Em que consiste o transtorno de pica?

4 respostas
Em que consiste o transtorno de pica?
Pica envolve o consumo frequente de substâncias sem valor nutricional e q habitualmente não são consumidos pelo ser humano, como tijolo, gelo etc. Deve ser investigada causas orgânicas como anemia e deficiência vitamínica. Deve ser tratado sempre com acompanhamento médico!!

Pica, malácia ou alotriofagia é uma perversão alimentar que faz com que o paciente tenha vontade de comer substâncias que normalmente não são alimentos como terra, carvão, giz, pedra, tijolo, tecido, ou alimentos crus como batatas, mandioca crua.
Para que seja classificado como trantorno de pica é preciso que essa perversão alimentar tenha duração de pelo menos 30 dias.
O nome pica vem do latim e significa pega, um pássaro do hemisfério norte conhecido por comer quase tudo o que encontra pela frente.
Pode estar associado a gestação, algumas parasitoses como lombriga por exemplo, ou deficiência de vitaminas.
Medicamentos, vitaminas podem resolver este quadro, em outros casos podem ser necessário o acompanhamento psiquiátrico e psicológico.
Complementando a resposta do Dr. Douglas Motta, existem 4 critérios para a definição psiquiátrica desse transtorno: tempo superior a 30 dias; comportamento evolutivamente inapropriado (evidências de que o que é ingerido não corrige alterações nutricionais, entre outras); não fazer parte de um comportamento associado a uma determinada cultura; e se não estiver vinculado a outro transtorno mental.
Tanto o CID 10 quanto o DSM IV relacionam esse transtorno com deficit/retardo mental.

Informações técnicas à parte, esse é mais um exemplo risível do que o excesso de rigor terminológico pode "parir". E que tal o transtorno da percussão digital? Ou luto normal igual ou inferior a uma semana no DSM V?
É um transtorno alimentar sua característica essencial envolve consumo persistente de substâncias sem valor alimentícios, exemplo, areia cola lixo etc.
Tratamento deve ser feito com Médico, Nutricionista e Psicologo.