É possível uma pessoa conseguir diferenciar uma queda de pressão com crise de ansiedade? Uma pessoa

27 respostas
É possível uma pessoa conseguir diferenciar uma queda de pressão com crise de ansiedade?
Uma pessoa que sofre dos dois problemas consegue saber a diferença já que os sintomas tendem a ser muito parecidos
Olá.

Sim, é possível diferenciar, principalmente quando a pessoa já tem certa recorrência destes tipos de episódios ou está profissionalmente acompanhada. Entretanto, pessoas que não são acompanhadas, ou não sofrem com tais episódios recorrentemente, podem ter muita dificuldade de separar. Vale também lembrar que uma crise de ansiedade pode alterar a pressão, assim como algumas pessoas entram em crise de ansiedade ao se depararem com o conjunto de mal-estares oriundos da alteração de pressão.
Apesar de uma das características mais recorrentes que se destaca para diferenciação seja um quadro de medo envolvido, o que pode vir a ser caracterizado como uma crise de ansiedade, este é muito pouco e superficial, pois a própria alteração de pressão pode gerar medo. Então para se diferenciar de verdade é necessário avaliar o contexto da pessoa, realizar exames, ter acompanhamento médico, realizar atividades físicas, regular sono, manter uma boa alimentação e, claro, a depender do quanto isso atrapalhe sua vida, acompanhamento psicológico.

Espero ter ajudado.

No entanto, em alguns casos, a ansiedade pode desencadear uma resposta oposta, como a diminuição da pressão arterial e uma sensação de fraqueza ou tontura. É importante lembrar que outros problemas de saúde também podem causar sintomas semelhantes, como pressão baixa e palidez.
Olá. Ansiedade também pode ocasionar oscilação na pressão, então é importante buscar um médico cardiologista para avaliar a saúde física e um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível e acolhimento, possibilitando identificar o que te gera ansiedade e elaborar saídas a partir da subjetividade do seu caso. Estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Ansiedade é uma resposta emocional à tensão percebida, enquanto pressão alta, ou hipertensão, é uma condição médica em que a pressão arterial nas artérias é persistentemente elevada. Embora possam compartilhar sintomas como palpitações e sudorese, são condições distintas com causas e tratamentos diferentes.
Olá! Para saber se realmente trata-se de ansiedade, é necessário realizar uma avaliação médica para verificar se não há nenhum problema físico. Descartada essa possibilidade inicia o tratamento emocional da ansiedade. Para pessoa conseguir diferenciar se é pressão baixa ou ansiedade é necessário que tenha o autoconhecimento, se perceber e assim, consegue diferenciar. É importante ressaltar que, Ansiedade é uma reação natural do nosso corpo. É uma expectativa apreensiva com relação ao que está por vir. Funciona como um mecanismo de sobrevivência para lidar com as situações de perigo. Até certo ponto, a ansiedade é positiva, porque nos impulsiona a agir. Mas ela se torna um problema quando passa a causar sintomas físicos e emocionais como medos, tristeza, dores de cabeça, tontura, dor no peito, formigamento, tensão muscular, alterações gastrointestinais, sensação de falta de ar, taquicardia, insônia, irritação, inquietação, pensamentos descontrolados, perda de concentração, preocupação, angústia e outros. Se os sintomas estiverem intensos prejudicando sua rotina, procure ajuda!
Alguns sintomas podem ser parecidos. Porém, existem algumas diferenças importantes: a causa precipitante, os sintomas físicos, a duração dos sintomas e a resposta ao tratamento. Caso esteja com dúvidas, é importante procurar orientação médica para avaliação adequada e tratamento.
Olá. Minha orientação, é que procure um médico para uma avaliação. E inicie psicoterapia, é possível saber identificar quando é crise de ansiedade, mas isso requer auto-conhecimento, conhecer os gatilhos, saber identificar pensamentos intrusivos, conhecer o seu corpo e suas emoções.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 130
Algumas condições bioquímicas podem ocasionar baixa pressão e, para quem está vivenciando os sintomas, ser confundida com crise de ansiedade. A primeira coisa que deve ser feita é procurar um médico e realizar exames de sangue de rotina, hormonais e cardíacos. Caso não seja encontrada nenhuma anormalidade, sugiro procurar atendimento de um psicólogo.
Olá! É sim possível diferenciar uma crise de ansiedade de uma simples queda de pressão. A crise de ansiedade sempre vem acompanhada de um componente emocional; você pode praticar a auto observação e examinar se há alguma emoção presente. A partir disso, você pode investigar a causa, qual foi a situação gatilho, pensamento ou sentimento, que te levaram a sentir ansiedade ao ponto de entrar em uma crise. Normalmente a crise de ansiedade vem também acompanhada de outros sintomas, como tremores, sudorese, taquicardia, secura na boca. Se a queda de pressão acontece isolada de demais sintomas físicos e emocionais, é algo de origem orgânica e vale a pena consultar o seu médico. Conte comigo!
Olá, sim! Precisamos entender a origem dessas sensações de queda de pressão. Um médico cardiologista seria crucial para esse início de investigação de causa x sintoma. Outro profissional que você poderia consultar é um psicólogo e assim compreender sobre a frequência, intensidade e momento de vida em que esses sintomas aparecem.

Vale lembrar que esta dúvida sobre “se é ansiedade ou pressão baixa” existe, já é um sintoma que você não tem um auto conhecimento tão significativo.
Na terapia trabalhamos exatamente isso, se conhecer , ressignificar e buscar o bem estar.
Sim, sugere-se medir a pressão por uma semana, no mínimo, uma vez por dia, durante a crise e pós a crise. As crises de ansiedade ou pânico vão influenciar a pressão, tanto para alta como baixa, depende da pessoa. Lembrando que crises de ansiedade e/ou pânico tem mais sintomas conjuntos: palpitação, dor de estomago, enjoo, sudorese, anestesia corporal, sensação de morte, pode ter desmaio tb.
Pode ser parecido, mas não é a mesma coisa! Ansiedade a pessoa vai sentir aperto no peito, seguido de angustia e fadiga, vai ter em alguns casos vontade de chorar e uma inquietude que não sabe denominar. A queda de pressão, não vem associada a todos esses sintomas que falei, apenas o mal estar e fadiga. Indicado seria buscar terapia caso entenda que no seu caso é a ansiedade que está provocando sua queda de pressão. Abraço
As respostas somáticas no corpo em função de episódios de ansiedade podem ser muito comuns, porém para diferencia-las é preciso descartar as causas orgânicas. Um trabalho multidisciplinar pode ser importante nesse momento.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
A ansidade pode apresentar enumeros efeitos somáticos, inclusive esse mencionado. Contudo sempre orientamos o acompanhamento clinico.
Olá! Os sintomas podem ser semelhantes em alguns casos. Serei direta, porém. É provável que você tenha um acesso mais rápido ao alívio físico e psicológico através da combinação de 2 abordagens específicas: Terapia EMDR e Gerenciamento da Dor. Sinta-se livre para entrar em contato e saber mais. Tudo de melhor!
OLá, os sintomas da crise de ansiedade podem variar muito de pessoa para pessoa. Você pode aprender a regular sua ansiedade com exercícios simples. Procure na internet a Estratégia ACALME-SE, um protocolo usado para lidar com crises de pânico/ansiedade. E também busque psicoterapia para entender a origem das crises para lidar melhor.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 200
Olá! Tudo bem? É compreensível que você esteja buscando esclarecimentos sobre como diferenciar uma queda de pressão de uma crise de ansiedade, especialmente quando os sintomas podem se sobrepor e/ou serem semelhantes. De fato, tanto a queda de pressão quanto a crise de ansiedade podem manifestar sintomas físicos, como tontura, palpitações, fraqueza o que pode tornar difícil identificar a origem do problema.
No entanto, algumas características distintas podem ajudar a diferenciar essas condições. Por exemplo, uma queda de pressão, muitas vezes, está associada a uma sensação de fraqueza súbita, visão turva, suor frio e, em casos mais graves, desmaio. Por outro lado, uma crise de ansiedade, geralmente, está relacionada a um aumento do ritmo cardíaco, agitação, sensação de muita energia e dificuldade de gerenciar esse estado emocional, sufocamento, tremores, sudorese excessiva, além de pensamentos ansiosos e preocupações intensas.
Para algumas pessoas que sofrem de ambos os problemas, pode ser desafiador discernir entre os sintomas. Nesses casos, é importante buscar orientação médica e psicológica para uma avaliação completa. Um médico poderá realizar exames e testes para descartar possíveis causas físicas das manifestações, indicar tratamento, enquanto um psicoterapeuta poderá ajudar a entender melhor os fatores emocionais envolvidos e desenvolver estratégias para lidar com a ansiedade.

Se você está enfrentando dificuldades para diferenciar esses sintomas ou se sente sobrecarregado pela situação, recomendo que considere agendar uma consulta psicológica. Havendo interesse entre contato comigo para conversarmos sobre essas questões mais detalhadamente. Estou aqui para oferecer suporte, orientação e lhe ajudar a encontrar maneiras eficazes de lidar com esses desafios. Buscar ajuda é muito importante, é um o primeiro passo para o bem-estar emocional. Estou à disposição para lhe ajudar da melhor forma possível. Tenho bastante experiência clinica e teórica sobre os dois temas que você comentou. Inclusive livros publicados. Fico no aguardo do seu contato! Sucesso naquilo que busca e até breve! Abraços, psicóloga Adriana de Araújo @psicologaadrianadearaujo
Olá!!
O que se antecede desse momento em que os sintomas se fazem presente. Quais são seus pensamentos? As suas emoções? O que aconteceu antes desse episódio? o que vem a sua mente quando isso acontece? Entender essas questões pode te ajudar a distinguir.
Estou contigo para entendermos o que você está passando e a forma mais eficaz de passar por essas situações.
Olá. Uma queda de pressão de fato provavelmente virá acompanhada de outros sintomas. Porém, em alguns momentos pode existir uma similaridade muito grande.
Se a queda de pressão é um problema recorrente, é importante tratar e sempre ter a mão a possibilidade de aferir sua pressão arterial.
Abraços.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 100
Olá. É importante observar que, em algumas situações, pode ser difícil distinguir entre os dois, especialmente se a pessoa estiver sofrendo de ambos os problemas. Nesses casos, buscar orientação médica é crucial para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado. Sempre à disposição.
A pessoa pode sim diferenciar, desde que tenha um conhecimento mínimo de que os disparadores da ansiedade relacionam-se a situações, pensamentos e comportamentos específicos, no entanto, este conhecimento envolve o seu autoconhecimento e certo tempo de experiência em relação a terapia, pois o mecanismo fisiológico das sensações de ansiedade e queda de pressão estão bem próximos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Sim, pode ser desafiador diferenciar uma queda de pressão (hipotensão) de uma crise de ansiedade, especialmente porque alguns dos sintomas podem se sobrepor. No entanto, há algumas diferenças chave entre os dois que podem ajudar uma pessoa a distinguir. é recomendável procurar orientação de um profissional de saúde, como um médico ou psicólogo, para uma avaliação mais detalhada e orientação sobre o manejo dos sintomas.
Olá, Sim, consegue diferenciar. A queda de pressão são fatores físicos que é importante você procurar ajuda médica para poder identificar a sua causa. Na crise de ansiedade, a queda de pressão pode ser um dos sintomas e que no processo terapêutico avaliamos quando, como e quais os demais sintomas você está sentindo no momento que acontece. Mas sempre é importante um check-up sempre que tiver sintomas físicos, pois, o médico irá de direcionar para psicoperapia quando for fatores emocionais.
Olá!
Existe um conceito relacionado ao viés atencional dos sintomas ansiosos. Quando estamos com algum sintoma fisiológico derivado da ansiedade, nosso foco fica direcionado a estes sintomas específicos, podendo trazer grandes prejuízos funcionais do dia a dia. Aproveitei sua questão pois achei pertinente trazer essa colocação, justamente porque muitas vezes a interpretação que temos dos sintomas de ansiedade é de que eles são negativos, mas o sentidos em outros contextos sem entender que estão sendo negativos naquele momento...
:)
Sim, é possível conseguir diferenciar. Mas onn no importante é buscar ajuda médica ou psicológica para tratar qlq dos dois sintomas.
Apesar dos sintomas serem parecidos é possível identificar sim. Acho que um passo importante seria você comprar um medidor de pressão; seria a forma mais objetiva. A ansiedade também pode alterar a pressão já que ativa o sistema nervoso simpático (ativa o sistema de luta e fuga que vão trazer os sintomas - taquicardia, falta de ar, sudorese, etc). A pressão baixa pode melhorar com um pouco de sal ou alimento salgado. De qualquer forma somente um médico poderia te orientar. Se você está apresentando esses sintomas e ainda não procurou um medico sugiro que o faça. A psicoterapia pode ajudar muito no caso da ansiedade. Abraço.
Olá, é possível distinguir sim. Na terapia é possível desenvolver o autoconhecimento para que você consiga perceber sinais antes de uma crise e antes da queda de pressão e perceber quais são comuns e quais são siferentes entre elas. Além disso, é possível usar técnicas para controle da ansiedade.