E verdade que tomando ecitalopram e Zolpidem não posso engravidar, senão o bebê nasce deformado? Ve

4 respostas
E verdade que tomando ecitalopram e Zolpidem não posso engravidar, senão o bebê nasce deformado? Verdade ou Mito
Se for verdade só posso engravidar quanto tempo depois que parar?
Realmente, não se recomenda engravidar usando medicações psicotrópicas. Não existem estudos cem por cento confiáveis em mulheres grávidas, com estas medicações, porém existem algumas suspeitas de que o zolpidem poderia levar a sintomas de abstinência no bebê, se a mãe o está usando no final da gravidez ou, ao contrário, flacidez e diminuição da atividade. Em relação ao escitalopram, é possível que aumente os riscos de malformações no coração, quando usado no primeiro trimestre e aumento da pressão sanguínea em mãe e feto e pode levar a intoxicação ou, ao contrário, abstinência, no bebê, se a mãe usar na segunda metade da gravidez. Conforme comentado acima, estes efeitos não estão totalmente comprovados, mas devem levar a cautela por parte do médico que prescreveu e, se possível, a mãe deve ficar sem estas medicações, se quiser engravidar ou durante a gravidez. Entretanto, como o escitalopram é usado para tratar transtornos muitas vezes graves, o médico deve pesar os riscos e os benefícios pois, por exemplo, uma mãe gravemente deprimida pode ter problemas disto decorrentes durante a gravidez ao após ter o bebê. Em alguns casos, há medicações mais seguras (mas nem sempre tão eficazes). Assim, não tente engravidar sem antes tirar estas dúvidas com seu psiquiatra e seu ginecologista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O Escitalopram é uma medicação considerada segura durante a gestação, precisamos sempre avaliar a intensidade e risco do transtorno mental apresentado.
O Zolpidem pode trazer riscos, já descritos principalmente no pós parto como citou o colega, não há estudos comprovando sua segurança durante a gestação.
Dr. Diogo Batista
Psiquiatra
Brasília
Bom dia !
Mito , no caso do escitalopram a medicação durante a gravidez pode ter sido associada a um aumento de patologias cardíacas , sendo que para a liberação de seu uso os benefícios tem de superar os riscos ( gestante com depressão grave e ideação suícida por exemplo ).
Entretanto há antidepressivos que foram melhor estudados durante a gestação, sendo normalmente indicado a troca. Já quanto ao zolpidem não há estudos suficientes para sua liberação durante a gravidez , devido ao risco de eventos obstétricos adversos ( parto prematuro, bebês com baixo peso ).
A eliminação completa do zolpidem leva de 11 a 16 horas e meia aproximadamente e o escitalopram por volta de 6 dias, porém em caso de desejo de gravidez, um médico especialista sempre deve ser consultado.
Em caos de mais dúvidas, ou necessitando de acompanhamento psiquiátrico, marque uma consulta !
Olá!
Essas medicações não tem estudos de segurança para o bebê. Temos outras medicações que são seguras para a gestação e amamentação. Em caso de gravidez, suspenda as medicações imediatamente e retorne em consulta para nova prescrição.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2399 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.