É possível uma pessoa com depressão que anteriormente era bastante inteligente mal conseguir raciocionar,

10 respostas
É possível uma pessoa com depressão que anteriormente era bastante inteligente mal conseguir raciocionar, quase " desaprender "a ler e ter bastante falta de memória, dentro dos outros sintomas de depressão que já tenho ou poderá ser outra coisa qualquer?
Sim é possível que sejam sintomas da mesma depressão (doença). Normalmente esses sintomas cognitivos (memória, concentração, atenção) são bem prejudicados em pacientes com depressão.
De qualquer forma sugiro avisar seu médico, provavelmente ele fará exames para excluir outras doenças que podem ocasionar tais alterações num quadro como esse.
Atenciosamente
Dra. Karina Barradas

Sim é possível prejudicar a forma de entendimento, das coisas, a atenção, concentração...
A depressão pode agitar ou deixar a pessoa sem interesses, motivações, prazeres e isso respinga na forma que você se atém ou se fixa as coisas quanto a prestar a atenção, ir em busca...
Mas tente entender melhor estas consequências, em ambiente terapêutico assim fica mais fácil compreender e conviver.
Sim, tudo é possível dentro de um quadro depressivo. Mas me parece que você já tem um diagnóstico pronto, não? Espero que tenha sido feito por um profissional da área, que tenha cuidado na escuta e que possa fazer um acompanhamento adequado! Caso não tenha feito isso, minha conduta é indicar que o faça pois um bom profissional pode acolhe-lo nas suas dúvidas e acompanhá-lo de perto!
A depressão pode sim afetar os processos de memória, atenção e concentração. Além de prejudicar o sono e outras habilidades da vida diária. Muito importante procurar um neuropsicólogo para avaliar funções cognitivas em possíveis prejuízos.
Olá, concordo com as colegas. E devo acrescentar que você deve conversar com seu médico sobre estes sintomas. Caso eles tenham aparecido após o início do tratamento eles podem inclusive, ser efeito colateral de algum medicamento receitado por ele. Conversando ele poderá rever a dose receitada ou indicar algum outro. Espero ter ajudado um pouco. Um abraço.
Sim, é possível. A depressão modifica o funcionamento cerebral de uma forma que não atinge só o aspecto emocional, mas pode afetar também a parte motora (baixa nas atividades), motivacional e cognitiva (aprendizagem, memória, etc.- Enfim, estes aos quais você se referiu). Ocorre uma diminuição das atividades cerebrais de uma maneira geral, como se houvesse uma "baixa de energia no sistema"; Por isso, esses sintomas podem aparecer. É importante entender como se dá esse processo e em que nível isso interfere na sua qualidade de vida, por exemplo. Você deve procurar um psicólogo, que irá fazer essa avaliação e examinar isso com você detalhadamente. A psicoterapia (realizada por ele) é indispensável no tratamento da depressão, pois tem efeitos diretos sobre o funcionamento cerebral e também global do organismo, trabalhando o emocional profundamente.
O psicólogo poderá te encaminhar a outro profissional caso necessite de medicamento(s) e/ou se forem necessários outros tratamentos. Abraços!
Olá, sim, a depressão pode afetar radicalmente o funcionamento cognitivo do cérebro. Por isso deve-se ser cauteloso na avaliacao de pacientes depressivos, pois as queixas de memoria ou de atenção podem (e geralmente estão) relacionadas a depressão. Trate a depressão com medicamentos adequados, procure um psiquiatra e caso os sintomas nao melhorem em 3 meses, aconselho fazer uma avaliação neuropsicologica para avaliar todo o funcionamento cerebral. Boa sorte.
Sim é possível,quando falamos em SUJEITO nada pode ser rígido; Pois cada pessoa nas mais diversas situações agem, pensam e sentem das maneiras mais diversas.
Sim, esses sintomas de dificuldade de concentração, de memória e a dificuldade de raciocinar como antes podem ser causados pelo quadro depressivo.
Principalmente quando a depressão está moderada ou grave, a pessoa começa a apresentar dificuldade em executar as atividades que desempenhava anteriormente e a ter pouca ou até nenhuma satisfação com coisas que antes eram agradáveis.
Os sintomas que você relatou também podem ser causados por outras doenças, então não deixe de procurar seu médico para uma avaliação o quanto antes.
Sim, a depressão pode resultar uma série de déficits cognitivos, em particular, os processos atencionais. A memória é afetada de forma secundária. Mas deve-se fazer uma avaliação médica para exclusão de outras causas e avaliação neuropsicológica. Dependendo da idade, no caso do idoso, uma depressão com sintomas cognitivos pode ser sintoma de um estágio inicial de demência. Uma avaliação neuropsicológica poderá esclarecer se trata-se de uma depressão com sintomas cognitivos ou demência com sintomas depressivos.