É normal viver completamente desconectado da realidade? Ouvi dizer que é um sintoma de depressão por

20 respostas
É normal viver completamente desconectado da realidade? Ouvi dizer que é um sintoma de depressão por ou algo do tipo, mas normalmente essa "desconexão" não vêem junto a nenhum sentimento de tristeza, mas é como estar inerte a tudo que acontece. Mesmo coisas graves, tendem a não chocar tanto, o que parecer útil, mas na verdade assusta bastante, por ser algo contrário ao normalmente esperado de um humano saudável.
Há algum problema em viver desconectado da realidade? Há algum problema em se isolar completamente do mundo exterior?
Viver desconectado da realidade pode, em alguma instância, apontar para um sujeito que está adoecido. Sendo isso de uma ordem psíquica estrutural ou de uma sintomatologia que aponta para algum quadro clínico. Me parece que a pergunta “viver desconectado da realidade é normal ou anormal”, não seja o ponto chave da questão, mas sim, se estamos falando de um sujeito neurótico (neurose enquanto estrutura psíquica para a Psicanálise), opta viver assim. Será realmente possível viver desconectado da realidade? A realidade, com sua dores e suas delícias, é algo a que cada sujeito deve se haver e, descobrir/criar formas de sobreviver mesmo diante do absurdo dela. Sugiro que busque, inicialmente, uma psicoterapia para que possa falar melhor sobre suas questões. Cuide-se! Abraços
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150

Olá, entendo sua pergunta quando quer saber se é normal, mas são necessárias muitas informações para uma resposta mais satisfatória. Por exemplo, é um fenômeno recente? Ou sempre foi assim? Se recente, está passando por algum estresse? A desconexão na depressão não vem necessariamente em momentos de tristeza intensa, mas pode vir do próprio quadro, como um desinteresse intenso pela vida e sensação de estar anestesiado. As emoções fazem parte do ser humano e se desconectar delas, como parece ser o caso, pode sim apontar para algum adoecimento psíquico que precisa de atenção.
Oiê, quando uma coisa é quando falamos de um isolamento consciente por exemplo um velejador como Amyr Klink que queria navegar pelo Atlântico com um planejamento de ida e volta ou um religioso que dedica conscientemente sua vida às orações. Outra coisa é quando não suportamos a realidade, não sabemos conviver com ela, quando me sinto insuficiente ou suficiente demais para o convívio com as pessoas. O mundo é uma grande dialética e aprendermos a conviver com o bom e o mal, com o feio e o bonito é muito importante. Mas para isto precisamos de ferramentas para compreendermos até mesmo o que é suportável viver, o que é possível viver e o que é prazeroso viver. Descobrir isso talvez dê sentido a esta vida. Sabe? Fazer a vida valer a pena ser vivida
Olá! Embora a falta de emoções negativas possa inicialmente parecer benéfica, a longo prazo pode causar um distanciamento das próprias emoções e do mundo à sua volta, prejudicando a capacidade de se relacionar e se engajar com a vida. Na análise junguiana, viver completamente desconectado da realidade pode ser interpretado como um sintoma de uma desconexão com o mundo interno e externo. Se isolar completamente do mundo exterior pode trazer consequências negativas para a saúde mental e emocional, uma vez que a interação social e a conexão com o entorno são fundamentais para o bem-estar psicológico. A desconexão da realidade pode ser um sintoma de depressão ou outro transtorno psicológico, e é importante buscar ajuda profissional para compreender e lidar com esses sentimentos. É importante buscar formas de reconectar-se com a realidade, seja através de terapia, atividades que proporcionem prazer e significado, ou o apoio de pessoas próximas.
Olá como vai??
Viver completamente desconectado da realidade ou sentir-se inerte em relação ao que está acontecendo ao seu redor pode ser um sintoma de vários problemas de saúde mental, incluindo depressão, transtornos de ansiedade, transtorno dissociativo e outros. Enquanto algumas pessoas podem experimentar sentimentos de tristeza associados a essa desconexão, outras podem não sentir nada ou podem sentir uma sensação de apatia ou entorpecimento.

Embora se isolar ocasionalmente do mundo exterior possa ser uma resposta temporária a situações estressantes ou dolorosas, viver constantemente desconectado da realidade ou se isolar completamente do mundo exterior pode ser problemático e prejudicial para a saúde mental e o bem-estar geral.

Impacto na funcionalidade diária: Quando alguém está desconectado da realidade ou se isola completamente, pode ser difícil para funcionar no dia a dia. Isso pode afetar o desempenho no trabalho ou na escola, relacionamentos pessoais e atividades diárias básicas.

Risco de deterioração da saúde mental: A desconexão da realidade pode ser um sintoma de um problema de saúde mental subjacente, como depressão ou transtorno dissociativo. Ignorar esses problemas pode levar a uma piora dos sintomas e ao desenvolvimento de complicações adicionais.

Isolamento social: Se alguém se isola completamente do mundo exterior, isso pode levar ao isolamento social e à falta de apoio emocional. O isolamento social tem sido associado a uma série de problemas de saúde mental, incluindo depressão e ansiedade.
Se você ou alguém que você conhece está experimentando desconexão da realidade ou isolamento completo do mundo exterior, é importante procurar ajuda de um profissional de saúde mental. Um psicólogo ou psiquiatra pode avaliar a situação, fornecer um diagnóstico adequado e recomendar o tratamento apropriado, que pode incluir terapia, medicação ou outras intervenções. O apoio emocional de amigos e familiares também pode ser valioso durante esse período difícil. Te desejo um feliz dia!!!

Olá! Isolamento não é saudável... sugiro que procure um psicólogo ou psiquiatra para avaliação e uma conversa mais detalhada sobre seu questionamento.
Entendo suas preocupações em relação a se sentir desconectado da realidade e em como isso pode estar afetando sua vida. É importante reconhecer que essa sensação de desconexão pode ser um sintoma de diferentes condições psicológicas, como a depressão, mas também pode ter outras origens ou significados subjacentes.

A psicanálise pode ajudá-lo a explorar mais profundamente esses sentimentos e compreender as possíveis causas por trás dessa desconexão. Por exemplo, pode ser que você esteja lidando com dificuldades emocionais ou traumas não resolvidos que estão afetando sua capacidade de se envolver plenamente com a realidade.

Embora a desconexão possa parecer útil como uma forma de proteção contra experiências dolorosas, como você mencionou, ela também pode ter consequências negativas em sua vida. O isolamento completo do mundo exterior pode levar à perda de conexões significativas com os outros, à falta de apoio emocional e à sensação de alienação. Além disso, pode dificultar o enfrentamento eficaz de desafios e a busca por ajuda quando necessário.

É fundamental abordar essa desconexão de maneira terapêutica para entender melhor suas causas e encontrar maneiras saudáveis de lidar com ela. A psicanálise oferece um espaço seguro e acolhedor para explorar esses sentimentos, trabalhar através de questões emocionais subjacentes e desenvolver estratégias para se reconectar com a realidade de uma maneira mais significativa e gratificante.

Ao longo do processo terapêutico, você terá a oportunidade de compreender melhor seus pensamentos e emoções, identificar padrões de comportamento que podem estar contribuindo para a desconexão e encontrar maneiras de se reconectar consigo mesmo e com o mundo ao seu redor. Estou aqui para apoiá-lo em sua jornada e ajudá-lo a encontrar o equilíbrio e a vitalidade emocional que você busca.
Qualquer dúvida estou á disposição. Grande abraço!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise
Olá. Viver desconectado da realidade e se isolar completamente do mundo exterior pode ser um sinal importante de que algo não está bem. Embora seja natural ter momentos em que precisamos de solidão e introspecção, uma desconexão constante da realidade pode indicar problemas, como depressão, ansiedade, estresse extremo ou outros distúrbios mentais.
A desconexão da realidade pode manifestar-se de várias maneiras, como sentir-se distante ou separado do que está acontecendo ao seu redor, não reagir emocionalmente a eventos significativos ou graves, ou até mesmo sentir-se como se estivesse em um estado de sonho. Também, a desconexão da realidade pode impactar negativamente seus relacionamentos, seu desempenho no trabalho ou na escola, e até mesmo sua saúde física. Todos esses sintomas devem ser bem esclarecidos e contextualizados com um psicológica e ou psiquiátrica para ajudar a identificar a causa e desenvolver um plano de tratamento adequado, que pode incluir terapia, medicação e outras intervenções.
Não hesite em procurar ajuda e apoio. Sempre à disposição.
Olá! Pode se tratar de despersonalização, já que relatou que, além da desconexão com o mundo, há dificuldade em perceber emoções. Um episódio traumático pode desencadear este tipo de transtorno dissociativo.
O que você está relatando, mais do que uma desconexão com a realidade, parece uma desconexão com os sentimentos, e os sentimentos já são uma interpretação da realidade em si. É uma defesa, embora alguns profissionais possam vê-la, sim, como um transtorno. O problema é que grande parte do mundo permanece inacessível. E acima de tudo, uma grande parte de você mesmo fica de fora do seu registro.
Ola espero que esteja bem e que fique bem.
Viver desconectado da realidade ou se isolar do mundo exterior pode indicar várias condições psicológicas, incluindo depressão, transtorno de ansiedade e psicose. Embora possa parecer útil para evitar emoções negativas, como tristeza, essa desconexão pode indicar problemas subjacentes. O isolamento pode levar à falta de interações sociais, aumentando a solidão e o risco de depressão. Buscar ajuda profissional é fundamental para lidar com esses sintomas e promover uma saúde mental equilibrada.
Espero ter ajudado e caso precise falar sobre este e outros assuntos fico a disposição
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
Viver desconectado da realidade ou se isolar completamente do mundo exterior pode indicar problemas de saúde mental, como depressão ou transtornos dissociativos. Essa desconexão pode resultar em consequências negativas, incluindo isolamento social, dificuldades nos relacionamentos, redução do prazer na vida, risco de situações perigosas e impacto na tomada de decisões. É crucial procurar ajuda de um profissional de saúde mental para identificar a causa subjacente e desenvolver um plano de tratamento adequado, visando recuperar o contato com a realidade e melhorar a qualidade de vida.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 250
Pelo jeito isso é algo que te incomoda, e doque se queixa.
Vale a pena dar atenção a isto consultando um psicólogo e/ou psicanalista
É compreensível sentir-se desconectado da realidade e às vezes buscar um certo isolamento do mundo exterior. Na análise do comportamento, reconhecemos que nossas respostas emocionais podem variar e nem sempre se alinhar com o que é considerado "normal". Esses períodos de entorpecimento emocional podem ocorrer como uma forma de proteção emocional diante de situações estressantes ou desafiadoras.

No entanto, é importante lembrar que buscar ajuda e apoio quando necessário é um passo positivo. Os profissionais de saúde mental podem oferecer suporte e orientação para entender esses sentimentos e encontrar maneiras saudáveis de lidar com eles. O importante é lembrar que não está sozinho e que há recursos disponíveis para ajudar a navegar por essas experiências de forma positiva e construtiva.
Viver desconectado da realidade e se isolar completamente do mundo exterior podem ser indicativos de problemas subjacentes, como depressão, ansiedade ou outros transtornos mentais. Embora possa parecer útil como um mecanismo de defesa temporário, isso pode levar a consequências negativas para o bem-estar mental e emocional a longo prazo. É importante buscar ajuda profissional para entender e lidar com esses sentimentos, para que você possa reconectar-se à realidade e ao mundo ao seu redor.

Busque iniciar a sua Psicoterapia para entender quais as suas queixas e como se identifica com esse isolamento, talvez você apenas esteja apenas tentando fugir de algo maior que te incomoda, a Psicoterapia pode te ajudar a encontrar

;)
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200
Olá! Para um melhor entendimento, é necessário ter mais detalhes do que descreve sobre este distanciamento. Pode ser uma forma de se defender da realidade, uma fuga, de qualquer maneira, se está lhe causando incômodo, sofrimento, será bom buscar ajuda, iniciar uma psicoterapia será muito importante, pois o autoconhecimento é saudável para todos. Espero ter contribuído.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150
Olá! Se desconectar da realidade em alguns momentos pode até ser saudável e adaptativo, porém, viver desconectado não representa um funcionamento saudável e adaptativo, pois pode trazer alguns prejuízos. Essa desconexão pode ser um modo usual de funcionar desenvolvido ao longo da vida através do temperamento e das relações primárias que você teve com as pessoas ao longo do seu desenvolvimento. Eu imagino que em alguns momentos da sua vida, a desconexão possa até ter algumas vantagens, mas por outro lado também lhe traz alguns prejuízos.
Recomendo que você busque uma psicoterapia. Através da psicoterapia pode ser possível compreender porque você funciona dessa forma e identificar uma maneira mais adaptativa de funcionar.
Boa noite,
Respondendo sia pergunta: o desamparo aprendido (depressão) é a ausência de relacionamento social. Logo, a falta de conexão ou falta de espanto, tem tem relação. Procure um psicólogo para ter uma melhor avaliação e possível tratamento
Olá... a vida é feita de relações, não vivê-las é uma questão importante para ser trabalhada em terapia. Entender se tem uma estrutura esquizoide. O transtorno da personalidade esquizoide é caracterizado por um padrão generalizado de distanciamento e desinteresse geral pelos relacionamentos sociais e uma gama limitada de emoções nas relações interpessoais, onde esse corpo não tem noção do espaço que ocupa no mundo e tem dificuldade se estabelecer e sustentar as relações. A psicoterapia é uma forma de melhorar essa questão, atividade física e principalmente musculação tbm são importantes, pois criar massa muscular ajudam a pessoa criar consciência corporal e ajudará no processo terapêutico.

Espero ter ajudado. Abraço
Viver desconectado da realidade e completamente isolado do mundo exterior pode ser preocupante,não só porque pode apontar pra um sintoma de um problema de ordem emocional, mas também porque o ser humano é social, o que significa que precisa de contato e interação com o outro para estar bem. Essa desconexão pode te impedir de se envolver com a vida, se distanciar cada vez mais emocionalmente e viver em um eterno estado de apatia, e isso pode afetar e muito sua qualidade de vida, a capacidade de manter relações significativas e ter boas experiências de vida, além de afetar sua capacidade de crescer e aprender. Sugiro que busque ajuda profissional para entender o que pode estar acontecendo.