É possível curar-se do TOC sem medicações, apenas com tratamento com um psicólogo?Qual o tratamento,

8 respostas
É possível curar-se do TOC sem medicações, apenas com tratamento com um psicólogo?Qual o tratamento, ou linha de terapia mais eficiente para esses casos?
Olha é possível sim ter uma melhora significativa com a terapia cognitivo comportamental, mas alem da terapia é necessário ter muita dedicação e levar a sério o tratamento muito importante tb alem do tratamento terapêutico o psiquiátrico junto.

É possível, mas depende das características do caso. Para tratamento do TOC indico a Terapia Cognitivo Comportamental, pois apresenta excelentes resultados com as diversas manifestações do TOC.
Olá! O TOC pode ser um transtorno grave, caso comprometa muito a qualidade de vida da pessoa, caso os sintomas sejam fortes, possivelmente somente a terapia não será suficiente. É aconselhável que procure um Psiquiatra e uma vez diagnosticado, será medicado de acordo com o problema.

A Terapia Cognitivo-Comportamental é a mais indicada para o transtorno Obsessivo Compulsivo. E a TCC é sim capaz de sozinha trazer benefícios, porém, depende da gravidade do problema.

Procure um profissional para fazer a avaliação.

Boa noite!
Bom dia!
Para transtorno Obsessivo compulsivo TOC o mais indicado seria um tratamento combinado medicamento e terapia. A terapia cognitivo comportamental tem trazido grandes resultados para esse transtorno.

À disposição.
Qualquer abordagem da Psicologia lhe fará bem, vai depender de você para que tenha uma boa resposta terapêutica. Depende da conscientização de si mesmo para perceber o que você está digerindo tanto!
At.,
Monica Araújo
É possível tratar o TOC somente com a abordagem psicológica se a doença estiver num estágio inicial. Pessoas com TOC. geralmente tentam esconder o seu problema ao invés de buscar ajuda. Uma infeliz consequência disso, é que estas pessoas, só recebem ajuda profissional muitos anos após o início da doença. Nessa ocasião os hábitos obsessivos-compulsivos já estão bastante arraigados e muito difíceis de mudar somente com uma abordagem terapêutica. Para os casos onde a pessoa vai receber ajuda profissional depois de muitos anos após o início da doença, o tratamento mais eficaz tem sido o que combina o uso de antidepressivos que aumentam a serotonina cerebral e a abordagem comportamental denominada exposição e prevenção da resposta.
Olá. Tudo bem? O tratamento do TOC deve ser definido a partir de suas características. Em casos mais graves, a combinação de medicação e psicoterapia tende a ser mais eficaz; casos considerados leves ou moderados podem ser tratados da mesma forma ou só com psicoterapia. Sobre o segmento psicoterápico mais indicado, as pesquisas sugerem a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) como a técnica que tem alcançado de forma mais eficaz a resolução de problemas e sintomas. Um abraço!!
No transtorno obsessivo compulsivo TOC não se fala em cura e sim em tratamento. De fato a abordagem terapia cognitivo-comportamental TCC apresenta excelentes resultados.
O tratamento indicado é médicamentoso e psicoterápico.

Att,

Renata Freitas