É possível curar-se do TOC sem medicações, apenas com tratamento com um psicólogo?Qual o tratamento,

8 respostas
É possível curar-se do TOC sem medicações, apenas com tratamento com um psicólogo?Qual o tratamento, ou linha de terapia mais eficiente para esses casos?
Olha é possível sim ter uma melhora significativa com a terapia cognitivo comportamental, mas alem da terapia é necessário ter muita dedicação e levar a sério o tratamento muito importante tb alem do tratamento terapêutico o psiquiátrico junto.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É possível, mas depende das características do caso. Para tratamento do TOC indico a Terapia Cognitivo Comportamental, pois apresenta excelentes resultados com as diversas manifestações do TOC.
Olá! O TOC pode ser um transtorno grave, caso comprometa muito a qualidade de vida da pessoa, caso os sintomas sejam fortes, possivelmente somente a terapia não será suficiente. É aconselhável que procure um Psiquiatra e uma vez diagnosticado, será medicado de acordo com o problema.

A Terapia Cognitivo-Comportamental é a mais indicada para o transtorno Obsessivo Compulsivo. E a TCC é sim capaz de sozinha trazer benefícios, porém, depende da gravidade do problema.

Procure um profissional para fazer a avaliação.

Boa noite!
Bom dia!
Para transtorno Obsessivo compulsivo TOC o mais indicado seria um tratamento combinado medicamento e terapia. A terapia cognitivo comportamental tem trazido grandes resultados para esse transtorno.

À disposição.
Qualquer abordagem da Psicologia lhe fará bem, vai depender de você para que tenha uma boa resposta terapêutica. Depende da conscientização de si mesmo para perceber o que você está digerindo tanto!
At.,
Monica Araújo
É possível tratar o TOC somente com a abordagem psicológica se a doença estiver num estágio inicial. Pessoas com TOC. geralmente tentam esconder o seu problema ao invés de buscar ajuda. Uma infeliz consequência disso, é que estas pessoas, só recebem ajuda profissional muitos anos após o início da doença. Nessa ocasião os hábitos obsessivos-compulsivos já estão bastante arraigados e muito difíceis de mudar somente com uma abordagem terapêutica. Para os casos onde a pessoa vai receber ajuda profissional depois de muitos anos após o início da doença, o tratamento mais eficaz tem sido o que combina o uso de antidepressivos que aumentam a serotonina cerebral e a abordagem comportamental denominada exposição e prevenção da resposta.
Olá. Tudo bem? O tratamento do TOC deve ser definido a partir de suas características. Em casos mais graves, a combinação de medicação e psicoterapia tende a ser mais eficaz; casos considerados leves ou moderados podem ser tratados da mesma forma ou só com psicoterapia. Sobre o segmento psicoterápico mais indicado, as pesquisas sugerem a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) como a técnica que tem alcançado de forma mais eficaz a resolução de problemas e sintomas. Um abraço!!
No transtorno obsessivo compulsivo TOC não se fala em cura e sim em tratamento. De fato a abordagem terapia cognitivo-comportamental TCC apresenta excelentes resultados.
O tratamento indicado é médicamentoso e psicoterápico.


Att,

Renata Freitas

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 262 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.