É possível ter um aumento exagerado da libido na depressão bipolar mista?

5 respostas
É possível ter um aumento exagerado da libido na depressão bipolar mista?
Sim. É possível pois na Depressão mista do Transtorno Bipolar há alguns sintomas do polo da Mania dentre eles o aumento da Libido que pode aparecer.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Carolina Delalibera
Psiquiatra
Goiânia
Sim, é possível. Na depressão bipolar mista, sintomas depressivos e sintomas de excitação (hipomania ou mania) ocorrem ao mesmo tempo. Isso pode resultar em um quadro paradoxal, no qual a pessoa sente tristeza, desesperança e fadiga, mas também apresenta agitação, impulsividade e outros sintomas ativadores.

Se esse aumento da libido está gerando desconforto ou comportamentos prejudiciais, é importante conversar com um psiquiatra para avaliar medicações estabilizadoras do humor e ajustar o tratamento.

Você já tem diagnóstico de transtorno bipolar ou está suspeitando desse quadro?
Sim, isso pode acontecer! Na fase maníaca ou hipomaníaca do transtorno bipolar, que pode aparecer na depressão bipolar mista, a libido pode ficar mais intensa. Isso é uma característica dessa fase, onde a pessoa pode se sentir mais agitada, impulsiva e ter aumento do desejo sexual. Porém, é importante ficar de olho, porque esse aumento da libido pode não ser saudável, principalmente se vier acompanhado de comportamentos impulsivos ou de risco.

Se isso estiver acontecendo, é importante conversar com o seu médico, que pode ajustar o tratamento para ajudar a equilibrar os sintomas.
Dr. Jonathan Marcolini
Psiquiatra
São Paulo
Sim! Faz parte de um sintoma hipomaníaco, junto com os sintomas depressivos. Importante tratar para não te colocar em risco.
Pode sim, pois o que caracteriza o quadro misto no transtorno bipolar é a existência concomitante de sintomas tanto depressivos quanto maniacos. Nestes casos, é importante buscar uma nova consulta com seu psiquiatra o quanto antes para adequar o tratamento e a situação atual conseguir ser controlada, antes que algo mais grave possa ocorrer.

Especialistas

Karina Abunasser Pereira Leite

Karina Abunasser Pereira Leite

Psiquiatra

São Paulo

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Juan Pablo Roig Albuquerque

Juan Pablo Roig Albuquerque

Psiquiatra

São Paulo

Carolina Bohn

Carolina Bohn

Psicólogo

São Leopoldo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 970 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.