortável, ou é o tempo todo? O uso dos fones é com música ou somente para afastamento dos ruídos e poder exercitar essa fuga? Pode não ser só.e te um exercício ou uma busca, podem existir outras questões que fazem você se sentir assim. Desejo uma trajetória de busca com muita compreensão para ti.
Olá, seria importante procurar um psicólogo para verificar o que esta acontecendo, deixar de viver no presente é um indicativo que algo não vai bem. Cuide-se e procure ajuda. Abraço.
Olá, seria interessante você tentar entender o que a leva a fugir da realidade e criar um mundo a parte daquele que você vive. Talvez a sua realidade não seja exatamente aquela que você gostaria de ter, ou pode ser que você seja apenas uma pessoa que gosta de criar e se divertir. De qualquer forma se isso a incomoda talvez esteja na hora de você buscar ajuda para entender o que está acontecendo. Abçs!
Muitas vezes, diante de uma realidade terrível, vivida como amedrontadora, causadora de sofrimento, é compreensível que o ser humano se utilize de recursos imaginativos, farmacológicos ou simbólicos para suportar estar vivo. No seu caso, você encontrou um lugar em que consegue viver "outro tipo de vida". Seria interessante conhecer que tipo de vida você leva nesse lugar criado. Como você se vê nessa outra vida? O que acontece nela? Possivelmente você explora nesse lugar potencialidades, capacidades pessoais e relacionais que não sente que pode explorar na realidade compartilhada com os outros. Seria interessante, ao longo de um trabalho terapêutico, compreender o que te levou a precisar construir esse lugar. Um abraço!
Olá, o que você está vivenciando em sua realidade que está tão difícil encará-la? Talvez você já tenha a resposta, ou não, mas sugiro que procure uma ajuda de um profissional para que possa te auxiliar, olhando profundamente para seus conteúdos, te auxiliando no enfrentamento da realidade dolorida e conseguir superá-la.
Abraços!!! Boa sorte!!!